The President

turismo

Guia Michelin seleciona cinco hotéis para seu inédito prêmio de bem-estar

turismo

Guia Michelin seleciona cinco hotéis para seu inédito prêmio de bem-estar

O Prêmio Michelin Wellness vai premiar o melhor da hotelaria de bem-estar do planeta

Por Felipe Novis

Sinônimo de excelência gastronômica, o Guia Michelin tem ampliado seu alcance e entrado no mundo da hotelaria. Depois de indicar cinco estabelecimentos de luxo ao seu prêmio de arquitetura e design, incluindo um brasileiro, a renomada publicação francesa elencou outros cinco para disputarem o posto de melhor hotel de bem-estar do mundo.

Os hotéis foram selecionados por fazerem do bem-estar sua razão de ser, onde os turistas vão para ficar e se lançar em um estilo de vida altamente selecionado, informado por especialistas em uma variedade de áreas. Eles são verdadeiros refúgios para os hóspedes, que escapam da rotina diária e aprendem hábitos saudáveis que podem permanecer para sempre.

O Guia Michelin vai destacar um dos cinco hotéis no dia 8 de outubro, na primeira edição do Prêmio Michelin Wellness. Na mesma data, a publicação coroará os hotéis considerados os melhores do planeta com o Michelin Keys 2025.

Canyon Ranch — Arizona, EUA

O primeiro indicado ao Prêmio Michelin Wellness é o Canyon Ranch Tucson, localizado no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Inaugurado no final da década de 1970, ele é o primeiro resort inovador de uma marca que expandiu para a Califórnia e Massachusetts, sendo pioneiro no cenário de bem-estar ao lançar programas intensivos e utilizar um número impressionante de abordagens científicas e alternativas.

A experiência no Canyon Ranch é completamente personalizada: os hóspedes podem fazer tratamentos que variam de exames de corpo inteiro em cápsulas futuristas e computadorizadas, ou então se envolver em centenas de tratamentos e atividades, de acupuntura a ioga e caminhadas no deserto em vários níveis de dificuldade. As consultas têm como objetivo fornecer as ferramentas e a estrutura para continuar o progresso em casa.

Joali Being — Atol Raa, Maldivas

Instalado na ilha de Bodufushi no Atol Raa, o Joali Being é o primeiro resort das Maldivas totalmente focado em bem-estar. A ilha particular investe em alguns dos recursos mais criativos do mundo, o que faz deste hotel um dos mais exclusivos do sul da Ásia. As acomodações sobre a água e em terra com piscinas privativas, mordomos pessoais e vista para o mar são destaques, mas o que o diferencia de outro estabelecimento de luxo da região é a filosofia, desenvolvida em parceria com um professor de Oxford, voltada para a cura e o rejuvenescimento.

O que seria um destino de praia único na vida se torna um dos hotéis mais interessantes da Ásia, com sua localização insular repleta de centros dedicados a práticas restaurativas: um para hidroterapia, um para cura sonora e outro para herbologia. A vida marinha local também encontra restauração no Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas, onde hóspedes e a comunidade vêm aprender e contribuir para a saúde marinha.

Lily of the Valley — La Croix-Valmer, França

O Lily of the Valley é um resort estilo vila na Riviera Francesa projetado pelo renomado designer e arquiteto Philippe Starck, influenciado pelas vilas californianas e pelos Jardins Suspensos da Babilônia. Cardápios de baixa caloria são parte central da filosofia do espaço, mas não há nada que seja restritivo.

Um aspecto fundamental da filosofia de bem-estar, criada por nutricionistas, é que os hóspedes se sintam mimados e satisfeitos. Aqueles que optarem por romper com o programa podem sempre pedir os clássicos em um dos três restaurantes comandados pelo chef Vincent Maillard, treinado por Alain Ducasse e Guy Savoy.

Retreat at Blue Lagoon — Grindavík, Islândia

O Retreat at Blue Lagoon é uma maneira reservada de experimentar a atração de bem-estar mais famosa da Islândia: as águas minerais quentes da mundialmente famosa Lagoa Azul. A estadia no refúgio luxuoso de 60 suítes, a poucos minutos do famoso local, oferece aos hóspedes acesso privativo a uma lagoa própria, cujas águas são alimentadas pela mesma fonte. Em meio ao cenário vulcânico imaculado, o design vanguardista se integra à paisagem e incorpora as águas renomadas em algumas de suas melhores experiências.

No spa, as saunas a vapor e as câmaras subterrâneas são escavadas diretamente na terra — e alimentadas inteiramente por energia geotérmica renovável — com o tratamento exclusivo utilizando lama de sílica e pasta de algas provenientes da lagoa para hidratar e limpar. Já as massagens na água acontecem diretamente na lagoa.

Bürgenstock Resort — Bürgenstock, Suíça

O Bürgenstock Resort é atração pelo natural do ar da montanha e das vistas para o Lago Lucerna desde que saiu do papel, em 1873, mas tornou-se referência em bem-estar após reforma de uma década concluída em 2017. O hotel de luxo agora é sede de um dos maiores spas da Europa: o Alpine Spa.

Com cerca de dez mil metros quadrados, o Alpine Spa oferece aos hóspedes do Bürgenstock Resort cinco piscinas, banheira de água salgada flutuante, saunas a vapor, suítes de spa privativas e jornadas hidrotermais projetadas por especialistas entre diferentes elementos quentes e frios. Vistas panorâmicas do lago e da montanha, caminhadas na floresta, golfe e esportes no lago são outras atrações do local.