Com sistemas autônomos e IA, novas máquinas agrícolas chegam a ter preço de uma Ferrari e maximizam produtividade
Dotadas de tecnologias de última geração, como sistemas autônomos e de inteligência artificial, máquinas agrícolas estão no topo da lista de desejos de todo empreendedor do agronegócio. Algumas delas custam mais do que um carro superesportivo. Pudera: promovem redução de perdas e desperdício, aumento de eficiência e produtividade. Por extensão, trazem mais lucros.
New Holland CR11
Ela é a maior colheitadeira de duplo rotor do mundo. Conta com motor de 775 cv, tanque graneleiro de 20 mil l, plataforma de 18,6 m e descarga de 210 l/s. Em relação à CR10, promete maior produtividade, redução da perda de grãos, melhor gerenciamento de resíduos e maior automação de todo o processo. Dentre os recursos de precisão, destaque para o sistema de inteligência artificial que, a partir de fotos dos grãos, tiradas a cada 20 segundos, faz ajustes na configuração para obter a melhor performance.
John Deere 9RX
O maior trator produzido em série no planeta chegou ao Brasil com opções de potência que vão de 710 cv a 830 cv. Seu principal diferencial são as quatro esteiras no lugar das rodas, com mais capacidade de tração e redução na compactação do solo. Segundo a fabricante, entrega até 40 hectares a mais de eficiência operacional por dia. Seu motor de 18 l dispensa o uso de fluido de exaustão (Arla), reduzindo os custos operacionais. Tem ajuste automático da rotação conforme a velocidade desejada.
Case IH AF10 Automation
A maior colheitadeira axial do mundo usa motor de 775 cv e trabalha com plataformas de até 61 pés. O alimentador é sincronizado com o rotor, de sorte que, em conjunto com o sistema X-Flow (no qual peneiras vibram lateralmente e compensam inclinações de até 12° do terreno), garante um processamento mais suave e menor perda. O tanque graneleiro tem capacidade para 20 mil l e a taxa de descarga é de 212 l/s. Seu sistema de IA realiza até 1.800 intervenções autônomas diárias em prol da eficiência e produtividade.
Massey Ferguson MF 500R
O pulverizador conta com estação meteorológica (que coleta e analisa dados climáticos em tempo real e informa ao operador) integrada ao controlador de vazão — isso resulta em maior eficiência operacional e redução de desperdício. O modelo conta ainda com ajuste automático da altura das barras, permitindo uma aplicação uniforme do insumo, além dos sistemas de pré-mistura, recirculação de produtos e controle de aplicação. Tudo para aumentar a precisão na aplicação e reduzir o desperdício.
Valtra Momentum
A plantadeira se destaca pelo chassi dividido em três módulos, que mantém as linhas de plantio automaticamente na melhor posição, a despeito do relevo. O modelo tem sistema pneumático para injeção de fertilizante, com variação de apenas 10% entre as linhas (50% menos que sistemas convencionais) e pode ser operada a até 10,5 km/h sem perda de eficiência. Seu sistema para transporte reduz a sua envergadura de 18 m para apenas 3,6 m, permitindo o deslocamento entre os talhões de plantio com segurança.
Fendt Ideal 25
A mais nova colheitadeira da fabricante alemã conta com sistema automatizado de operação, reduzindo perdas e melhorando a qualidade do material colhido. Sua área de trilha, 45% superior à das versões anteriores, ampliou a capacidade de separação. A máquina também tem sistema de compensação de até 15% da inclinação — e isso evita perda em terrenos irregulares. Ela ainda conta com sistemas automatizados para manobras e operação de sequências pré-programadas, o que reduz a chance de erro em operações de cabeceira.