
Em prol da segurança no trânsito
Como as novas tecnologias podem ajudar a melhorar o nosso trânsito
Como as novas tecnologias podem ajudar a melhorar o nosso trânsito
A saúde privada e pública no Brasil coexiste com um dilema histórico: como expandir o acesso, minimizar filas e, ao mesmo tempo, sustentar a viabilidade do sistema?
Brasil garante presença feminina nos conselhos das estatais
As relações entre empresa e colaborador precisam, antes de tudo, satisfazer às duas partes
O mercado imobiliário brasileiro vive um paradoxo curioso. Ao mesmo tempo em que o número de lançamentos segue em franca expansão, especialmente nas grandes cidades, a saturação de empreendimentos genéricos expõe um novo dilema: volume não significa valor
Tecnologia inteligente da Scenario Automation promete elevar padrão de conforto, reduzir custos e abrir mercado bilionário para hotéis de todos os portes no país
Vamos falar da história nada provisória do IOF, o transitório que se perpetuou
Redescoberto pela ciência, o músculo é essencial para corpo, cérebro e equilíbrio hormonal
Segmento de alto padrão paulistano vive um novo boom de vendas de casas — de rua e em condomínios
Os novos navios da Norwegian Cruise Line ampliam o conceito de um cruzeiro muito prazeroso
Com consumidores cada vez mais críticos, transparência e autenticidade se tornam os
principais ativos para quem quer se destacar no digital
Executivos da empresa recebem convidados, clientes e parceiros, na maior feira de negócios em aviação executiva na América Latina, de 05 a 07 de agosto, no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo
Mais do que nunca, estar na mídia é uma estratégia de crescimento para qualquer empresa, independentemente do tamanho
Empresários contam como encontram equilíbrio em meio às responsabilidades intensas do mundo corporativo
Mesmo com adoção crescente, empresas enfrentam entraves técnicos, operacionais e culturais para transformar pilotos em soluções reais de inteligência artificial
A venda é o que aparece no extrato, mas é a ponta do iceberg de uma cadeia de decisões e comportamentos que raramente são analisados com profundidade
Segundo o Digital News Report 2025, do Reuters Institute, 9% dos brasileiros já usam semanalmente agentes de IA para se informar
O ciclo vicioso do estresse, sono ruim, má alimentação e uso excessivo de medicamentos faz com que a enxaqueca se torne cada vez mais presente e difícil de controlar
Empresas com maior bem-estar emocional têm 21% mais lucratividade e 41% menos absenteísmo, segundo estudo da Gallup
Especialista em alta performance já impactou centenas de negócios com foco em mentalidade, vendas high ticket e autoridade
Como Meituan e Rappi mostram que focar no cliente é o caminho para prosperar
Com mais de 15 mil entrevistas em um ano, a SophIA, da StarMind, reduz o tempo de contratação em até cinco vezes e é a única que interage com o candidato, simulando um recrutador sênior
Visitar diversos países do Sudeste Asiático é mais fácil (e saboroso) a bordo de um confortável navio
Uma coisa é certa: os míopes em geopolítica ficarão para trás
Os australianos criam jovens mais independentes e resilientes do que nós. Aprendamos com eles
O recente anúncio de Mark Zuckerberg sobre os planos da Meta de utilizar inteligência artificial para gerenciar integralmente o processo de publicidade digital acendeu um debate polêmico em nosso setor
Nas empresas, criamos estruturas eficientes, metas ambiciosas, métricas de engajamento. Mas algo essencial se perdeu: a presença.
O país oriental continua crescendo, apesar do tarifaço norte-americano. A expectativa é de um acordo entre as duas superpotências
Empatia e a personalização proporcionadas por atendentes humanos são mais valorizadas do que o atendimento automatizado.
O atual cenário exigente do mercado de trabalho requer profissionais com um grande repertório de habilidades. Os sistemas que avaliam o desempenho das pessoas procuram habilidades além-técnicas, competências plurais que agregam valor à corporação.
Estudo da 88quatro8 revela como experiências que despertam emoção e memória se tornam vantagem competitiva para marcas
Estudo da 88quatro8 revela como experiências que despertam emoção e memória se tornam vantagem competitiva para marcas
Nos dois anos da morte de Rita Lee, veio a público uma carta escrita pela artista ao marido, Roberto de Carvalho, e aos filhos, Beto, João e Antônio
Os cruzeiros do navio Norwegian Viva visitam as Ilhas Gregas, a Turquia, o Chipre e o Egito
Especialista alerta para os riscos da abordagem tradicional e defende o reforço de atitudes positivas, como estratégia de liderança
Prepare-se para hackear o futuro com consciência, visão e inteligência
Prepare-se para hackear o futuro com consciência, visão e inteligência
Estamos entrando em uma era onde a colaboração entre humanos e inteligência artificial será o grande diferencial competitivo
Principal canal de comunicação corporativa, o LinkedIn se tornou um verdadeiro selo de credibilidade no mundo dos negócios
Usuários das redes sociais se renderam a ilustrações geradas por IA a partir de fotos pessoais, inspiradas no estilo do Studio Ghibli — estúdio de animação japonês fundado por Hayao Miyazaki
Tecnologia permite que o RH preveja tendências como saída de talentos, sugira ações personalizadas para desenvolvimento, além de prever reajustes orçamentários com base no comportamento de colaboradores
Brasil alcançou a 36ª posição no ranking dos países mais felizes do mundo, segundo o World Happiness Report 2025, mas o que a posição revela?
Se você já ouviu falar de agentes de inteligência artificial, prepare-se para descobrir como eles estão mudando o jogo nas empresas ao redor do mundo
O que transforma um ativo financeiro em um sucesso de mercado?
A transformação das indústrias criativas a partir de ferramentas criadas por Inteligência Artificial
O avanço das pesquisas genéticas e a possibilidade de personalização de tratamento
O cenário da iInteligência Artificial (IA) foi recentemente abalado com a chegada de um novo protagonista: o DeepSeek. Desenvolvido por uma startup chinesa, a ferramenta promete redefinir o que entendemos por IA generativa, desafiando gigantes do setor como OpenAI, Google e Microsoft. Mas o que torna o DeepSeek tão especial?
Comandar uma empresa hoje exige muito mais do que a busca incessante dos lucros
Um novo olhar para a gestão empresarial e o ambiente de trabalho
Como obter resultados em tempos complexos?
Em uma sociedade ainda marcada por desigualdades, mulheres líderes rompem barreiras, inovam e redefinem o que é sucesso nos negócios
Executivo em felicidade e bem-estar, Rodrigo de Aquino reflete sobre o impacto da chamada era da pós verdade no mercado de trabalho e economia
Ao contrário do que muitos imaginam, a saúde mental não é apenas a ausência de doenças psiquiátricas
Exagerou nas festas de fim de ano? Nutrólogo destaca dicas práticas para recuperar o equilíbrio do corpo e começar o ano com bem-estar
Crescemos ouvindo rádio, vimos a TV ficar colorida, usamos pager, navegamos na internet discada e estamos cercados de telas. Mas e o conteúdo?
Perambular pela África a bordo de dois navios é uma experiência única
Um guia inspirador para estimular as pessoas a conhecer a origem dos alimentos, valorizar cada elo da cadeia produtiva e apreciar a rica sociobiodiversidade brasileira
O transporte rodoviário brasileiro é uma das principais engrenagens do turismo doméstico, desempenhando um papel estratégico ao conectar o país de norte a sul
Por Graziele Rossato, fundadora e CEO da Viaflow Design & Tecnologia
Significado e desafios para a eficácia da lei de certificação de empresas promotoras de saúde mental ARTIGOS Significado e desafios para a eficácia da lei de certificação de empresas promotoras de saúde mental Por Juliana Carneiro Especialmente com a aceleração da tecnologia, hiperconectividade, pandemia e desafios econômicos dos últimos anos, a saúde mental ganhou novas e importantes ramificações. Um problema crescente, que expande-se rapidamente, afetando diretamente também a saúde financeira das empresas. Uma questão humana e econômica, que merece toda atenção, Cuidado, criação de estratégia de enfrentamento e… investimento das organizaçoes! O estresse crônico no ambiente de trabalho tem gerado e agravado uma infinidade de condições mentais, incluindo o esgotamento, ou burnout. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a queda de produtividade relacionada a transtornos depressivos e de ansiedade no trabalho, custam 1 trilhão de dólares à economia global. Enquanto isso, cada dólar investido em ações e programas de saúde mental no trabalho gera um retorno de 4 dólares em aumento de produtividade. Apesar de tema consideravelmente complexo e subjetivo, os resultados positivos, tanto para trabalhadores como para empresas, são reais e palpáveis. Com base nas evidências, países como o Reino Unido e Espanha já testam, com sucesso, a jornada 4×3. Enquanto uma grande rede de varejo chinesa recentemente implementou a ‘licença por infelicidade’, em que funcionários dispõem de 10 dias anuais, os quais não precisam de aprovação de superiores. Por que a responsabilidade das empresas pela saúde mental dos seus colaboradores, agora é lei? A responsabilidade pelo suporte à saúde mental nas empresas agora é obrigação no Brasil. A promulgação da lei 14.831 de março de 2024, reconhece que o bem-estar psicológico dos trabalhadores é tão importante quanto a saúde física, instituindo o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental. Por que investir? Os benefícios diretos para as empresas vão além de aumento e estabilidade da produtividade, alcance de metas e redução de afastamento. Segundo pesquisa da Deloitte, empresas que criam políticas de apoio psicológico e programas de bem-estar embasados e estruturados têm 2,6 vezes mais chances de atrair e reter talentos. Colaboradores satisfeitos são mais colaborativos, criativos e resilientes. Ambientes que valorizam a saúde mental permitem que as pessoas usem todo o seu potencial, sintam-se seguras e engajadas, elevando tanto a produtividade quanto a qualidade dos relacionamentos e o espírito de equipe. A felicidade no trabalho em números: 31% de aumento em produtividade; 37% de aumento em vendas; 300% mais inovação e criatividade; 125% menos Burnout; 66% menos afastamento por doença; 51% menos turnover: Funcionários mais felizes tendem a permanecer em seus trabalhos, reduzindo custos consideráveis de contratação e capacitação. Desafios estratégicos e financeiros O incentivo e proteção da lei são conquistas importantes. A lei brasileira aponta passos a serem tomados, mas seu desenvolvimento é responsabilidade da empresa, podendo definir seu sucesso ou fracasso. O investimento para retorno e benefícios já citados (entre muitos outros), tem custo e deve ser encarado como investimento de médio a longo prazo, para real eficácia. Não basta implementar ações isoladas, é preciso desenvolver um projeto integrado, desenhado especificamente para cada ambiente e com a consultoria de especialistas. Por onde começar? A Psicologia Positiva é um movimento científico que estuda os traços psicológicos positivos dos indivíduos e os caminhos para elevar o bem-estar na vida e no trabalho. Suas pesquisas apresentam estratégias práticas que tem sido inplementadas e indivíduos e organizações com resultados eficientes tanto na prevenção de saúde mental quanto na postencialização de felicidade. Pessoas felizes se relacionam melhor, são mais saudáveis, mais produtivas, tem mais sucesso e vivem mais. Juliana Carneiro é especialista em felicidade, bem-estar e Psicologia Positiva. Consultora de mercados para estratégias de potencialização da felicidade e prevenção de transtornos mentais. Facebook Linkedin Twitter Pinterest
O desenvolvimento do mindset empreendedor é um processo dinâmico e, aqueles que se dedicam a essa jornada podem descobrir um novo potencial dentro de si e, assim, alcançar o sucesso pessoal e profissional
Motivados pelo que a aviação faz ao estudar cada acidente, as empresas poderiam explorar suas “caixas pretas” para evitar erros recorrentes e prevenir fracassos
Longevidade empresarial é o tempo o que uma empresa consegue se manter ativa no mercado de forma reconhecível
Presidente do conselho da Board Academy, Eduardo Gomes destaca estratégias para atrair investidores de forma eficaz
A evolução do empreendedorismo por oportunidade – especialmente entre as mulheres; tendências, desafios e ações de incentivo
quiet luxury artigos QUIET LUXURY A evolução do luxo silencioso no lar contemporâneo brasileiro Por Arnaldo Danemberg Segundo a WGSN (World Global Style Network), uma das grandes tendências de consumo para 2024 e 2025 é o Quiet Luxury – ou low key luxury. No passado, esse movimento era predominantemente associado ao mercado de moda, onde a elegância se expressava de forma sutil e sem ostentação. Hoje, vejo esse conceito se expandindo para outros segmentos, pronto para encontrar um novo lar na casa contemporânea brasileira, onde o luxo se revela tanto no que é mostrado, quanto no que é sentido. Embora tenha um toque sutil de modernidade, o Quiet Luxury foi muito visto na França do século XIX. O conceito, que pode ser literalmente traduzido como “luxo silencioso”, se manifesta na arquitetura e decoração por meio de espaços sofisticados, atemporais, e com poucos, porém selecionados elementos. Esse estilo valoriza a boa manufatura, a primazia nos detalhes e construção de cada peça. Para mim, a essência do Quiet Luxury está na rejeição dos excessos em prol de um espaço refinado que promove o verdadeiro bem-estar. Em um mundo onde as pessoas se tornaram mais conscientes, é impossível separar uma coisa da outra. O luxo sem valores humanos e significado por trás, simplesmente não encontra mais espaço na sociedade atual, especialmente depois da pandemia, que reforçou a importância de viver e morar com propósito. O móvel campesino francês, de uma simplicidade e linearidade ímpares, são opções elegantíssimas para composições nesse formato. Ao estudar a história da França e percorrer suas ruas, monumentos e construções, não posso deixar de me fascinar com como a grandiosidade se transforma em um objeto de desejo. A riqueza cultural e estética do país se revela em cada detalhe, mas sempre preservando a sobriedade que define o Quiet Luxury. Ao meu ver, essa combinação de grandeza e discrição é o que proporciona um conforto visual único, capaz de transformar qualquer ambiente em um belo espaço. A expertise do antiquário nos permite apreciar séculos de história, refletidos em um acervo respeitável e digno de orgulho, mostrando que essa tendência, no entanto, vai muito além do cenário francês. No Brasil, muitos designers e arquitetos têm abraçado esse movimento, defendendo a forma e qualidade atemporais como verdadeiros sinônimos de luxo em um local. No cenário do Quiet Luxury no Brasil, tenho observado como o trabalho de restauração tem se destacado, trazendo nova vida a móveis que carregam essas características. A crescente demanda por investir em peças duradouras, que possam atravessar gerações, me parece uma escolha inteligente e consciente. Essa tendência está transformando a maneira como as pessoas se conectam com seus lares, valorizando o que é atemporal e expressando um estilo de vida que preza pela qualidade e história por trás de cada peça. Assim como países e pessoas evoluem, acredito que as casas e seus habitantes também estão sempre em constante adaptação. *Arnaldo Danemberg é fundador e CEO do antiquário Arnaldo Danemberg Collection Facebook Linkedin Twitter Pinterest
Como o surgimento de soluções como o ChatGPT, EdGPT e o Khanmigo permitem que os educadores criem planos de aula personalizados
Como a desconexão com resultados está sabotando o crescimento das empresas
Visitar o extremo sul do continente na comodidade de uma moderna embarcação de cruzeiro é uma viagem inesquecível
A dependência total da tecnologia faz com que percamos as habilidades que tínhamos nos tempos analógicos
A desmitificação da Ambidestria Organizacional e os caminhos para implementação nas empresas
Cirurgia plástica além da estética: Dr. Leandro Faustino, cirurgião plástico, membro titular da SBCP, é fundador do Instituto Neo
No primeiro semestre de 2024, o e-commerce B2B cresceu significativamente, com os EUA projetando vendas de US$ 2,04 trilhões e a América Latina alcançando US$ 200 bilhões até 2025
Susana Kakuta, empreendedora e sócia-fundadora da Startup Academy sobre os desafios de converter educação em PIB
Nicola Verdolin – Fundador do Garda Bike Hotel e da Andiamo Cycling
Eles se encontram norteados pela perspectiva de igualdade, liberdade e fraternidade
Para quem busca uma memorável experiência cultural, os cruzeiros marítimos pela Europa são a escolha perfeita
A inteligência artificial promete revolucionar o mercado, mas isso não significa que as coisas ficarão mais fáceis para as empresas
Esse é o primeiro tema do Future Hacker Horizons, o relatório anual que conecta pessoas e empresas a cenários e soluções para o futuro
A cortesia é fundamental para a vida em sociedade, mas anda escassa em muitos canais de atendimento
Amélia Whitaker traz a visão de empresários sobre a importância da prática esportiva
Amélia Whitaker traz a visão de empresários sobre a importância da prática esportiva
Chegou a hora de reformular a empresa na busca de um futuro sustentável para os negócios
Os cruzeiros marítimos oferecem aos viajantes experiências que ficam marcadas na memória
Quando o foco de todos em uma organização está no cliente,
é possível incentivar uma cultura de respeito mútuo e proximidade
“A pressa na tomada de decisões é inimiga do crescimento. No xadrez dos negócios, uma jogada vencedora demanda estratégia, e estratégia demanda tempo para pensar”
Como evitar o naufrágio nas marés desabrigadas e chamativas da corrupção empresarial
Se o Quiet Luxury, a nova forma pela qual os artigos de luxo são produzidos, numa estética minimalista, virou uma realidade no consumo, no mercado imobiliário não tem sido diferente
As empresas precisam analisar o quanto estão preparadas para subir na escala de relacionamento com o cliente
Os relógios andam lépidos demais, os ponteiros varrem anos em segundos. Mas dá para revisitar com leveza os melhores momentos da vida
Para a Panasonic do Brasil, o compromisso com o meio ambiente tornou-se um dever para as empresas em prol da sociedade e das novas gerações
O live commerce é uma tendência que vem revolucionando o varejo online, pois permite que os consumidores interajam com os vendedores, tirem dúvidas, vejam os produtos em detalhe e comprem na mesma tela.
Um olhar para o mercado de beleza sob a ótica profissional
Em 2016, o comércio interativo de produtos online surgiu na China e os clientes puderam conciliar os benefícios de comprar pela internet com a demonstração em tempo real dos produtos por um apresentador. Esse anfitrião digital ajudava a despertar a curiosidade pelo produto e esclarecia dúvidas.
Pode-se interpretar como uma reflexão meio filosófica, mas ao mesmo tempo pode ser algo bem pragmático sobre a decisão de onde investir sua energia, seu esforço e o tempo em sua carreira. Dirigir uma empresa envolve dedicação, e é fundamental escolher um local que esteja alinhado com seus valores, objetivos e desejos profissionais. Existem várias considerações ao fazer essa escolha, como salário, pacote, bônus e mercado. Entretanto, vou me ater a três fatores muito importantes e que, às vezes, são negligenciados:
O cliente está sempre certo. Eis uma frase muito antiga e muito comum. Será que ela ainda é verdadeira? Como consumidores, esperamos que as interações com as empresas sejam diferenciadas. Pergunto: será que estamos ficando acostumados a ser tratados por plataformas mal programadas, que nos deixam perdidos em “loopings infinitos”, respostas automáticas e serviços mal resolvidos?
Será a mente elástica? O pensamento, curvo? A lógica, esférica? A razão, aguda e a intuição, esotérica? Quanto de ideias cabe em uma mente?
Provavelmente, uma quantidade proporcional ao quanto você a estimular a crescer e evoluir. Depois de um dia de trabalho intelectual intenso, sentimos a cabeça pesada, pois fomos muito exigidos no exercício das funções.
Estamos passando por um momento épico, em que a ciência tem uma crescente presença e um impacto significativo na pauta dos noticiários em geral. Vários temas chegam como ondas arrebatadoras (o metaverso, a inteligência artificial e muitos outros). Entretanto, existe um conceito pouco falado e debatido: a fake science.
No século 2 d.C., o astrônomo grego Cláudio Ptolomeu concebeu o modelo geocêntrico para explicar que a Lua e o Sol se moviam em órbitas em torno da Terra e, portanto, o ser humano estava no centro do universo. Foram necessários 14 séculos para Nicolau Copérnico mostrar que a Terra se movia em torno do Sol – e não o contrário.
O meteoro caiu bem na nossa certeza antropocêntrica. Não se fala em outra coisa a não ser em Inteligência Artificial e sua capacidade de nos varrer do mapa – dinossauros que viramos, do dia pra noite.
Aconteceu justo agora que uma parte da humanidade estava aprendendo a lidar melhor com a internet das coisas, tagarelar com a Alexia, fazer um pix atrás do outro e achar que inovação é trocar de iPhone todo ano.