Sarau Bar lança carta de drinques em homenagem líquida à arte brasileira
Por Ney Ayres
O Sarau Bar, localizado no Pulso Hotel, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, celebra seu primeiro ano com uma nova carta de coquetéis, concebida como uma galeria líquida. Criada pelo aclamado bartender Gabriel Santana — único profissional a vencer o World Class em dois países, Suíça e Brasil —, a coleção transforma drinques em obras de arte. Cada coquetel é uma homenagem a um artista plástico que moldou a cultura e a sensibilidade do Brasil. Por meio de memórias, territórios e símbolos, os sabores se entrelaçam a universos artísticos, elevando o ato de brindar a uma experiência estética completa.
Gabriel Santana explica que a proposta vai além de criar driques: “Acima de tudo, buscamos criar narrativas. Cada receita é uma leitura, uma homenagem, um gesto de encontro entre universos distintos, da coquetelaria à arte, do olhar ao paladar”. A ideia é celebrar a arte brasileira em cada gole.
Por exemplo: inspirado no pintor Alfredo Volpi, o drinque Bandeirinhas combina grappa e borbulhas de cambuci, evocando as festas juninas. Já a leveza dos desenhos de Andrés Sandoval é traduzida no Cúrcuma e Jenipapo, uma criação clarificada no leite, com vodca e infusão de jenipapo. Carla Caffé, outra desenhista, dá nome ao Território Afetivo, uma mistura de rum, jabuticaba e coco que traça um mapa de sabores urbanos e afro-caribenhos.
As obras do gravador Evandro Carlos Jardim, por sua vez, ganham uma releitura introspectiva do clássico Boulevardier no drinque 1935, com uísque envelhecido e toque de cumaru. O pintor e gravador Alberto Martins inspira o Porto Atlântico, que apresenta “relevos tropicais” em camadas de vodca, acerola e vinho do Porto. Enquanto o Monsieur Charlot, em homenagem ao pintor Odson Charlot, é uma união elegante e refrescante de cognac, Calvados e goiaba.
O Sarau Bar resgata a tradição dos grandes hotéis como epicentros culturais das cidades. Com curadoria musical de Rômulo Fróes e Vitor Kurc, o espaço tornou-se referência para apreciadores de música, arte e coquetelaria. A nova carta de drinques convida o público a vivenciar a arte não apenas como contemplação, mas como uma experiência sensorial completa.
Sarau Bar
Pulso Hotel
R. Henrique Monteiro, 154, Pinheiros, São Paulo – SP
@sarau_bar