The President

especial

Novo protagonista mundial

especial

Novo protagonista mundial

A indústria automobilística chinesa, dona do status de nova potência global, foca no mercado brasileiro com muitos lançamentos e a chegada de várias marcas

Por Marcio Ishikawa

Fotos Divulgação

A evolução e crescimento da indústria automobilística chinesa na última década é impressionante – para se dizer o mínimo. Em meio a um processo de transformação do segmento com a eletrificação, a China foi de figurante à protagonista global em um curto período. Reflexo disso se vê no Brasil, com o desembarque de vários novos players.

Até o final do ano, está prevista a chegada de marcas como GAC, Jaecoo, Leapmotor e Omoda. Fizemos um apanhado dos principais lançamentos dos últimos meses.

ZEEKR 001

A Zeekr é outra autotech chinesa cuja operação começou no final de 2024, quando lançou o 001. Modelo esportivo, misto de station wagon com coupé 100% elétrico, ele é um respiro de vida fora da onda de SUVs e picapes que domina o mercado.

A silhueta longilínea e caída do teto que se prolonga até o porta-malas se destacam no visual, enquanto o interior esbanja sofisticação, com comandos concentrados na tela de 15,4 polegadas. A aceleração de 0 a 100 acontece em 3,8 s e a autonomia é de 426 km (Inmetro).

zeekrlife.com

GWM TANK 300

A GWM lançou o Tank 300 em abril, destacando a combinação da capacidade off-road com muita sofisticação. Sua tecnologia híbrida combina motor 2.0 turbo com uma unidade elétrica, entregando 394 cv de potência e 750 Nm de torque. A bateria de 37,1 kWh garante autonomia elétrica de 106 km.

Por fora, o visual raiz é cheio de ângulos retos; na cabine, impera o requinte, com duas telas digitais, console central elevado, bancos com massageadores e sistema de cancelamento de ruído, entre outros mimos.

gwmmotors.com.br

CAOA CHERY TIGGO 7 PHEV

A versão híbrida plug-in foi a grande novidade da CAOA Chery no início do ano. O SUV, que recebeu leves retoques visuais, tem conjunto motriz formado pelo motor 1.5 turbo a gasolina e duas unidades elétricas (317 cv no total), associadas a um câmbio DHT (dedicado à tecnologia híbrida).

Ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 s e a autonomia do modo elétrico chega a 60 km, segundo o Inmetro. No interior, a principal estrela é a grande tela de 24,6 polegadas, que integra painel de instrumentos e central multimídia.

caoachery.com.br

JAC HUNTER

Único modelo não eletrificado desta lista, a Hunter é equipada com motor turbodiesel de 191 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral. O visual agressivo e robusto tem como destaque a grade pronunciada e os faróis de LED afilados, além da presença de estribos, rack e santantônio. Ela leva até 1400 kg, a maior capacidade de carga da categoria. 

No interior, destaque para o teto solar e o acabamento interno – que traz couro marrom no painel e nos bancos (que também são ventilados).

jacmotors.com.br

NETA X

O SUV 100% elétrico é a principal estrela da Neta Auto, que iniciou suas atividades no Brasil no fim do ano passado. Seu design minimalista traz traços limpos e mínimos adornos – sua grande aposta é na percepção de alta tecnologia. Na cabine, o padrão se repete, com raros os botões físicos – a maior parte dos comandos concentrados na grande tela central de 15,6 polegadas.

São três versões: enquanto o X 400 tem autonomia de até 258 km (dados do Inmetro), o X 500 e o X 500 Luxury tem alcance de até 317 km.

netaauto.com.br

GEELY EX5

A Geely anunciou que retomará suas atividades no Brasil a partir de julho, em parceria com a Renault. O primeiro modelo será o SUV médio EX5, 100% elétrico, equipado com motor de 217 cavalos e autonomia que chega, no ciclo WLTP europeu, a 430 km (ainda não há dados do Inmetro, mas a expectativa é de um resultado mais conservador).

 O modelo se destaca pelo amplo espaço interno, comparável a SUVs grandes, e o assistente de voz que, por meio do “Hi, Geely”, atende a mais de duas centenas de comandos.

geelybrasil.com.br

BYD SHARK

Primeira picape híbrida plug-in do Brasil, a Shark foi lançada no fim de 2024, trazendo motor 1.5 turbo que, combinado com uma unidade elétrica, entrega 437 cv de potência total, a maior do segmento. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 s e a bateria de 29,6 kWh garante autonomia elétrica que chega a 57 km sem queimar uma gota de combustível fóssil.

A cabine tem tela giratória de 12,8 polegadas – uma assinatura de marca da BYD – e head-up display, que projeta informações ao motorista no para-brisas.

byd.com.br