Por Redação
Linha Submersible da Panerai homenageia a Aviazione Navale, braço de aviação da Marinha Italiana
A Panerai acaba de lançar sua nova coleção de relógios. A linha Submersible celebra a parceria da marca de alta relojoaria com a Marinha Italiana, que começou na década de 1910. Os modelos são inspirados na Aviazione Navale, o braço de aviação do ramo das Forças Armadas da Itália.
O Submersible Marina Militare PAM01697 e o Submersible Marina Militare Carbotech PAM01698 representam a expressão máxima da colaboração de mais de um século da Panerai com a Marinha Italiana. Baseados na elite da Aviazione Navale, eles demonstram a capacidade da relojoaria de criar relógios com propósito, com materiais de ponta e funcionalidade avançada, ao mesmo tempo em que prestam homenagem ao seu legado.
“Os novos relógios Submersible Marina Militare são símbolos da nossa parceria duradoura com a Marinha Italiana, uma relação que começou na década de 1910 e continua sendo um pilar do nosso DNA. Projetados como verdadeiros relógios-ferramenta, estes relógios honram o nosso legado de engenharia de instrumentos de precisão para sobrevivência e aventura. Este lançamento dá continuidade à nossa missão de criar relógios que reflitam a herança militar da Panerai, ao mesmo tempo que inspiram jornadas extraordinárias nas condições mais difíceis”, afirma Alessandro Ficarelli, Diretor de Marketing e Diretor de Produto da Panerai.
Sobre os relógios
Os novos relógios são movidos pelo calibre automático P.900, integrando funções expansivas em proporções notavelmente aerodinâmicas. Eles medem 12,5 linhas (28 mm) de diâmetro e têm apenas 4,2 mm de espessura. A energia necessária para acumular uma reserva de marcha de três dias é fornecida por uma massa oscilante bidirecional e armazenada em um único tambor. Sua roda de balanço, oscilando a uma frequência de 28.800 vibrações por hora, é fixada com segurança por uma torneira de balanço. O calibre é equipado com uma função de parada de segundos que permite o ajuste preciso da hora.
A caixa de 44 mm do Submersible Marina Militare PAM01697 é feita de aço inoxidável escovado 316LVM – 1.4441, enquanto o aro giratório unidirecional é combinado com um disco de cerâmica verde fosco. Já a caixa do PAM01698 é inteiramente de Carbotech, conhecido por sua leveza e robustez. O material, proveniente de fibras de carbono, é mais leve que o titânio e a cerâmica, destacando-se em resistência a forças externas e corrosão. Sua superfície irregular, preta e fosca, varia de acordo com o corte do material e confere a cada relógio uma aparência ligeiramente diferente.
Ambos os modelos apresentam uma assinatura Marina Militare às 6 horas e mostradores foscos com granulação verde e acabamento em degradê preto — inspirados nos equipamentos e capacetes de voo da tripulação da Aviazione Navale. O design do pequeno contador de segundos lembra um visor de radar, com a insígnia da âncora da histórica aeronave do braço aéreo da Marinha Italiana sutilmente gravada. Os índices aplicados aos mostradores são 20% mais largos em diâmetro, com uma área de superfície Super-LumiNova expandida em 45%, garantindo maior legibilidade e visibilidade em condições de pouca luz.
Completando o design, os fundos das caixas são gravados com o emblema das asas da Aviazione Navale. Projetados também para exploração em alto mar, as novidades são resistentes à água até 30 bar — aproximadamente 300 metros de profundidade. Os relógios ainda são combinados com pulseiras de lona verde com costura T/T distinta e uma segunda pulseira de borracha preta, homenageando os uniformes militares.
A parceria entre Panerai e a Marina Militare
A colaboração com a Marinha Italiana é um capítulo decisivo na história da Panerai. Em 1910, a marca passou a ser encarregada de projetar instrumentos de precisão para as missões militares, sendo pioneira em soluções técnicas que aprimoraram as operações em condições e ambientes extremos.
A parceria foi além dos relógios, abrangendo inovações como equipamentos técnicos e sistemas de pouso para porta-aviões e navios com capacidade para helicópteros. Em 1935, a Panerai desenvolveu o protótipo Ref. 2533, cujas modificações técnicas resultaram em um relógio capaz de suportar os rigores das missões subaquáticas.
A escolha de associar os novos relógios à Aviazione Navale reforça os laços da Panerai com as Forças Armadas, intimamente ligados ao DNA da marca de projetar relógios profissionais que se destacam em precisão, durabilidade e resistência.