Após deixar a Dior, Maria Grazia Chiuri retorna à Fendi como diretora criativa-chefe
Por Redação
Foto Paola Mattioli
A estilista italiana Maria Grazia Chiuri é a nova diretora criativa-chefe da Fendi. A Maison romana fez o anúncio nesta terça-feira (14) por meio das redes sociais. Chiuri, que iniciou sua carreira na própria marca, em 1989, retorna ao Grupo LVHM depois de deixar a Dior no início de 2025.
“Maria Grazia Chiuri é um dos maiores talentos criativos da moda atualmente, e estou encantado que ela tenha escolhido retornar à Fendi para continuar expressando sua criatividade dentro do grupo LVMH, depois de compartilhar sua visão ousada da moda. Cercada pelas equipes da Fendi e em uma cidade que lhe é tão querida, estou convencido de que Maria Grazia contribuirá para a renovação artística e o sucesso futuro da Maison, perpetuando seu patrimônio único”, declara Bernard Arnault, presidente e CEO do Grupo LVMH.
“Estou muito feliz em receber Maria Grazia na equipe. O papel de um diretor criativo já não é apenas desenhar belas roupas, mas também cultivar uma cultura e refletir o mundo em que vivemos. Seu talento e visão serão fundamentais para fortalecer o legado da Fendi, formar os futuros talentos da casa e aprofundar nosso compromisso com o artesanato italiano”, completa Ramon Ros, presidente e CEO da Fendi.
Aos 61 anos, Maria Grazia Chiuri sucede Silvia Venturini Fendi, herdeira dos fundadores da marca. A nova diretora criativa vai apresentar em abril sua primeira coleção, Fendi Outono/Inverno 2026-2027, em Milão.
“Retorno à Fendi com honra e alegria, tendo tido o privilégio de começar minha carreira sob a orientação das fundadoras da casa, as cinco irmãs. A Fendi sempre foi um celeiro de talentos e um ponto de partida para muitos criativos da indústria, graças à extraordinária capacidade dessas cinco mulheres de incentivar e nutrir gerações de visão e habilidade. Sou grata ao Sr. Arnault por me confiar a tarefa de ajudar a escrever um novo capítulo na história dessa extraordinária empresa fundada por mulheres”, disse Chiuri.