Marcelo Marani destaca como cardápios sazonais, ações para crianças e parcerias com hotéis ajudam restaurantes durante as férias de julho
Por Redação
Foto Divulgação
Com as férias escolares e o crescimento do turismo doméstico, o mês de julho representa uma das principais janelas de oportunidade para bares e restaurantes aumentarem seu faturamento no Brasil. É o que diz Marcelo Marani, professor, empresário e fundador da Donos de Restaurantes, considerada a maior escola de capacitação para donos de restaurantes da América Latina.
“Julho é um mês em que muitos negócios desaceleram, mas o restaurante que entende a dinâmica das férias e se antecipa nas ações pode alcançar picos de venda comparáveis aos das datas comemorativas”, explica Marani.
De acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o turismo interno movimentou cerca de R$ 60 bilhões em 2023, com projeção de crescimento de 8% para este ano. Já a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) aponta que estabelecimentos que investem em ações específicas para o período das férias escolares registram até 30% de aumento no faturamento, especialmente em cidades turísticas e capitais.
Diferentes estratégias
Autor do livro “Transforme seu Restaurante em um Negócio Milionário”, Marcelo Marani destaca a criação de cardápios sazonais com foco em famílias, ativações infantis, parcerias com hotéis e atrações turísticas da região como as estratégias mais eficazes para o mês de julho, além de promoções voltadas ao cliente que está com o orçamento mais enxuto.
“O turista não quer só comer: ele busca experiências. Oferecer kits kids, menus degustação ou até descontos em conjunto com hotéis e passeios da cidade são formas de gerar fluxo e recorrência. Quem viaja com criança não quer dor de cabeça. Se o restaurante entrega conforto, rapidez e acolhimento, ele se torna parte do roteiro fixo da viagem”, afirma.
Para os restaurantes localizados em regiões que recebem mais visitantes nesta época, como litoral, interior com vocação ecológica e centros urbanos com atrativos culturais, Marani recomenda ainda intensificar a presença digital e a comunicação com turistas antes mesmo da chegada à cidade.
“É possível usar as redes sociais, Google Maps e aplicativos de turismo para oferecer descontos, reservas antecipadas e informações em tempo real. O turista decide onde vai comer com base em praticidade e recomendações”, explica Marani.
Por fim, o empresário destaca as iniciativas promocionais, como descontos progressivos, ações de fidelização e eventos temáticos.
“Não é só sobre vender mais, é sobre fazer o cliente voltar. O faturamento das férias pode ser um gatilho para a construção de um novo público fiel. Julho não precisa ser um mês de sobrevivência. Com planejamento, criatividade e foco no cliente, ele pode ser o melhor mês do ano para o restaurante”, concluiu.