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entrevista

CEO da S2 Bicycle Industries sobre como transformou paixão em excelência no mercado de bicicletas

entrevista

CEO da S2 Bicycle Industries sobre como transformou paixão em excelência no mercado de bicicletas

Pierre de Tarde Lamiot é o CEO da S2 Bicycle Industries, empresa que engloba as marcas SENSE Bike e SWIFT Bicycles

Por Amélia Whitaker

Pierre de Tarde Lamiot é o CEO da S2 Bicycle Industries, empresa que engloba as marcas SENSE Bike e SWIFT Bicycles. Com uma paixão pelo ciclismo desde a infância, Pierre tem se dedicado a transformar essa paixão em excelência e inovação no mercado de bicicletas. Sua trajetória profissional inclui experiência em gestão de equipes, desenvolvimento de produtos e manufatura, com negociações e parcerias significativas com fornecedores na Ásia e Europa. Antes de assumir a posição de CEO, Pierre foi gerente de produtos da S2, sendo responsável por inovações tecnológicas e pelo desenvolvimento de modelos de sucesso como Impact, Invictus e Exalt. ​

1. Você mencionou que sua paixão pelo ciclismo começou na infância. Como essa paixão influenciou sua trajetória profissional até se tornar CEO da S2 Bicycle Industries?

A paixão sempre foi o combustível para evoluir na minha trajetória profissional no mercado de bicicletas. Acredito que com paixão, somos capazes de entender o que um ciclista espera de uma bicicleta, superar os desafios e avançar sempre para frente. Trabalhar com algo que gosto e admiro é muito importante para mim, sempre fui trabalhador, curioso e junto a paixão, isso me fez evoluir muito!

2. Durante sua carreira, você conduziu negociações e parcerias com fornecedores na Ásia e Europa. Quais foram os principais desafios e aprendizados dessas experiências?

As negociações com a Asia e Europa são fundamentais para nosso negócio quando mais de 90% dos insumos das bicicletas são importados! Desde 2015 participei a desenvolver uma cadeia de suprimentos através a Asia e Europa e a maior aprendizagem é de saber cultivar as verdadeiras parcerias, pois são elas que são duradouras e agregam a nossa empresa. Fico sempre feliz quando vejo muitos dos nossos fornecedores se sentirem parte da nossa história, vai além do simples business. No entanto os desafios atuais são importantes e nos impactam muito visto que a logística internacional está caótica com a falta de contêiners, conflitos no mar vermelho e complexidade de travessia no canal do Panama aumentam os custos e tempos de trânsito, fora o tema dos aumentos do dólar/euro que tenham nos afetados muito. É um mercado no qual precisamos ser resilientes, com forte parcerias!

3. Como gerente de produtos da S2, você esteve à frente de inovações tecnológicas e do desenvolvimento de modelos de sucesso. Como você enxerga a importância da inovação no mercado de bicicletas?

Sempre incentivei a inovação no mercado de bicicletas porque é a única forma de ofertar ao consumidor produtos que vão proporcionar uma experiência de uso diferenciada. A inovação nas bicicletas elétricas por exemplo é essencial para agregar qualidade, desempenho e experiencia positiva de uso e neste caso fomos a primeira marca (entre as nacionais e importadas) e ofertar bikes elétricas com bateria de 820Wh, proporcionado a maior autonomia de uso no mercado! Uma marca verdadeira se constrói através da tecnologia, inovação e estética. Somos umas das raras indústrias e marcas no Brasil que desenvolve de forma autoral seus produtos e isto nos permite de ir além e buscar sempre o melhor. Nosso mercado é muito dinâmico e se não inovar, não será capaz de se sustentar ao longo prazo.

4. Desde que assumiu como CEO da S2 Bicycle Industries, quais têm sido suas principais prioridades e objetivos para a empresa?

Assumi o cargo em um momento desafiador do mercado, a nível global e isso mudou um pouco o nosso foco e estratégias. Umas das prioridades e de deixar as nossas marcas (e indústria) mais fortes, com equilíbrio racional e inteligente dos custos e despesas. No entanto, a nossa visão estratégica tem como objetivos de tornar as nossas marcas SENSE e SWIFT como referencias em termo de qualidade, inovação e experiência de uso no mercado, sendo líder em vários seguimentos importante como as bikes para garotadas, mountain bike elétricas e convencionais e bikes de estradas. Queremos provar de que o brasileiro pode ter orgulho de uma marca genuinamente nacional “made in Brasil”, com produtos iguais ou melhor do que marcas de outros países para servir o consumidor com uma experiência incrível de compra e uso. Buscamos a nos tornar uma “Embraer” da bicicleta, esse objetivo me motiva muito!

5. Como você vê o futuro do mercado de bicicletas e qual o papel da S2 nesse cenário?

A bicicleta tem um papel fundamental em nossa sociedade moderna e a pandemia provou isto. O ciclismo é o único esporte que pode se praticar ao longo da vida desde 1 ano de idade, em família e independente do orçamento. É uma ferramenta social poderosa, participando do nosso bem-estar físico e mental, por essa razão, vejo que o futuro deste mercado é promissor. Além da questão do wellness, a bike é hoje a única solução de mobilidade urbana sustentável e vemos uma maturidade muito forte na Europa, que um dia vai acontecer no Brasil. Essa tomada de consciência é fundamental e na S2 queremos contribuir nessa mudança positiva para a sociedade. Acredito que no Brasil, podemos chegar a 10% da população brasileira pedalando de forma consistente, isto seria uma grande evolução e a S2 participa disto, com a construção de pistas para as novas gerações, promoção de eventos para fomentar a prática e paixão por bike, lançamento de produtos inovadores e de alta qualidade para todos os tipos de uso e orçamentos. Somos responsáveis para cuidar deste ecossistema e confio que a bicicleta terá um enorme destaque no Brasil nos próximos anos, já que é um país onde podemos pedalar todos os meses do ano e onde o contágio por bike é forte!! Estamos muito animados com futuro!