Por Redação
A Gemfields vendeu a Fabergé para a SMG Capital por 50 milhões de dólares
A joalheria de luxo Fabergé, famosa por seus icônicos ovos imperiais russos, foi vendida por 50 milhões de dólares (aproximadamente R$ 272 milhões), para a SMG Capital, empresa de investimentos dos Estados Unidos controlada pelo empresário Sergei Mosunov, sócio da empresa de capital de risco The Garage Syndicate.
A Gemfields, mineradora britânica de pedras preciosas coloridas na África, havia adquirido a Fabergé por 142 milhões de dólares em 2013. No fim de 2024, a empresa colocou a joalheria à venda depois de suspender temporariamente suas ações em uma mina de rubis em Moçambique em decorrência da instabilidade política no país. Outro motivo para a venda é o prejuízo de 100 milhões de dólares e a queda de 19% de receita no ano passado.
“Tendo iniciado nossa revisão estratégica da Fabergé em resposta aos desafios consideráveis que a Gemfields começou a enfrentar no quarto trimestre de 2024, a venda de hoje marca o fim de uma era para nós. A Fabergé desempenhou um papel fundamental na elevação do perfil das gemas coloridas extraídas pela Gemfields e certamente sentiremos falta de sua influência no marketing e do seu poder de estrela. Expresso nossa admiração e sinceros agradecimentos à equipe da Fabergé por sua firmeza e pelo progresso alcançado ao longo dos anos. Marcas tão icônicas e belas como a Fabergé não mudam de mãos com muita frequência e desejamos à equipe e ao Sr. Mosunov todo o sucesso na perpetuação do legado incomparável da Fabergé”, disse Sean Gilbertson, CEO da Gemfields, em comunicado oficial.
Assim que a venda for concluída, o que deve acontecer ainda este mês, a Gemfields vai receber 45 milhões de dólares da SMG Capital. Os outros cinco milhões de dólares virão de pagamentos trimestrais de royalties.
“É uma grande honra para mim ter a custódia de uma marca tão excepcional e globalmente reconhecida. A herança única da Fabergé, com laços com a Rússia, Inglaterra, França e EUA, abre oportunidades significativas para fortalecer ainda mais sua posição no mercado global de luxo e expandir sua presença internacional. A Fabergé continuará a se concentrar em joias, acessórios e relógios, e estamos imensamente ansiosos para oferecer um serviço excepcional aos clientes de varejo e atacado da Fabergé, e para acolher calorosamente novos fãs da marca”, afirmou Sergei Mosunov, também em comunicado oficial.
Gemfields announces that it has signed an agreement to sell its entire interest in wholly owned Fabergé Limited, the iconic luxury brand, to SMG Capital LLC, for a total consideration of USD 50 million. pic.twitter.com/KXtqBQqW4j
— Gemfields (@GemfieldsLtd) August 11, 2025
Quase 200 anos de história
A Fabergé foi fundada em 1842 por Gustav Fabergé e rapidamente se consolidou como uma das joalherias de maior prestígio no mundo. Em 1882, Peter Carl Fabergé assumiu o comando da marca e criou seus ovos homônimos com gemas e metais preciosos. O primeiro deles foi encomendado pelo czar russo Aleksandr III como presente de Páscoa e inaugurou uma série de aproximadamente 50 peças produzidas para a família imperial até 1916.
Os ovos se tornaram ícones mundiais e estão entre os itens mais valiosos da Fabergé. A joalheria ainda produziu relógios e joias até 1917, quando deixou de ser administrada pela família fundadora, que exilou-se durante a Revolução Russa. Nos anos seguintes, a marca mudou de dono várias vezes e chegou a comercializar perfumes e produtos de limpeza.
Em 2007, a Fabergé Limited adquiriu os direitos da joalheria e a família voltou a ser envolvida no negócio. Com isso, a Fabergé retomou sua identidade de alto luxo — mesmo produzindo coleções mais acessíveis nos dias de hoje, mas que preservam as características originais da marca.