Nova coleção da designer Roberta Banqueri une a elegância do design italiano e a liberdade criativa brasileira
Por Redação
Foto Divulgação
Neste mês de outubro, Roberta Banqueri lança a coleção Italo-Tropical em uma exposição de 500m² no Anexo do Congressista, dentro do Memorial da América Latina, distribuída em dois andares. A coleção é o reencontro entre dois mundos que habitam a trajetória da designer: a precisão e elegância do design italiano e a liberdade criativa e sensorialidade brasileira.
Italo-Tropical explora madeira maciça, linho, couro natural, metais e pedra em acabamentos que vão do rústico ao aprimorado. A paleta cromática transita entre o branco e os tons vibrantes de azul, amarelo e roxo — um equilíbrio entre calma e intensidade. Já as formas curvas, generosas e fluídas foram feitas para abraçar o corpo e juntar a estética emocional com design que não se limita à função, mas se torna experiência.
A coleção é composta por cerca de 20 peças, entre sofás, poltronas, mesas, bancos, aparadores e buffets. Entre os destaques, estão: Mano, que simboliza o gesto de acolher e torna-se o ícone formal da mostra; Nonna, peça de presença firme e afetuosa, inspirada na ancestralidade feminina; Nave, um sofá-memória que homenageia as migrações familiares de Banqueri; Ruota, sofá modular com estofado teatral que evoca a moda italiana dos anos 1970; e Moda, poltrona com tecido franzido e espírito vintage.
Adatto, Fusão, Radici e Cruzeta, integrantes do sistema de móveis modulares e adaptáveis, ainda convidam o usuário a ser coautor do design, permitindo múltiplas configurações e significados. Em suas criações, Roberta explora a cultura e os materiais brasileiros que remetem memórias e gestos intuitivos de uso, aliando referências contemporâneas e aproximando o objeto da intimidade do cotidiano.
“Acredito em um design que não se esgota na função — mas que acolhe, emociona e atravessa gerações”, explica a designer.
Sobre Roberta Banqueri
Roberta Banqueri é hoje uma das principais representantes do design brasileiro. Com uma trajetória marcada por sensibilidade, estética, olhar autoral e domínio técnico, ela soma prêmios nacionais e internacionais, como o iF Design Award 2025, na categoria Produto / Mobiliário Residencial.
Formada em Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, com pós-graduação em Arquitetura Hoteleira, a ítalo-brasileira atuou por mais de 20 anos em projetos de arquitetura residencial, corporativa, comercial e hoteleira. Em 2019, decidiu realizar seu desejo de criar, com as próprias mãos, uma linguagem única em mobiliário, lançando sua primeira coleção.
Desde então, Roberta explora com liberdade a cultura brasileira, suas técnicas e materiais, cruzando referências com influências modernistas, minimalistas e italianas. Suas peças são, ao mesmo tempo, atemporais, sensoriais e originais. Entre 2021 e 2023, integrou a diretoria regional da ABD (Associação Brasileira de Designer de Interiores) em São Paulo.