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Estes são os aeroportos mais bonitos do mundo em 2025, segundo o Prix Versailles

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Estes são os aeroportos mais bonitos do mundo em 2025, segundo o Prix Versailles

Destacando terminais que incorporaram beleza, sustentabilidade e bom fluxo de passageiros, o Prix Versailles divulgou sua lista de 2025 dos aeroportos mais bonitos do planeta

O Prix Versailles, prêmio anual internacional de design, divulgou no fim de junho sua lista dos aeroportos mais bonitos do mundo em 2025. Foram selecionados seis aeroportos, com destaque para terminais que incorporaram beleza, sustentabilidade inteligente e boa gestão de fluxo de passageiros. A maioria passou por reformas ou adições inéditas recentes.

Dos seis escolhidos, três receberão um Título Mundial, em cerimônia marcada para dezembro. As categorias são: Prix Versailles, Interior e Exterior. Os prêmios visam promover a sustentabilidade inteligente, na qual a cultura serve e transcende a noção de meio ambiente.

‘A marca deixada pelos aeroportos advém principalmente de seu papel cada vez maior nos intercâmbios internacionais. Como resultado, essa infraestrutura deve resolver dificuldades formidáveis em termos de gerenciamento de fluxo e das próprias aeronaves. Mas esse novo tipo de instalação também pode ser visto como obras de arte, ou pelo menos como objetos de beleza. De fato, devemos nos esforçar para que isso aconteça, dada sua inescapabilidade em nossos ambientes construídos e em nossas paisagens’, afirmou Jérôme Gouadain, secretário-geral do Prix Versailles.

‘Orientados para a excelência operacional, ecológica e estética, esses polos também transmitem valores compartilhados, cultura ou até mesmo uma homenagem ao passado, em respeito aos legados deixados pelas gerações anteriores. À luz dos desafios planetários que enfrentamos hoje, é hora de essas imagens expressivas de nossa herança contemporânea se afirmarem como símbolos do diálogo interno da humanidade’, completou Gouadain.

Confira os aeroportos mais bonitos do mundo

Aeroporto Internacional de Yantai Penglai – Terminal 2

(Foto: Reprodução/Prix Versailles)

O Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Yantai Penglai, na China, tem 167 mil m² e foi projetado pela Aedas em parceria com o CSWADI e o Instituto de Design Aeroportuário de Xangai. A arquitetura é inspirada na paisagem costeira de Yantai e na Montanha Kunyu. O layout em formato de “E” do terminal foi desenvolvido para otimizar o fluxo de passageiros e minimizar o impacto no terreno natural.

A flexibilidade operacional, permitindo que os espaços sejam adaptados conforme necessário em tempo real, foi um fator determinante na escolha pelo Aeroporto Internacional de Yantai Penglai. A construção ainda valoriza a luminosidade natural, sobretudo em um átrio envidraçado com cúpula em estrutura diagrid. Curvas, materiais e tons internos inspirados em cascos de madeira de navios também remetem à Rota da Seda Marítima.

Aeroporto de Marseille-Provence – Terminal 1

(Foto: Divulgação/Aeroporto de Marseille-Provence)

Um novo ‘coração’, projetado pela Foster + Partners, agora unifica o Terminal 1 do Aeroporto de Marseille-Provence com uma extensão de 22 mil m², sem expandir a área de ocupação no solo. O espaço tem 22 metros de altura, foi construído com 70% de aço reciclado e apresenta um telhado com vigas invertidas e uma grade de claraboias emolduradas com alumínio polido, permitindo ventilação natural.

Graças ao projeto, 28 mil m² foram restaurados, mantendo o terminal original de Fernand Pouillon, da década de 1960, e a ampliação feita por Richard Rogers na década de 1990. Elementos de madeira ainda fazem referências às casas de barcos do Velho Porto de Marselha, enquanto fachadas de vidro permitem a visualização da paisagem provençal e da lagoa marítima.

Aeroporto Roland Garros – Terminal de Desembarque

(Foto: Divulgação/Aeroporto Roland Garros)

O novo terminal de 13 mil m² do Aeroporto de Roland Garros, projetado pelo escritório AIA Life Designers, é a primeira estrutura aeroportuária bioclimática tropical do mundo em uma escala tão grande. Ele está localizado na Ilha da Reunião, território próximo de Madagascar que pertence à França, onde fenômenos climáticos extremos acontecem com grande frequência.

Realizado com 91% de empresas locais, o projeto tem como destaque o ‘cânion’ central, que atua como chaminé térmica para ventilação natural e define a forma e a função da construção. Um conjunto de 830 venezianas ainda aproveita os ventos da região, com sensores ajustando-o em tempo real conforme o clima.

Aeroporto Internacional de Kansai – Terminal 1

(Foto: Reprodução/Prix Versailles)

O Aeroporto Internacional de Kansai é um ícone arquitetônico projetado há 30 anos por Renzo Piano em uma ilha artificial na baía de Osaka, no Japão. A reforma do Terminal 1, feita pelo escritório Populous, ampliou em 25% sua capacidade, otimizando ao máximo a infraestrutura já existente e garantindo o crescimento sustentável do local. Um sistema inteligente ainda tornou o fluxo de passageiros mais eficiente.

Os interiores do terminal foram revitalizados com materiais naturais que remetem à tradicional estética japonesa. Conhecido por sua estrutura elegante e cobertura aerodinâmica, o Aeroporto Internacional de Kansai é o mais longo do mundo, segundo a Prix Versailles.

Aeroporto Internacional de Portland – Terminal Principal

(Foto: Divulgação/Portland International Airport)

Projetado pelo escritório ZGF, o novo terminal principal do Aeroporto Internacional de Portland, nos Estados Unidos, teve como inspiração a tradição florestal do estado de Oregon. A cobertura ondulada de madeira engenheirada é destaque, com mais de 36 mil m². Todos os materiais da estrutura, que privilegia a luz natural, foram obtidos em um raio de 500 km. Já o interior do terminal é baseado na malha urbana de Portland, sendo organizado em uma sequência de ambientes.

Aeroporto Internacional de São Francisco – Terminal 1

(Foto: Pexels)

O reformado Terminal 1 do Aeroporto Internacional de São Francisco, nos Estados Unidos tem 25 novos portões de embarque e é fruto de uma transformação ambiciosa conduzida em parceria com os escritórios Gensler e Kuth Ranieri. A reforma reduziu a pegada de carbono do edifício em 79% e seu consumo de energia em 59%. O terminal é uma homenagem a Harvey Milk, o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia.

O aeroporto é também um destino cultural por comportar o Museu SFO, o único credenciado do mundo em um aeroporto. Exposições e obras de arte robustas são compartilhadas entre os terminais.