Reunindo executivos das principais Maisons, o Grand Prix de la Haute Joaillerie homenageia a excelência da alta joalheria
Por Redação
Fotos Divulgação
O recém-criado Grand Prix de la Haute Joaillerie (Grande Prêmio de Alta Joalheria, em tradução livre) será realizado no Sporting Monte-Carlo, em Mônaco, no dia 25 de outubro. O evento é uma homenagem à excelência do segmento, concebido para honrar os savoir-faire mais notáveis e oferecer à alta joalheria um palco digno de seu patrimônio cultural e papel essencial no campo da criação contemporânea.
Também em Mônaco, mas no Hôtel d’Evreux, Stéphane Valeri, Diretor-Geral do grupo Monte-Carlo Société des Bains de Mer (SBM) e cofundador do evento, e Jean-Philippe Braud, cofundador e diretor do GPHJ, revelaram os participantes e o programa da edição inaugural da celebração inédita.
Entre os presentes no Grand Prix de la Haute Joaillerie, estarão executivos das principais Maisons e suas musas, grandes dinastias de joalheiros que preservam tradições raras, mestres artesãos que salvaguardam um artesanato excepcional, representantes de países produtores de pedras preciosas da África à Ásia, assim como talentos emergentes, patronos e tomadores de decisão do setor de luxo.
Nos três dias que antecedem a noite de gala, cada Maison participante exibirá uma ou duas peças de sua coleção de alta joalheria nas vitrines de seu endereço em Mônaco, convidando residentes e visitantes a uma jornada pela cidade repleta de descobertas, surpresas e encantamento. Ao mesmo tempo, o Café de la Rotonde, no Cassino, receberá uma exposição pública inédita apresentando peças excepcionais confiadas pelas Maisons.
Maisons confirmadas e júri prestigioso
Até o momento, onze dos maiores nomes da alta joalheria já confirmaram sua participação nesta primeira edição: Anna Hu, Boucheron, Buccellati, Bulgari, Chanel, Chopard, Dior, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Messika e Tiffany & Co. O line-up excepcional reflete o alcance internacional e o espírito unificador do evento, concebido como uma celebração universal da excelência em joalheria, no cruzamento entre patrimônio e inovação.
Os membros do júri também foram anunciados. Fabienne Reybaud, renomada especialista no mundo da alta joalheria contemporânea, confirmou nove nomes: Tristan Auer, arquiteto e designer; Brune de Margerie, colecionadora, historiadora de arte e editora-chefe de Moda da ELLE; François Curiel, presidente da Christie’s Europa & Ásia; Chayapa Chutrakul, fundadora do Pink Lab e diretora executiva do Directions Group Thailand; Constance Assor, vice-editora-chefe do Le Point; Evelyne Possémé, curadora honorária do Musée des Arts Décoratifs; Emmanuel Piat, especialista em gemas e CEO da Maison PIAT; Philippe Scordia, gemólogo e colecionador; e o próprio Stéphane Valeri, diretor-geral da Monte-Carlo Société des Bains de Mer e cofundador do GPHJ.
No total, o júri apresentará oito prêmios: o Grand Prix, o Prêmio Especial do Júri, o Prêmio de Design, o Prêmio de Patrimônio, o Prêmio de Savoir-Faire, o Prêmio de Gemas, o Prêmio de Talento Emergente e o Prêmio do Público.