Por Felipe Novis
A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (30); confira quatro restaurantes para conhecer durante o evento
A 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta quarta-feira (30). Considerada a principal festa internacional de literatura do Brasil, a Flip acontece anualmente no histórico município localizado no sul do Rio de Janeiro. O evento reúne autores, leitores, editores e intelectuais de diferentes partes do mundo.
A festa nasceu em 2003 graças à iniciativa da editora inglesa Liz Calder. Inspirada por festivais literários internacionais, ela decidiu criar um espaço dedicado ao livro e à leitura no Brasil. Paraty, com suas ruas de pedra, cenário colonial e atmosfera artística, foi a cidade escolhida como sede.
Desde sua criação, conquistou reconhecimento e se transformou em referência para discussões culturais e literárias no país, além de reunir milhares de visitantes anualmente. Um dos diferenciais do evento é a escolha de um autor ou autora homenageado(a) a cada edição. Em 2025, a obra de Paulo Leminski foi a escolhida para ganhar destaque na programação e servir de inspiração para debates e reflexões sobre literatura e sociedade.
Restaurantes
Durante a 23ª Festa Literária Internacional de Paraty, que termina no domingo (3), os visitantes também poderão desfrutar da alta gastronomia da cidade fluminense. A The President separou quatro opções de restaurantes para conhecer e se deliciar enquanto acontece o evento.
Fugu Japanese Food
Comandado pelo sushiman Eduardo Diniz, o Fugu Japanese Food ganhou destaque no The New York Times por sua cozinha que respeita as técnicas clássicas do Japão com uma alma caiçara. O resultado são pratos surpreendentes, como o sushi vegano Sweet Milho, o teishoku em caixa de madeira com toque tropical e uma curadoria de saquês e uísques japoneses impecável.
O restaurante está localizado no coração do Centro Histórico de Paraty. Além do ambiente acolhedor, atendimento cuidadoso e pratos de sabor marcante, o Fugu é o primeiro balcão de peixe fresco da cidade, onde o preparo dos cortes acontece diante do cliente, com foco na qualidade, no frescor e na apresentação artesanal.
Restaurante Gastromar
O Restaurante Gastromar, comandado pela chef Gisela Schmitt, utiliza ingredientes locais, orgânicos e sazonais. Os frutos do mar são provenientes da Baía de Paraty e entregues diariamente, mantendo assim todo o seu frescor.
Utilizando técnicas modernas como sous-vide e desidratação, mas mantendo a alma de receitas confortáveis e simples no cardápio, a chef Gisela Schmitt valoriza os ingredientes locais e o aprendizado de sua equipe, incentivando-os a serem responsáveis pelo manuseio, elaboração e apresentação do cardápio. O ambiente é acolhedor e elegante, proporcionando uma vista maravilhosa da Baía de Paraty.
Refúgio Restaurante Paraty
O nome já diz qual é a proposta do restaurante. O Refúgio é ideal para degustar a culinária caiçara e provar drinques em frente ao cais de Paraty. Com mesas ao ar livre, os clientes podem aproveitar o entardecer ou curtir jantares agradáveis em meio à abundância de peixes e frutos do mar, junto de toques mediterrâneos.
Entre os destaques do Refúgio estão os diferentes tipos de camarões e moquecas, o ravioli de banana e as manjubinhas. O extenso cardápio também conta com carnes brancas e vermelhas, além de opções vegetarianas. O estabelecimento está situado na Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Paraty.
Bar Atlântico
O Bar Atlântico fica logo ao lado das mesas principais da Flip, no jardim da antiga casa do navegador Amir Klink. Recém-inaugurado, o estabelecimento conta com sabores nativos, café fresco e produtos do empório no café da manhã; gastronomia local com curadoria de ingredientes frescos e orgânicos no almoço e jantar; e drinques inspirados no mar.
A carta de drinques, inclusive, é o grande destaque. Ela foi criada por Thiago Bañares e Caio Carvalhaes, nomes por trás do paulistano Tan Tan, eleito um dos 50 melhores bares do mundo pelo 50 Best. A dupla criou sete receitas autorais com frutas, ervas e especiarias brasileiras.