The President

turismo

A rota dos fortes no destino mais genuíno de Portugal

turismo

A rota dos fortes no destino mais genuíno de Portugal

Maior região de Portugal, o Alentejo reúne muralhas medievais, fortalezas e paisagens deslumbrantes

Por Redação

Fotos Divulgação

Não é segredo que Portugal é um dos destinos preferidos dos brasileiros, com 6,7% dos turistas tendo frequentado o país europeu em 2024, segundo dados da ferramenta YouGovDestinationIndex. Um dos pontos de destaque na terra lusitana e que atrai viajantes de todo o mundo é Alentejo, região que reúne muralhas medievais, fortalezas e paisagens deslumbrantes em uma rota única.

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região de Portugal. Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o destino privilegia um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de castelos e monumentos históricos.

A região possui uma grandiosa arquitetura militar, que se estende por castelos, fortes e diversas fortificações espalhadas pelo território, em especial ao longo da fronteira com a Espanha. Os monumentos de enorme importância histórica, arquitetônica e artística ajudam a compreender a história dos povos da Península Ibérica e das culturas ligadas ao Mediterrâneo, com período de maior expressão das construções variando entre os séculos 12 e 17.

Vista aérea da vila histórica bonita de Monsaraz, no Alentejo. Foto: Tiago_Fernandez/iStock

Roteiro para descobrir Alentejo

Com a alta procura dos viajantes, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo produziu um roteiro que contempla as principais cidades e atrações da região. O percurso começa em Avis, com o castelo e o convento de São Bento, seguido de uma visita ao lago da barragem do Maranhão em passeios de barco, canoagem ou birdwatching em Benavila.

A próxima cidade é Alter do Chão, onde se encontram as ruínas do castelo de Seda e o castelo de Alter, além do centro histórico e da célebre Coudelaria de Alter, ideal para passeios a cavalo. Já em Crato, o destaque é o imponente mosteiro de Santa Maria, na aldeia da Flor da Rosa. A experiência pode ser enriquecida com uma aula de olaria, visita ao Museu Municipal e à ponte medieval do Crato.

Em Portalegre, o roteiro inclui o centro histórico, o castelo, a Sé e o Museu da Tapeçaria de Portalegre, além de provas de vinhos em herdades locais. Na sequência está Alegrete e Arronches, onde o castelo, as fortificações e a natureza em torno da cascata do rio Caia são as principais atrações.

Campo Maior reserva o Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã, o castelo de Ouguela e o santuário de Nossa Senhora da Enxara. Em Elvas, Patrimônio Mundial da Unesco, os fortes da Graça e de Santa Luzia preservam a memória militar e abrigam o Museu Militar. 

Por fim, o percurso continua em Monforte, com o castelo e passeios de bicicleta pela estação arqueológica de Torre de Palma, e em Fronteira, onde se pode explorar o castelo de Cabeço de Vide, relaxar em termas e visitar o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros.