Os caminhões escoam safras e transportam insumos. Veja as novidades do segmento
Por Marcio Ishikawa
Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, da Confederação Nacional do Transporte, 65% das cargas no Brasil são deslocadas por via rodoviária. Nesse cenário, não admira que os caminhões sejam parte fundamental do ecossistema do agronegócio — não só no escoamento da safra, mas também para o transporte de insumos, equipamentos e operação de apoio. Destacamos aqui algumas novidades das principais fabricantes.
Scania RH 460 X-gás
O novo modelo a gás natural/biometano da Scania é projetado para médias e longas distâncias, com foco no agronegócio. São 460 cv, tração 6×4 e autonomia de até 450 km. Há duas opções de capacidade: 150 t (com redução nos cubos, que aumenta o torque) e 90 t (sem redução). Com performance similar à versão diesel, a RH 460 X-gás reduz as emissões de CO2 em até 90%. O biometano é produzido a partir de restos de culturas agrícolas, resíduos da agroindústria, fezes de animais e também do lodo sanitário urbano.
VWCO Constellation Agronomous
Desenvolvido para a operação de transbordo durante a colheita da cana-de-açúcar, ele é fruto da parceria da VWCO com a Vamos, empresa de tecnologia do agronegócio. O Constellation 31.280 recebe itens como “quebra-mato”, proteção do radiador e escapamento vertical, dentre outros, e a tecnologia semiautônoma. Por georreferenciamento, o sistema posiciona e conduz o caminhão por rotas pré-programadas com precisão de 2,5 cm — fundamental para não esmagar brotos de cana, o que comprometeria a safra seguinte.
Volvo FH B100 Flex
Seu projeto é baseado nos propulsores Euro 6, mas adaptado para a utilização exclusiva de biodiesel. A tecnologia B100 Flex permite que o caminhão rode com diferentes proporções de biodiesel, partindo do B14 (diesel S10 com 14% de Biodiesel e que está atualmente disponível nos postos) até o Biodiesel puro (B100). Produzido sob encomenda, ele é voltado para empresas que produzem o seu próprio biodiesel — a Volvo realiza uma análise do combustível produzido pelo cliente, fazendo as adaptações necessárias.
DAF CF Vocacional
Desenvolvido para uma atuação multifuncional no campo, a linha CF Vocacional tem diversas aplicações, que vão desde o transporte de grãos e carga viva, passando por tanque pipa, silo, até como veículo de apoio geral. Para cada uma delas, há um pacote específico, que inclui de sete a oito itens específicos. Equipado com motor de 310 cavalos, ele oferece opção do câmbio manual de nove velocidades (ideal para aplicações mais exigentes) ou automatizada de 10 marchas. A capacidade máxima de tração é de 42 t.
Mercedes-Benz Actros Evolution
Equipado com o motor mais potente da marca desde a introdução do Proconve P8 (530 cv de potência e 2.600 Nm de torque) o extrapesado atua no agronegócio no transporte de longas distâncias da safra de grãos. Além das rodovias, ele também opera em vias não pavimentadas e áreas agrícolas. Se o uso fora de estrada for mais severo, a Mercedes oferece o pacote Robustez, que inclui peças especialmente projetadas (para-choque, conjunto óptico, protetor de cárter e estribo móvel) para assegurar mais resistência.