É assim no ousado Barkatu, novo restaurante do Itaim-Bibi, em São Paulo
Por Ney Ayres
O Barkatu, novo hotspot gastronômico de São Paulo, propõe uma experiência que não pede desculpas pela ousadia de sua união. Ele junta a alma vibrante dos botecos bascos e a delicadeza dos sabores dos izakayas japoneses.
Sob a batuta do experiente chef Julian Rigo, que já brilhou no mesmo endereço do bairro do Itaim-Bibi com o extinto Bodega La Barra, o Barkatu apresenta um menu autoral que surpreende pela criatividade e pela execução impecável.
No menu de entradas para compartilhar, destacam-se o delicioso Pintxo de Atum com Gohan Frito e a Berinjela Grelhada no Missô, acompanhada de mostarda clássica L’Ancienne. Há também o apetitoso Kokoda de Atum, que lembra um ceviche: os cubos de atum cru vêm banhados em um delicioso molho elaborado com limão cravo, vinho Chardonnay, leite de coco, manga verde e pistaches, finalizados com flor de sal e ovas.
Outra sugestão é a Língua de Boi, cozida a vácuo em baixa temperatura por seis horas e servida com molho de ostras. Não deixe de provar a Carne Crua (um tipo de steak tartare com gema de ovo), que acompanha pasta de pimenta coreana Gochujang. Outra dica é o Tempurá de Picles com Avocado e Cogumelos Eryngui.
Como prato principal, destaque para a Bochecha Bovina com purê de batata e ovo frito ao molho de pato. Para finalizar, a casa oferece a Torta Basca com Matcha como sobremesa.
A carta de bebidas inclui saquês como o Hokushika Kimoto Junmai e drinques autorais, incluindo o potente Dry Martini, que surpreende ao trazer bottarga no lugar da azeitona. Vale também mencionar o Shissô Boulevardier (bourbon, Amaro, vermute e folha de shissô); o Bottarga Martini (gim, vermute, saquê e bottarga); e o Cambuzu (licor japonês yozoshu com frutas cítricas yuzu e fermentado de cambuc). Em tempo: há, ainda, cervejas artesanais com toques orientais.
BARKATU
Rua Carla, 77 – Itaim-Bibi, São Paulo-SP
@B.A.R.K.A.T.U