O virtual Chef Aiman vai comandar o Woohoo, restaurante que será inaugurado em setembro em Dubai
Por Redação
O Woohoo, um restaurante que usa inteligência artificial (IA) para criar o cardápio e comandar o serviço, será inaugurado em setembro em Dubai, nos Emirados Árabes. Com exceção da comida, que por enquanto continuará sendo preparada por humanos, todo o estabelecimento será projetado por um modelo culinário de grande linguagem treinado para atuar como chef de cozinha, maître e designer de ambiente ao mesmo tempo, chamado Chef Aiman.
A proposta do restaurante, que usa o slogan “jantando no futuro”, é usar dados, ciência dos alimentos e algoritmos para entregar uma experiência gastronômica diferente e exclusiva aos clientes. O Woohoo estará localizado no centro de Dubai, a poucos passos do Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo.
Como funciona o Chef Aiman?
Segundo Ahmet Oytun Cakir, um dos fundadores do Woohoo, o Chef Aiman é treinado com base em décadas de pesquisa em ciência de alimentos, dados de composição molecular e mais de mil receitas de tradições culinárias de todo o mundo. A IA analisa ingredientes com base no sabor, textura, acidez e na sazonalidade para criar as combinações. Embora o sistema não prove a comida, ele funciona como um cérebro criativo e sugere pratos a partir da lógica e da ciência.
A tarefa de executar e provar os pratos ficará a cargo da equipe do renomado chef Reif Othman, de Dubai. Os cozinheiros ainda ajustam os sabores antes que a comida chegue à mesa, o que acaba servindo de orientação para as futuras receitas de Aiman.
Os criadores do Chef Aiman afirmam que a novidade vai complementar a criatividade humana na cozinha, já que foi projetado para desenvolver receitas que reutilizem ingredientes geralmente descartados pelos restaurantes. O objetivo a longo prazo é que o modelo seja replicado em estabelecimentos ao redor do mundo para reduzir o desperdício e aumentar a sustentabilidade.
Além do cardápio, a carta de bebidas também será criada pelo sistema, assim como a ambientação e o estilo de atendimento. A IA é responsável por adaptar os detalhes do estabelecimento ao conceito de inovação do restaurante.