The President

Gourmet

Vinhos de primeiríssima

gourmet

Vinhos de primeiríssima

Selecionamos rótulos produzidos na Espanha, Chile, França, Argentina, Uruguai, além de uma ótima vinícola brasileira

Por Ney Ayres

Mas La Plana 2019

A importadora Beckmann recepcionou com um almoço, em São Paulo, Brenda Sanchez. Ela é embaixadora da Familia Torres, uma das mais prestigiadas e históricas vinícolas da Espanha, com raízes que remontam ao século 17. Brenda comandou uma degustação de rótulos da companhia, sediada em Pénedes, na Catalunha.

O destaque foi o Mas La Plana 2019, um tinto elaborado principalmente com Cabernet Sauvignon, mostrando a elegância e o potencial desta casta em solo catalão. Envelhecido por 18 meses em barricas de carvalho francês, a safra de 2019 é caracterizada por sua intensidade aromática. Tem notas de frutas negras maduras, como cassis e amora, com toques de especiarias, incluindo pimenta preta e cravo, e nuances sutis de cedro e tabaco. No paladar apresenta uma estrutura tânica firme e elegante, acidez equilibrada e um corpo pleno, com um final longo e saboroso. Vinho com grande potencial de guarda.

@berckmann

Raíces del Maule

A TerraNoble é uma conceituada vinícola chilena, fundada em 1993 e com vinhas em regiões como Maule, Colchagua e Casablanca. Seus rótulos são trazidos pela importadora Decanter, que recepcionou em São Paulo, recentemente, Marcelo García, enólogo-chefe da empresa do Chile. Ele trouxe ao Brasil o Raíces del Maule, um blend de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Carmenère, Carignan e Merlot. A bebida passa por 16 meses de barricas, foudres e ânforas. Disso resulta uma impressionante complexidade aromática de frutas vermelhas maduras, floral, tostado e especiarias, além de notas terrosas e de ervas. Vinho com excelente acidez, taninos redondos frutados e final longo.

@decantervinhos

Louis Roederer o Collection 244

A Épice está trazendo ao Brasil champanhes da vinícola francesa Maison de Champagne Louis Roederer. O lançamento mais recente da importadora é o Collection 244, que dá continuidade ao estilo consistente da casa, que produz vinhos desde 1775. A escolha do número “244” representa a 244ª colheita da Maison Louis Roederer.

O Collection 244 tem como base a expressiva safra de 2019 (41%), complementada por vinhos de reserva de safras anteriores (33%), armazenados em diferentes recipientes. Uma parcela vem de vinhos de reserva perpétua (26%), um sistema de blending contínuo que adiciona a complexidade e profundidade ao espumante.

A composição é Chardonnay (40%), Pinot Noir (36%) e Meunier (24%). A vinificação cuidadosa e o longo período de amadurecimento nas caves da Maison por quatro anos resultam em um champagne elegante, equilibrado e com grande potencial de evolução.

@epicevinhos

El Enemigo As Bravas 2016

A Mistral importadora trouxe a São Paulo uma das maiores celebridades do mundo vinho: Alejandro Vigil, diretor de enologia da prestigiada Catena Zapata e sócio das bodegas El Enemigo. Ambas argentinas. Entre outros rótulos, ele apresentou o El Enemigo As Bravas 2016. É produzido na região de Gualtallary, com uvas cultivadas na altitude. Sua composição: 95% Malbec e 5% Semillon.  O tinto passa por envelhecimento de 64 meses em foudres antigos de carvalho, e outros 12 meses em garrafa, antes de ser vendido.

No olfato, revela um bouquet sedutor de frutas vermelhas e especiarias delicadas. No paladar, é envolvente, com sabores ricos de trufas negras e um toque adocicado de frutas em compota. Sua acidez equilibrada proporciona frescor e vivacidade, culminando em um final persistente e elegante. Recebeu 99 pontos de Robert Parker e 97 pontos de James Suckilig. Sem dúvida, um excelente vinho.

@mistralvinhos

Criado en Roble Blend da Viña Montes Toscanini

A importadora da Casa Flora completou em maio 55 anos. Para comemorar, ofereceu um almoço com as novidades da vinícola uruguaia Viña Montes Toscanini, fundada em 1979 e desde 1995 focada na produção de vinhos finos.

Na ocasião, apresentou o vinho Criado en Roble Blend da Viña Montes Toscanini, um tinto da região de Canelones. “Criado en Roble” indica que passou por um período de amadurecimento em barricas de carvalho. Foram 15 meses. Este processo confere maior complexidade, estruturado com notas de especiarias, tostado e baunilha. A composição: 45% de Tannat, 40% de Syrah e 15% de Merlot.

@casaflora

Vinícola Torcello

A história da marca Torcello começa com a chegada do primeiro imigrante italiano da família Valduga ao Brasil, Marco Valduga, em 1875. Junto com outros imigrantes, ele ajudou a construir o que hoje conhecemos como Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

 A Vinícola Torcello foi fundada em 2000 pelo vinhateiro Rogério Carlos Valduga, quarta geração da família. Com produção anual de 30 mil garrafas, a vinícola aposta em uma elaboração artesanal e controlada, com garrafas numeradas e vinhos produzidos exclusivamente a partir de colheitas selecionadas.

 Entre os destaques, está o rótulo Perfetto Ancellotta, elaborado com essa uva pouco comum no Brasil e envelhecido por 18 meses em barricas de carvalho americano de primeiro uso. A produção é limitada a apenas 3.450 garrafas.

@vinicola_torcello