Com foco na preservação do legado artístico brasileiro, a grife romana será patrocinadora da instituição pelos próximos três anos
Por Redação
Guiada pelo compromisso com a criatividade e as artes, a Bvlgari há tempos promove parcerias relevantes baseadas em uma filosofia de retribuição. Prova disto é a mais nova colaboração com a Pinacoteca de São Paulo, uma das principais instituições de arte do Brasil e da América Latina, com um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira do século XIX até hoje. O objetivo é claro: preservar o patrimônio artístico e cultural do país e ampliar o acesso ao diálogo entre a cultura local e o público global.
Em linha com as ações que realiza internacionalmente, a Bvlgari vai destinar recursos ao Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca, que reúne o Laboratório de Conservação e Restauro e as Reservas Técnicas. Com a ampliação das atividades em conservação preventiva e curativa, o núcleo se tornou referência para museus em todo o Brasil.
Iniciativas no Brasil
Gabriel Massan, 2023
Primeira colaboração criativa exclusiva da Bvlgari com um artista brasileiro. Gabriel Massan celebrou os 75 anos da coleção Serpenti com obras, instalações e experiências imersivas.
Fundação Bienal de São Paulo, 2023
Parceria para o Em Obras, primeiro podcast oficial da Bienal, voltado à difusão da arte contemporânea.
Obras comissionadas, 2024
A marca convidou Gabriella Garcia e Leandro Vigas para criar trabalhos que conectam herança e inovação. A escultura de Gabriella, feita com mármore da primeira boutique da Bvlgari no Brasil, está no JK Iguatemi. Leandro criou uma obra interativa para o projeto global Bvlgari Studio.
Pinacoteca de São Paulo, 2025
Primeira parceria de longo prazo com uma instituição brasileira, reforçando o apoio da Bvlgari à arte local. A marca não divulga valores de investimento.
“Na Bvlgari, sempre acreditamos que a arte é a alma da nossa Maison. Valorizamos profundamente a influência transformadora que artistas e artesãos têm — não apenas no mundo das joias, mas também na formação da narrativa cultural da nossa marca.” comenta Jean-Christophe Babin, CEO da Bvlgari.
Workshop de restauro
Como primeira ação, a Pinacoteca realiza, nos dias 13 e 14 de agosto, a oficina de PVA Borax Gel no Laboratório de Conservação e Restauração da Pina Luz. A oficina será conduzida por Andrea Del Bianco e Augusto Giuffredi, que apresentam diferentes agentes gelificantes e suas aplicações em obras de arte. A programação inclui estudos de caso, técnicas de preparo e uso do gel de PVA Borax em superfícies sensíveis, como gesso e mármore. São 22 vagas gratuitas para profissionais da área. As inscrições estão abertas no site da Pinacoteca.