The President

artigos

Em prol da segurança

artigos

Em prol da segurança

Como as novas tecnologias podem ajudar a melhorar o nosso trânsito

Por Marcelo Godoy*

A indústria automotiva avança todos os dias. Novas tecnologias são constantemente desenvolvidas, testadas e incorporadas aos veículos. Ainda assim, o papel do ser humano continua central — somos nós que conduzimos, independentemente do modelo ou da tecnologia embarcada.

Há uma frase do cofundador da Volvo, Gustav Larson, que continua extremamente relevante: “Carros são dirigidos por pessoas”. O princípio por trás de tudo o que fazemos na Volvo é, e sempre será, a segurança.

Esse compromisso tem guiado a companhia ao longo de seus 98 anos de história, desde o lançamento do primeiro modelo, o ÖV4, nas ruas de Gotemburgo, na Suécia, em 14 de abril de 1927.

Trinta e dois anos depois, em 1959, o engenheiro da Volvo Nils Bohlin criou o cinto de segurança de três pontos — talvez a maior invenção da história da indústria automotiva. A Volvo abriu mão da patente para que o dispositivo pudesse salvar vidas em escala global. E salvou: milhões de pessoas foram protegidas por essa inovação, hoje padrão em todos os veículos.

Outro marco foi a introdução da sonda lambda, nos modelos Volvo 240 e 260, em 1976. A tecnologia, que otimiza a combustão do motor e reduz a emissão de poluentes, foi adotada por toda a indústria e se tornou essencial na luta por um meio ambiente mais limpo.

Mais recentemente, lançamos o Volvo EX90, um SUV 100% elétrico e o modelo mais seguro já produzido pela marca. Além do acabamento refinado e tecnologia de ponta, ele incorpora uma inovação reconhecida pela revista Time como uma das 200 mais relevantes de 2024: o Sistema de Compreensão do Motorista.

Esse sistema conta com dois sensores internos que monitoram o condutor em tempo real. Ao identificar sinais de cansaço ou distração, o veículo emite alertas e pode intervir progressivamente. Em alguns casos, o carro alerta o motorista com um suave solavanco, seguido por notificações mais consistentes, caso o alerta inicial não tenha o efeito desejado. Se o motorista não reagir, o EX90 é capaz de parar o carro com segurança e acionar as luzes de emergência — evitando possíveis tragédias.

As novas tecnologias podem ajudar a melhorar o trânsito (Foto: iStock)

Esta pode ser mais uma inovação que modifique a indústria automotiva para sempre. Imagine a quantidade de acidentes que foram causados por motoristas que estavam distraídos ou que dormiram ao volante? Agora, pense se existisse uma ferramenta para evitar o problema. Claro que ninguém incorre neste erro de forma consciente, mas pode acontecer, em uma viagem longa por exemplo, o cansaço bater e o motorista não perceber ou forçar, por precisar completar o percurso.

Tenho, pela posição que ocupo hoje, acesso a veículos com alto nível de segurança e tecnologia embarcada. Mas sei que essa não é a realidade de todos, especialmente no Brasil. Muitas pessoas próximas a mim não têm acesso a um Volvo, mesmo desejando mais segurança na direção. Em um mundo ideal, todas essas tecnologias estariam disponíveis em todos os carros. Quem sabe, como aconteceu com o cinto de segurança, esse desejo se torne realidade no futuro.

No fim, tudo converge para o mesmo propósito: proteger vidas — dentro e fora dos veículos. E torço para que toda a indústria nunca perca esse foco, como Larson reforçou há quase um século.

*Marcelo Godoy é presidente da Volvo Car Brasil