A segunda edição do Perú Moda LATAM fechou com US$ 21,3 milhões (cerca de R$ 115 milhões) em vendas e expectativas comerciais
Por Redação
Concentrando 36% das exportações do país para a América do Sul, o Brasil é o principal destino regional do vestuário peruano. Entre janeiro e maio de 2025, os envios para a região atingiram US$ 73 milhões (aproximadamente R$ 396 milhões), um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado brasileiro foi o grande impulsionador desses resultados, com um crescimento de 24,1%, sobretudo em produtos como camisetas de algodão.
Não à toa, o Brasil sediou a segunda edição do Perú Moda LATAM, organizado pela Comissão Peruana de Promoção de Exportações e Turismo (PROMPERÚ). O evento teve resultados superiores aos de 2024, fechando com US$ 21,3 milhões (cerca de R$ 115 milhões) em vendas e expectativas comerciais. O valor representa um crescimento de 30,6% em relação ao último ano.
O Perú Moda LATAM foi realizado em São Paulo e apresentou, em 270 rodas de negócios, ofertas exportáveis da indústria de vestuário do país a compradores do Brasil, Argentina, Colômbia e México, que estiveram conectados a 30 empresas peruanas.
“Com este evento, buscamos estreitar as relações comerciais entre exportadores peruanos e compradores interessados em produtos de alto valor, tanto em design quanto em sustentabilidade. Nossas marcas apresentaram uma oferta baseada em matérias-primas de excelência, reconhecidas por sua durabilidade, frescor e versatilidade”, explica Silvia Seperack, Conselheira Comercial da PROMPERÚ no Brasil.
Mais sobre o Perú Moda LATAM
O Perú Moda LATAM faz parte de uma estratégia comercial internacional do Peru, que já promoveu missões em Nova Iorque (EUA), Santiago (Chile) e Milão (Itália), além de participar da Première Vision (França) e da Fashion World Tokyo (Japão).
Entre os compradores brasileiros, destaca-se a participação das marcas e grupos Ricardo Almeida, Reserva, Brooksfield, Icomm Group, AMC (Richards, Forum, Colcci), Oh, Boy!, Oriba, Won, Pineapple, Rutra e Serotonina. Da Argentina, o evento recebeu nomes como Jazmin Chebar, Wanama e Ayres. Da Colômbia, esteve a marca Malva.
Durante o evento, foi enfatizada a qualidade dos produtos peruanos, provenientes de uma indústria integrada, com altos padrões de conformidade, capacidade de resposta e um firme compromisso com a rastreabilidade e a produção sustentável. Além disso, as confecções peruanas contam com tecidos de alta gama, como algodão Pima e Tanguis, valorizados por seu frescor, durabilidade e conforto, assim como a fibra de alpaca, ideal para climas quentes e frios.