Versáteis e confiáveis, aqui estão os melhores aviões turboélices para atender propriedades rurais
Por Marcio Ishikawa
A extensão de um país continental é um dos desafios do agronegócio brasileiro. Afinal, a safra pode estar sendo colhida bem distante dos centros financeiros e de negócios. Assim, o transporte aéreo se torna uma necessidade — e os turboélices, capazes de operar em pistas curtas não pavimentadas, surgem como solução ideal. Reunimos aqui os principais destaques do céu do agronegócio.
Cessna Grand Caravan EX
A versão topo de linha do mais famoso turboélice da Cessna — marca representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva — pode transportar até nove passageiros e dois tripulantes. Tem grande versatilidade e pode ser reconfigurada, com rapidez, para o transporte de cargas ou uso misto. Seu alcance é de até 1.802 km, em velocidade de cruzeiro econômica, com capacidade para pousar e decolar em pistas a partir de apenas 426 m. Dessa forma, ele opera em 99,8% das pistas homologadas no país.
Kodiak 100
Projetado para ser simples de pilotar e com elevada capacidade de operação em regiões com pouca estrutura, destaca-se pela capacidade de pouso e decolagem em pistas curtas (STOL) — necessitando de apenas 285 metros. A fabricante também destaca o seu baixo custo operacional. O alcance máximo é superior a 2.000 km. Melhor ainda: pode voar até dez horas com 1.600 quilos a bordo. Sua capacidade máxima é de dez passageiros, podendo ser convertido, com facilidade, para o transporte de até 3,29 toneladas de carga.
Pilatus PC-12 PRO
O turboélice da marca suíça, representada no Brasil pela Synerjet, é conhecido pela versatilidade. A cabine acomoda até dez passageiros, mas também serve ao transporte de carga e configurações VIP. Com alcance de 3.269 km, demanda 750 metros de pista para decolagem. Os pilotos dispõem de recursos como autothrottle, feedback tátil e sistema de controle do motor. A aeronave recorre a tecnologia avançada para otimizar o consumo de combustível e pode operar com até 50% de mistura de combustível de aviação sustentável (SAF).
Piper M500
Apresentado pela fabricante como um dos turboélices mais eficientes e com menor custo operacional, o M500 é voltado para o perfil de “piloto proprietário”. Com alcance de 1.852 km, opera em pistas a partir de 743 metros e sua cabine, que se destaca por trazer acabamento em couro premium, madeira e metal, tem capacidade para cinco passageiros além do piloto. Destaque para a visão sintética, recurso de segurança que fornece uma representação 3D do entorno, identificando o terreno e os obstáculos.
Beechcraft King Air 360
Evolução do King Air 350i, incorpora avanços como o sistema autothrottle, que gerencia automaticamente a potência do motor em todas as fases de voo, e, ainda, a pressurização digital da cabine, que ajusta a pressão durante a subida e descida automaticamente. O interior oferece configurações de um ou dois tripulantes — e dez ou nove assentos, respectivamente. Seu alcance é de 3.345 km, operando em pistas a partir de 1.006 m. A Beechcraft é outra marca representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva.
TBM 960
O membro mais novo da família TBM detém o título de turboélice monomotor mais rápido do mundo, com 611 km/h de velocidade máxima (comparável a de um jato). Chega ao teto de 31 mil pés em menos de 19 minutos. Esta aeronave decola de pistas a partir de 772,6 m, tem alcance máximo superior a 3.200 km e sua cabine acomoda até seis passageiros. A tecnologia HomeSafe permite que, em caso de emergência, o acionamento de um botão ative o sistema autônomo. Dessa maneira, o TBM 860 se dirige ao aeroporto mais próximo e pousa sozinho.