O inédito prêmio Local Gateway faz parte de uma série de novas categorias do Michelin Keys 2025
Por Felipe Novis
Fotos Reprodução
Depois de anunciar os prêmios de Bem-estar e Arquitetura e Design, o Guia Michelin revelou os hotéis indicados para outra categoria inédita do Michelin Keys 2025, previsto para o dia 8 de outubro. A renomada publicação francesa, que tem ampliado seu alcance e entrado no mundo da hotelaria, divulgou os cinco estabelecimentos escolhidos para o prêmio inaugural Local Gateway.
Os hotéis estão entre os mais exclusivos do mundo e foram selecionados pelos cenários em que estão inseridos, considerando tanto a paisagem quanto a cultura, além da maneira como cada uma se integra perfeitamente ao dia a dia do viajante. Os indicados também adicionam recursos que transformam e elevam os locais excepcionais.
Longitude 131 — Yulara, Austrália
O Longitude 131 é um retiro luxuoso localizado no Red Centre, região com definição imprecisa associada ao centro geográfico da Austrália. O “coração” do país possui uma deslumbrante paisagem desértica, conhecida por suas antigas e imponentes formações rochosas com grande significado para a cultura aborígene.
Com 16 pavilhões com tendas internas e externas, persianas com controle remoto, camas king-size, o Longitude 131 é um acampamento ecológico de luxo com design inteligente e vista para o monólito de arenito mais icônico da região: Uluru. O estabelecimento ainda conta com o Dune Pavilion, única acomodação no país com vista para Uluru e Kata Tjuta, famoso grupo de formações rochosas.
Além do luxo das tendas e das belas paisagens, os hóspedes também desfrutam de tratamentos de spa usando sais locais do deserto, ricos em nutrientes, e passeios de dia inteiro ao Ernabella Arts, o centro de arte indígena mais antigo da Austrália. Os visitantes ainda podem participar de excursões guiadas ao Campo de Luz, uma instalação de 50.000 flores de vidro brilhantes do escultor Bruce Muro que transforma o deserto em um caleidoscópio de cores.
Tierra Patagonia — Parque Nacional Torres del Paine, Chile
A partir de itinerários personalizados por guias especializados junto aos hóspedes, o Tierra Patagonia permite a admiração pela paisagem sem a exigência do nível de intensidade que a expressão “caminhadas pela Patagônia” normalmente evoca. O design do hotel cumpre a mesma função, já que o edifício longo e esquelético foi projetado com a intenção de remover as barreiras entre os visitantes e a famosa natureza selvagem do Parque Nacional Torres del Paine.
O vidro unidirecional que compõe uma longa extensão de janelas do chão ao teto é um bom exemplo da proposta do Tierra Patagonia, permitindo que os hóspedes observem a vida selvagem sem qualquer perturbação. Muitos optam por caminhadas mais tranquilas ou passeios em meio à vida selvagem antes de retornar ao lounge para saborear vinhos chilenos ou desfrutar de tratamentos de spa com vista para a Patagônia.
O hotel ainda conta com quartos aconchegantes e minimalistas com vistas espetaculares da paisagem; cruzeiros em geleiras e passeios a cavalo; piscina coberta aquecida e envidraçada, sauna e tratamentos no spa que incorporam ervas chilenas locais; e restaurantes de culinária tradicional e origem local.
Zannier Sonop — Deserto da Namíbia, Namíbia
Com tendas de luxo em estilo colonial vintage dos anos 1920 e objetos como telescópios e binóculos, o Zannier Sonop oferece uma experiência autêntica em meio à imersão no deserto mais antigo do mundo. A paisagem lunar é perfeitamente integrada ao acampamento, com suítes situadas no topo de gigantescas pedras de granito.
A reserva particular de mais de cinco mil hectares abriga leopardos, hienas, chacais e raposas do deserto. Os avistamentos de vida selvagem, no entanto, não são comuns, o que dá ainda mais destaque para a amplitude do local — explorada por meio de passeios guiados em bicicletas elétricas, passeios a cavalo nas montanhas ou safáris de balão de ar quente com vista aérea. O céu estrelado, por sua vez, pode ser melhor observado com telescópios.
Para completar a experiência, o Zannier Sonop possui um lounge de charutos e coquetéis no estilo de um antigo clube de cavalheiros, completo com mesa de bilhar e jogos de salão; menu completo de spa, incluindo tratamentos exclusivos inspirados nas tradições medicinais locais; piscina ao ar livre com vista para o deserto, aberta para mergulhos ao nascer do sol e à meia-noite; e refeições casuais e um extravagante jantar de gala com cinco pratos servidos todas as noites.
Post Ranch Inn — Big Sur, EUA
O Post Ranch Inn está localizado em uma das regiões naturais mais romantizadas e protegidas dos Estados Unidas, até por ser um lugar com poucos hotéis. O estabelecimento tem um design ecológico que convenceu a comunidade local de suas boas intenções, uma harmonia perfeita entre arquitetura e natureza do Big Sur.
Além do diferencial de ser um hotel de luxo em uma área conhecida por acampamentos ou pousadas rústicas, o Post Ranch Inn tem acomodações construídas diretamente nos penhascos acima do Oceano Pacífico, com telhados verdes que misturam gramíneas nativas e flores silvestres. Sem televisões e com uma política de somente adultos, o retiro cultiva privacidade e desconexão intencional, além da apreciação total das famosas vistas do oceano e do céu estrelado da Califórnia.
Outros destaques são duas piscinas de borda infinita com vista para o mar, oficinas de meditação, aulas de ioga, caminhadas guiadas na natureza, passeio por um jardim comestível com um jardineiro experiente para explorar plantações locais e um programa de falcoaria.
La Fiermontina Ocean — Larache, Marrocos
Localizado em um belo e subestimado canto do Marrocos, La Fiermontina Ocean está a quase seis horas de carro de Marrakech. O hotel tem uma grande interação cultural em um cenário litorâneo espetacular na costa atlântica noroeste do país, com a presença de belíssimas vilas oceânicas. O estabelecimento tem uma importante parceria com uma organização nacional sem fins lucrativos conhecida por seu trabalho com migrantes e refugiados.
La Fiermontina Ocean participa de uma série de ações nos bastidores para construir uma comunidade que também contribui para a experiência do hóspede. Muitos dos edifícios do resort estão situados na pequena cidade de Dchier, uma escolha proposital para facilitar a interação entre viajantes e locais.
Uma das experiências mais famosas é o café da manhã na casa de uma família local, momento que incentiva uma interação pessoal e uma contribuição financeira direta para a comunidade. As suítes e vilas com vista para o mar, jardins esculpidos na rocha, piscinas privativas, clube de praia e uma mistura de culinária italiana e marroquina no Ocean Restaurant são outros diferenciais.