
Feedback mal aplicado pode sabotar equipes ao invés de fortalecê-las
Especialista alerta para os riscos da abordagem tradicional e defende o reforço de atitudes positivas, como estratégia de liderança
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Prepare-se para hackear o futuro com consciência, visão e inteligência
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Estamos entrando em uma era onde a colaboração entre humanos e inteligência artificial será o grande diferencial competitivo
Principal canal de comunicação corporativa, o LinkedIn se tornou um verdadeiro selo de credibilidade no mundo dos negócios
Usuários das redes sociais se renderam a ilustrações geradas por IA a partir de fotos pessoais, inspiradas no estilo do Studio Ghibli — estúdio de animação japonês fundado por Hayao Miyazaki
Tecnologia permite que o RH preveja tendências como saída de talentos, sugira ações personalizadas para desenvolvimento, além de prever reajustes orçamentários com base no comportamento de colaboradores
Brasil alcançou a 36ª posição no ranking dos países mais felizes do mundo, segundo o World Happiness Report 2025, mas o que a posição revela?
Se você já ouviu falar de agentes de inteligência artificial, prepare-se para descobrir como eles estão mudando o jogo nas empresas ao redor do mundo
O que transforma um ativo financeiro em um sucesso de mercado?
A transformação das indústrias criativas a partir de ferramentas criadas por Inteligência Artificial
O avanço das pesquisas genéticas e a possibilidade de personalização de tratamento
O cenário da iInteligência Artificial (IA) foi recentemente abalado com a chegada de um novo protagonista: o DeepSeek. Desenvolvido por uma startup chinesa, a ferramenta promete redefinir o que entendemos por IA generativa, desafiando gigantes do setor como OpenAI, Google e Microsoft. Mas o que torna o DeepSeek tão especial?
Comandar uma empresa hoje exige muito mais do que a busca incessante dos lucros
Um novo olhar para a gestão empresarial e o ambiente de trabalho
Como obter resultados em tempos complexos?
Em uma sociedade ainda marcada por desigualdades, mulheres líderes rompem barreiras, inovam e redefinem o que é sucesso nos negócios
Executivo em felicidade e bem-estar, Rodrigo de Aquino reflete sobre o impacto da chamada era da pós verdade no mercado de trabalho e economia
Ao contrário do que muitos imaginam, a saúde mental não é apenas a ausência de doenças psiquiátricas
Exagerou nas festas de fim de ano? Nutrólogo destaca dicas práticas para recuperar o equilíbrio do corpo e começar o ano com bem-estar
Crescemos ouvindo rádio, vimos a TV ficar colorida, usamos pager, navegamos na internet discada e estamos cercados de telas. Mas e o conteúdo?
Perambular pela África a bordo de dois navios é uma experiência única
Um guia inspirador para estimular as pessoas a conhecer a origem dos alimentos, valorizar cada elo da cadeia produtiva e apreciar a rica sociobiodiversidade brasileira
O transporte rodoviário brasileiro é uma das principais engrenagens do turismo doméstico, desempenhando um papel estratégico ao conectar o país de norte a sul
Por Graziele Rossato, fundadora e CEO da Viaflow Design & Tecnologia
Significado e desafios para a eficácia da lei de certificação de empresas promotoras de saúde mental ARTIGOS Significado e desafios para a eficácia da lei de certificação de empresas promotoras de saúde mental Por Juliana Carneiro Especialmente com a aceleração da tecnologia, hiperconectividade, pandemia e desafios econômicos dos últimos anos, a saúde mental ganhou novas e importantes ramificações. Um problema crescente, que expande-se rapidamente, afetando diretamente também a saúde financeira das empresas. Uma questão humana e econômica, que merece toda atenção, Cuidado, criação de estratégia de enfrentamento e… investimento das organizaçoes! O estresse crônico no ambiente de trabalho tem gerado e agravado uma infinidade de condições mentais, incluindo o esgotamento, ou burnout. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a queda de produtividade relacionada a transtornos depressivos e de ansiedade no trabalho, custam 1 trilhão de dólares à economia global. Enquanto isso, cada dólar investido em ações e programas de saúde mental no trabalho gera um retorno de 4 dólares em aumento de produtividade. Apesar de tema consideravelmente complexo e subjetivo, os resultados positivos, tanto para trabalhadores como para empresas, são reais e palpáveis. Com base nas evidências, países como o Reino Unido e Espanha já testam, com sucesso, a jornada 4×3. Enquanto uma grande rede de varejo chinesa recentemente implementou a ‘licença por infelicidade’, em que funcionários dispõem de 10 dias anuais, os quais não precisam de aprovação de superiores. Por que a responsabilidade das empresas pela saúde mental dos seus colaboradores, agora é lei? A responsabilidade pelo suporte à saúde mental nas empresas agora é obrigação no Brasil. A promulgação da lei 14.831 de março de 2024, reconhece que o bem-estar psicológico dos trabalhadores é tão importante quanto a saúde física, instituindo o Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental. Por que investir? Os benefícios diretos para as empresas vão além de aumento e estabilidade da produtividade, alcance de metas e redução de afastamento. Segundo pesquisa da Deloitte, empresas que criam políticas de apoio psicológico e programas de bem-estar embasados e estruturados têm 2,6 vezes mais chances de atrair e reter talentos. Colaboradores satisfeitos são mais colaborativos, criativos e resilientes. Ambientes que valorizam a saúde mental permitem que as pessoas usem todo o seu potencial, sintam-se seguras e engajadas, elevando tanto a produtividade quanto a qualidade dos relacionamentos e o espírito de equipe. A felicidade no trabalho em números: 31% de aumento em produtividade; 37% de aumento em vendas; 300% mais inovação e criatividade; 125% menos Burnout; 66% menos afastamento por doença; 51% menos turnover: Funcionários mais felizes tendem a permanecer em seus trabalhos, reduzindo custos consideráveis de contratação e capacitação. Desafios estratégicos e financeiros O incentivo e proteção da lei são conquistas importantes. A lei brasileira aponta passos a serem tomados, mas seu desenvolvimento é responsabilidade da empresa, podendo definir seu sucesso ou fracasso. O investimento para retorno e benefícios já citados (entre muitos outros), tem custo e deve ser encarado como investimento de médio a longo prazo, para real eficácia. Não basta implementar ações isoladas, é preciso desenvolver um projeto integrado, desenhado especificamente para cada ambiente e com a consultoria de especialistas. Por onde começar? A Psicologia Positiva é um movimento científico que estuda os traços psicológicos positivos dos indivíduos e os caminhos para elevar o bem-estar na vida e no trabalho. Suas pesquisas apresentam estratégias práticas que tem sido inplementadas e indivíduos e organizações com resultados eficientes tanto na prevenção de saúde mental quanto na postencialização de felicidade. Pessoas felizes se relacionam melhor, são mais saudáveis, mais produtivas, tem mais sucesso e vivem mais. Juliana Carneiro é especialista em felicidade, bem-estar e Psicologia Positiva. Consultora de mercados para estratégias de potencialização da felicidade e prevenção de transtornos mentais. Facebook Linkedin Twitter Pinterest
O desenvolvimento do mindset empreendedor é um processo dinâmico e, aqueles que se dedicam a essa jornada podem descobrir um novo potencial dentro de si e, assim, alcançar o sucesso pessoal e profissional
Motivados pelo que a aviação faz ao estudar cada acidente, as empresas poderiam explorar suas “caixas pretas” para evitar erros recorrentes e prevenir fracassos
Longevidade empresarial é o tempo o que uma empresa consegue se manter ativa no mercado de forma reconhecível
Presidente do conselho da Board Academy, Eduardo Gomes destaca estratégias para atrair investidores de forma eficaz
A evolução do empreendedorismo por oportunidade – especialmente entre as mulheres; tendências, desafios e ações de incentivo
quiet luxury artigos QUIET LUXURY A evolução do luxo silencioso no lar contemporâneo brasileiro Por Arnaldo Danemberg Segundo a WGSN (World Global Style Network), uma das grandes tendências de consumo para 2024 e 2025 é o Quiet Luxury – ou low key luxury. No passado, esse movimento era predominantemente associado ao mercado de moda, onde a elegância se expressava de forma sutil e sem ostentação. Hoje, vejo esse conceito se expandindo para outros segmentos, pronto para encontrar um novo lar na casa contemporânea brasileira, onde o luxo se revela tanto no que é mostrado, quanto no que é sentido. Embora tenha um toque sutil de modernidade, o Quiet Luxury foi muito visto na França do século XIX. O conceito, que pode ser literalmente traduzido como “luxo silencioso”, se manifesta na arquitetura e decoração por meio de espaços sofisticados, atemporais, e com poucos, porém selecionados elementos. Esse estilo valoriza a boa manufatura, a primazia nos detalhes e construção de cada peça. Para mim, a essência do Quiet Luxury está na rejeição dos excessos em prol de um espaço refinado que promove o verdadeiro bem-estar. Em um mundo onde as pessoas se tornaram mais conscientes, é impossível separar uma coisa da outra. O luxo sem valores humanos e significado por trás, simplesmente não encontra mais espaço na sociedade atual, especialmente depois da pandemia, que reforçou a importância de viver e morar com propósito. O móvel campesino francês, de uma simplicidade e linearidade ímpares, são opções elegantíssimas para composições nesse formato. Ao estudar a história da França e percorrer suas ruas, monumentos e construções, não posso deixar de me fascinar com como a grandiosidade se transforma em um objeto de desejo. A riqueza cultural e estética do país se revela em cada detalhe, mas sempre preservando a sobriedade que define o Quiet Luxury. Ao meu ver, essa combinação de grandeza e discrição é o que proporciona um conforto visual único, capaz de transformar qualquer ambiente em um belo espaço. A expertise do antiquário nos permite apreciar séculos de história, refletidos em um acervo respeitável e digno de orgulho, mostrando que essa tendência, no entanto, vai muito além do cenário francês. No Brasil, muitos designers e arquitetos têm abraçado esse movimento, defendendo a forma e qualidade atemporais como verdadeiros sinônimos de luxo em um local. No cenário do Quiet Luxury no Brasil, tenho observado como o trabalho de restauração tem se destacado, trazendo nova vida a móveis que carregam essas características. A crescente demanda por investir em peças duradouras, que possam atravessar gerações, me parece uma escolha inteligente e consciente. Essa tendência está transformando a maneira como as pessoas se conectam com seus lares, valorizando o que é atemporal e expressando um estilo de vida que preza pela qualidade e história por trás de cada peça. Assim como países e pessoas evoluem, acredito que as casas e seus habitantes também estão sempre em constante adaptação. *Arnaldo Danemberg é fundador e CEO do antiquário Arnaldo Danemberg Collection Facebook Linkedin Twitter Pinterest
O debate político deve ser livre, é claro. Mas até certo ponto
Como o surgimento de soluções como o ChatGPT, EdGPT e o Khanmigo permitem que os educadores criem planos de aula personalizados
Como a desconexão com resultados está sabotando o crescimento das empresas
Visitar o extremo sul do continente na comodidade de uma moderna embarcação de cruzeiro é uma viagem inesquecível
A dependência total da tecnologia faz com que percamos as habilidades que tínhamos nos tempos analógicos
A desmitificação da Ambidestria Organizacional e os caminhos para implementação nas empresas
Cirurgia plástica além da estética: Dr. Leandro Faustino, cirurgião plástico, membro titular da SBCP, é fundador do Instituto Neo
No primeiro semestre de 2024, o e-commerce B2B cresceu significativamente, com os EUA projetando vendas de US$ 2,04 trilhões e a América Latina alcançando US$ 200 bilhões até 2025
Susana Kakuta, empreendedora e sócia-fundadora da Startup Academy sobre os desafios de converter educação em PIB
Nicola Verdolin – Fundador do Garda Bike Hotel e da Andiamo Cycling
Eles se encontram norteados pela perspectiva de igualdade, liberdade e fraternidade
Para quem busca uma memorável experiência cultural, os cruzeiros marítimos pela Europa são a escolha perfeita
A inteligência artificial promete revolucionar o mercado, mas isso não significa que as coisas ficarão mais fáceis para as empresas
Esse é o primeiro tema do Future Hacker Horizons, o relatório anual que conecta pessoas e empresas a cenários e soluções para o futuro
A cortesia é fundamental para a vida em sociedade, mas anda escassa em muitos canais de atendimento
Amélia Whitaker traz a visão de empresários sobre a importância da prática esportiva
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Chegou a hora de reformular a empresa na busca de um futuro sustentável para os negócios
Os cruzeiros marítimos oferecem aos viajantes experiências que ficam marcadas na memória
Quando o foco de todos em uma organização está no cliente,
é possível incentivar uma cultura de respeito mútuo e proximidade
“A pressa na tomada de decisões é inimiga do crescimento. No xadrez dos negócios, uma jogada vencedora demanda estratégia, e estratégia demanda tempo para pensar”
Como evitar o naufrágio nas marés desabrigadas e chamativas da corrupção empresarial
Se o Quiet Luxury, a nova forma pela qual os artigos de luxo são produzidos, numa estética minimalista, virou uma realidade no consumo, no mercado imobiliário não tem sido diferente
As empresas precisam analisar o quanto estão preparadas para subir na escala de relacionamento com o cliente
Os relógios andam lépidos demais, os ponteiros varrem anos em segundos. Mas dá para revisitar com leveza os melhores momentos da vida
Para a Panasonic do Brasil, o compromisso com o meio ambiente tornou-se um dever para as empresas em prol da sociedade e das novas gerações
O live commerce é uma tendência que vem revolucionando o varejo online, pois permite que os consumidores interajam com os vendedores, tirem dúvidas, vejam os produtos em detalhe e comprem na mesma tela.
Um olhar para o mercado de beleza sob a ótica profissional
Em 2016, o comércio interativo de produtos online surgiu na China e os clientes puderam conciliar os benefícios de comprar pela internet com a demonstração em tempo real dos produtos por um apresentador. Esse anfitrião digital ajudava a despertar a curiosidade pelo produto e esclarecia dúvidas.
Pode-se interpretar como uma reflexão meio filosófica, mas ao mesmo tempo pode ser algo bem pragmático sobre a decisão de onde investir sua energia, seu esforço e o tempo em sua carreira. Dirigir uma empresa envolve dedicação, e é fundamental escolher um local que esteja alinhado com seus valores, objetivos e desejos profissionais. Existem várias considerações ao fazer essa escolha, como salário, pacote, bônus e mercado. Entretanto, vou me ater a três fatores muito importantes e que, às vezes, são negligenciados:
O cliente está sempre certo. Eis uma frase muito antiga e muito comum. Será que ela ainda é verdadeira? Como consumidores, esperamos que as interações com as empresas sejam diferenciadas. Pergunto: será que estamos ficando acostumados a ser tratados por plataformas mal programadas, que nos deixam perdidos em “loopings infinitos”, respostas automáticas e serviços mal resolvidos?
Será a mente elástica? O pensamento, curvo? A lógica, esférica? A razão, aguda e a intuição, esotérica? Quanto de ideias cabe em uma mente?
Provavelmente, uma quantidade proporcional ao quanto você a estimular a crescer e evoluir. Depois de um dia de trabalho intelectual intenso, sentimos a cabeça pesada, pois fomos muito exigidos no exercício das funções.
Estamos passando por um momento épico, em que a ciência tem uma crescente presença e um impacto significativo na pauta dos noticiários em geral. Vários temas chegam como ondas arrebatadoras (o metaverso, a inteligência artificial e muitos outros). Entretanto, existe um conceito pouco falado e debatido: a fake science.
No século 2 d.C., o astrônomo grego Cláudio Ptolomeu concebeu o modelo geocêntrico para explicar que a Lua e o Sol se moviam em órbitas em torno da Terra e, portanto, o ser humano estava no centro do universo. Foram necessários 14 séculos para Nicolau Copérnico mostrar que a Terra se movia em torno do Sol – e não o contrário.
O meteoro caiu bem na nossa certeza antropocêntrica. Não se fala em outra coisa a não ser em Inteligência Artificial e sua capacidade de nos varrer do mapa – dinossauros que viramos, do dia pra noite.
Aconteceu justo agora que uma parte da humanidade estava aprendendo a lidar melhor com a internet das coisas, tagarelar com a Alexia, fazer um pix atrás do outro e achar que inovação é trocar de iPhone todo ano.
A neurociência é uma evolução e tanto. Ela tem por objetivo conhecer os meandros do funcionamento do cérebro e, dessa forma, otimizar processos e amplificar o conhecimento profundo do comportamento humano. Agindo assim, vem revolucionando a medicina. Não só. Aplicada à indústria, também vem proporcionando resultados relevantes. Em especial, na indústria de alimentos.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 264 milhões de pessoas sofrem de depressão e ansiedade em todo o mundo, o que resulta em uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial todos os anos. Um levantamento da Harvard Business Review aponta que para cada R$ 1,00 investido em programas de saúde mental, estima-se que uma empresa deva obter um retorno financeiro de R$ 3,68. Leia detalhes sobre estes levantamentos e a correlação entre saúde mental e crescimento econômico no artigo do psiquiatra Arthur Guerra, cofundador da Caliandra – Saúde Mental. #saudemental #burnout #depressão #ansiedade #mercadodetrabalho #crescimento #crescimentoeconomico #faturamento #retornodeinvestimento #roi #psicologia #psiquiatria
Ainda no tema de veículos elétricos e mobilidade urbana, trazemos, hoje, o artigo de Thiago Freire, CEO da Boram Motors. No texto, Freire fala sobre a expansão exponencial da frota eletrificada no Brasil e a baixa disponibilidade de eletropostos públicos no País. O Brasil, que possui uma matriz elétrica renovável de 84%, tem potencial para uma mobilidade mais limpa. Leia, abaixo, na íntegra.
O aumento exorbitante dos preços dos carros de passeio no Brasil tem sido um tema recorrente, mas você já parou para pensar nos motivos por trás disso? De acordo com a revista Exame, de 2019 a 2023, o preço dos veículos aumentou em média 90%, enquanto a inflação ficou abaixo de 30%. Além da escassez de componentes eletrônicos, um fator que muitos não percebem é a legislação ambiental. Desde os anos 80, o Brasil tem adotado medidas restritivas às emissões de gases veiculares, trazendo benefícios como ar mais limpo e menor impacto climático. No entanto, a regulação tem um preço, e os catalisadores, feitos com minerais preciosos importados, estão cada vez mais caros. Infelizmente, não há indicativos de uma solução imediata para a redução dos preços. O consumidor terá que se adaptar à realidade atual. Leia detalhes sobre o tema clicando no link abaixo, lendo o artigo de autoria de Alysson Diógenes, engenheiro eletricista, doutor em Engenharia Mecânica (UFSC), e professor do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo #engenharia #IndústriaAutomotiva #PreçosDosCarros #RegulaçãoAmbiental #ImpactoClimático #Desafios #Consumidor
A #tecnologia tem transformado a vida de pessoas com deficiência visual. Com recursos avançados em dispositivos móveis, elas ganham independência e acessam informações de forma autônoma. Apps reconhecem objetos, rostos, cores e oferecem navegação por GPS. Os fones TWS, leves e sem fio, proporcionam imersão total no áudio, ampliando o controle dos dispositivos. Essas inovações facilitam a inclusão social e conscientizam a sociedade. Com 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, é nosso dever impulsionar soluções acessíveis para um mundo mais igualitário. Leia o artigo de Carlos Freitas, Diretor de Vendas e Marketing da Lity Brasil, a respeito da caminhada da tecnologia para que o mundo se torne cada vez mais acessível. #marketing #vendas #acessibilidade #deficiência #inclusão
O futuro chegou. Em seu último artigo para a Revista The President, André Chaves explora “Crossing the Chasm” e as técnicas para levar produtos inovadores aos mercados convencionais. Agora, enfrentamos um novo desafio: a Inteligência Artificial e seus limites éticos. Como lidar com dilemas nunca antes vistos? Clique no link abaixo e faça parte dessa jornada rumo a um futuro responsável e promissor. #FutureHacker #Futuro #Inovação #Tecnologia #CrossingTheChasm #IA #InteligênciaArtificial #DilemasÉticos #Marketing #AdoçãoDeInovação #Visionários #Pragmatistas #Sociedade #LimitesTecnológicos #Discussão #PreparaçãoParaOFuturo #ResponsabilidadeTecnológica #mercados
Uma pesquisa da McKinsey demonstra que mais de 90% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis. Este tema é uma prioridade para consumidores conscientes, o que impulsiona a demanda por embalagens e produtos mais sustentáveis. Do lado da indústria, é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento para oferecer alternativas de materiais renováveis e de baixo impacto ambiental. A Acer é uma destas empresas. Comprometida com um mundo mais sustentável, desenvolve equipamentos ecologicamente conscientes, como a linha Vero, feita com plástico reciclado pós-consumo. Além disso, a companhua busca a neutralidade de carbono até 2050, aderindo ao RE100 para o uso de energia renovável. Leia detalhes sobre o tema no artigo de Germano Couy, General Manager da Acer para a América Latina. #sustentabilidade #meioambiente #responsabilidadesocial #Acer #Vero #energia #desenvolvimento #empresas
Neste artigo autoral para a edição impressa da Revista The President, Andreia Mariano fala sobre sua experiência recente em Londres, onde um restaurante mostrou como o cliente pode ficar satisfeito mesmo na espera. Leia o conteúdo na íntegra clicando no link abaixo!
Os aplicativos de mobilidade urbana têm contado com uma demanda crescente por parte dos usuários e motoristas. No entanto, algumas empresas têm notado uma debandada por parte dos prestadores de serviço, por conta das altas taxas cobradas pelos serviços prestados. Por outro lado, passageiros tendem a optar pelas aplicações com maior agilidade e preço justo. Com isso, é importante fornecer um serviço que beneficie tantos os passageiros como motoristas. Thiago Hidalgo Fernandes Pimentel, CEO do Consórcio 3C e um dos criadores do mobizapSP, aplicativo de transporte individual de passageiros da Prefeitura de São Paulo, escreve, em seu artigo para o LinkedIn da Revista The President sobre essas questões. Leia clicando no link abaixo. #mobilidade #mobilidadeurbana #uber #transporte #transporteporaplicativo #tecnologia #reconhecimento #flexibilidade
Em vigor no Brasil desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados ainda é um desafio para ser compreendida e aplicada. Sua Seção II, conjunto mais relevante de orientações legais, aborda regras de boas práticas e de governança. Max Rabello Madsen, consultor sênior, sócio proprietário e especialista master em Gestão de Dados na MD2 Consultoria, fala, em seu artigo autoral para a Revista The President, sobre a adoção de uma cultura de privacidade no Brasil. Leia no link abaixo. #lgpd #protecaodedados #consultoria #privacidade #negócios #tecnologia