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Novo Gulfstream G800 supera expectativas nos testes de certificação e voa mais longe que qualquer outro jato executivo

Localizada na costa leste australiana, Sydney está a mais de 13.300 quilômetros de São Paulo. Pois o novo jato intercontinental da Gulfstream, o G800, não apenas conecta sem escalas as duas cidades mais populosas e que são o centro financeiro e de negócios de Austrália e Brasil, mas realiza o feito com uma ampla reserva. Ao pousar, ainda é possível realizar outro voo de 1.800 quilômetros. 

As primeiras entregas da aeronave — cujo alcance oficial é de 15.186 quilômetros —estão previstas para ocorrer ainda em 2025, já que o G800 recebeu, no último mês de abril, as duas certificações mais importantes do planeta — da norte-americana FAA (Federal Aviation Administration) e da europeia EASA (European Union Aviation Safety Agency).

Os testes de certificação revelaram uma performance superior às expectativas da própria Gulfstream. A meta da empresa era ambiciosa: atingir a maior distância de toda a aviação executiva no planeta e, viajando na velocidade de cruzeiro de longo alcance (aproximadamente 920 km/h), chegar a 14.800 km de voo sem reabastecimento. No fim das contas, foram 370 quilômetros adicionais. 

Se não precisar ir tão longe, o cliente poderá optar pela velocidade de cruzeiro de alta velocidade, de 1.100 km/h, para chegar ainda mais rápido. Mesmo com o alcance reduzido para 12.694 quilômetros, dá para ir bem longe. De São Paulo, o cliente pode fazer um voo non stop até Seattle, no noroeste americano, ou até Dubai, nos Emirados Árabes, um dos pontos mais distantes do Oriente Médio. Ou a qualquer ponto da Europa.

O Gulfstream G800 pode fazer São Paulop-Sydney sem escalas
A cabine do Gulfstream G800 tem quatro áreas de convivência, com capacidade para até 19 passageiros

O Gulfstream G800, que chega para substituir a linha G650/G650 ER, também deu um salto em sua velocidade máxima operacional: prevista em 1.142 km/h, ela foi certificada em 1.154 km/h. A Gulfstream afirma que também houve uma redução no comprimento de pista necessária para operação, com 1.771 metros para decolagens e 946 metros para pousos — válido para operações diurnas, ao nível do mar. Isso dá à aeronave um acesso a um número maior de aeroportos, facilitando o planejamento de viagem.

O Gulfstream G800 transporta até 19 passageiros em sua configuração de maior densidade. A cabine tem quatro áreas de convivência, mas pode-se optar pelo layout com três áreas para passageiros e uma cabine dedicada para o descanso da tripulação — recomendado para quem realiza voos de longa duração constantemente. Seja qual for a escolha, os passageiros contam com a mais baixa altitude de cabine, de 866 metros voando a uma altura de 12,5 quilômetros. É, por exemplo, pouco mais da metade da altitude da cidade de Campos do Jordão.

O G800 conta com acabamento refinado e mobiliário de alto padrão, além de baixo nível de ruído e sistema de plasma ionizado para purificação constante do ar — perfeito para momentos de descanso e relaxamento. Já as amplas janelas ovais — 16, ao todo — garantem entrada abundante de iluminação natural, permitindo que reuniões de negócios ou mesmo uma conversa despretensiosa aconteçam de forma mais agradável.

Os pilotos contam com os novos motores Rolls-Royce Pearl 700, com o Symmetry Flight Deck (que oferece maiores níveis de segurança e eficiência), com os sidesticks de controle ativo (aumentam a comunicação não-verbal entre a tripulação por meio de sinais táteis) e com dez telas sensíveis ao toque, cuja inteligência de voo reduz a sua carga de trabalho. 

“A Gulfstream nunca deixa de testar os limites do que é possível, garantindo os mais altos padrões de segurança, qualidade e compromisso com o cliente”, afirma Mark Burns, CEO da companhia.