Juntando tecnologia e desempenho esportivo, Meta e Oakley anunciam parceria no mercado de óculos inteligentes
Por Redação
Foto iStock*/Pexels/COM & O
A Meta se uniu à Oakley para criar os Oakley Meta Glasses, óculos que juntam tecnologia e desempenho para esporte. Inspirado no Sphaera, o modelo traz uma câmera no centro da armação que permite capturar fotos e vídeos em primeira pessoa, com as mãos livres, durante corridas, ciclismo e outros exercícios. Diferente dos Ray-Ban Meta, que são para uso urbano, esses óculos não têm telas, comandos de voz ou notificações, e focam na performance, sem distrações. Com essa parceria, a Meta, liderada por Mark Zuckerberg, reforça seu reposicionamento na inteligência artificial, investindo em hardware que pode definir a próxima era da computação.
Os modelos da linha Oakley serão anunciados dia 20 de junho. A marca esportiva pertence ao conglomerado EssilorLuxottica, proprietária da Ray-Ban e parceira da Meta desde 2019. O primeiro modelo Ray-Ban Meta foi lançado em 2021, mas foi a versão de 2023 que caiu nas graças do público, muito em razão do assistente de voz Meta AI e dos diferentes recursos do dispositivo, como o envio de mensagens por WhatsApp e Messenger, gravação de vídeos e outros.
Desde o ano passado, foram vendidas mais de dois milhões de unidades dos óculos Ray-Ban Meta. A expectativa da companhia de Mark Zuckerberg é chegar a uma produção anual de dez milhões de unidades até 2026. Com a novidade compartilhada com a Oakley, a Meta busca consolidar sua posição no mercado de wearables e realidade aumentada, além de oferecer uma alternativa tecnológica para atletas que desejam performar, registrar e interagir com o ambiente de forma mais imersiva.
Possível parceria com a Prada
Segundo a CNBC, a Meta também está próxima de anunciar uma parceria com a Prada, outra marca de propriedade da EssilorLuxottica. As característica estruturais dos modelos da marca italiana, como hastes mais espessas, deverão ser aproveitadas para o comportamento de chips, baterias e microfones. A aliança marcaria a primeira tentativa da empresa de Zuckerberg de entrar no mercado da moda de luxo.
A CNB ainda informou que mais uma geração de óculos Meta está prevista para o fim de 2025, mais robusta e equipada com um pequeno display em uma das lentes. As parcerias e os novos lançamentos entre Meta e EssilorLuxottica são decorrência da extensão de contrato realizada em dezembro de 2024. O acordo, avaliado em US$ 5 bilhões pelo Wall Street Journal, inclui exclusividade do conglomerado estadunidense sobre o uso das marcas de luxo do conglomerado italiano em tecnologia de óculos inteligentes.