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entrevista

Ela influencia os influenciadores

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Ela influencia os influenciadores

Maria Priscila Alves Nabozni comanda a MAPA360, agência de comunicação especializada em relações públicas, publicidade e mídia paga. Sua maior paixão é o marketing digital, contando com um supertime de influencers

Por Walterson Sardenberg Sº

Retratos de Claudio Gatti

Maria Priscila Alves Nabozni é hoje um dos maiores nomes do marketing de influência no Brasil. Jornalista de formação, ela construiu uma carreira sólida ao transformar a antiga assessoria de imprensa que fundou ainda na faculdade em uma das maiores agências de comunicação corporativa do país. Visionária, identificou cedo um problema comum às empresas: a fragmentação da comunicação entre diferentes fornecedores — publicidade, assessoria de imprensa, marketing digital e relações públicas — que nem sempre atuavam em sintonia. Foi a partir dessa percepção que nasceu a MAPA360, uma agência full service que integra todas as frentes de comunicação em uma estratégia unificada, oferecendo economia de tempo, redução de custos e resultados escaláveis. Com sede em São Paulo, a agência atua desde 2018 nesse modelo integrado e já acumula reconhecimentos como o prêmio Hospitality Award, dois Top Of Mind da Folha de São Paulo, além de ter sido eleita como Empresa Inspiradora na Connect Week. Sob o comando de Maria Priscila, a MAPA360 se diferencia por unir expertise em comunicação a um olhar inovador para o marketing de influência. Desde os tempos dos blogs até a ascensão dos micro e nano influenciadores, ela acompanhou e moldou o setor, criando inclusive a plataforma Mundo Mapping, hub tecnológico que conecta mais de 13 mil influenciadores a marcas de diversos segmentos. Mais que fundadora de uma agência, Maria Priscila consolidou-se como uma líder de mercado e formadora de opinião, ajudando executivos, empresas e criadores a compreender o poder da influência como ferramenta estratégica de negócios. Hoje, ela não apenas conecta marcas a vozes relevantes, mas também influencia os próprios influenciadores, estabelecendo-se como referência indispensável em um mercado em constante transformação.

Maria Priscila Alves Nabozni é hoje um dos maiores nomes do marketing de influência no Brasil. Fotos de Claudio Gatti

THE PRESIDENT _ Conte um pouco da sua trajetória

Maria Priscila Alves Nabozni – Sou sócia-fundadora da MAPA360, que abri há 23 anos, enquanto ainda estava no segundo ano da faculdade de jornalismo, em Curitiba. No início, atuei em alguns veículos de comunicação, vi que o jornalismo era entusiasmante, mas não queria estar do lado de lá da cadeira. Preferia ser assessora de imprensa. Descobri a função na prática e, mesmo passando por poucas agências, notei que poderia abrir a minha própria. Isso foi em 2002. Comecei em Curitiba, sem medo de bater na porta de grandes clientes. Acabei focando no segmento de turismo e hotelaria, que mantemos até hoje.

Você sediou a MAPA360 em três cidades diferentes. Como foi isso?

MPAN – Depois de Curitiba, tive uma passagem rápida por Recife, por conta do trabalho do meu marido. Lá conheci outra perspectiva do turismo, mas continuei atendendo clientes de Curitiba. Mesmo levando os clientes que havia cativado, foi um grande desafio se inserir no mercado local. Dois anos depois, chegamos a São Paulo. Foi em 2006; meu filho nasceu em 2007. Logo notei que aqui, na capital paulista, a concorrência era, claro, ainda mais acirrada. Tivemos de prospectar muito e, até pouco antes da pandemia, 90% dos clientes eram de turismo, hotelaria, aviação e entretenimento.

Como uma assessoria de imprensa se transformou em uma agência full service?

MPAN – Em 2012 nossos clientes começaram a requisitar novos serviços e passamos a oferecer marketing digital. Quatro anos depois, vieram as primeiras atividades de publicidade e propaganda. Em 2018, enfim, nos posicionamos como uma agência full service, com marketing digital consolidado, publicidade e outras frentes. Hoje oferecemos relações públicas, assessoria de imprensa, comunicação interna, publicidade, marketing digital, tráfego e marketing de influência. Só não temos produtora de vídeo. Hoje a MAPA360 está entre as 20 maiores empresas de comunicação corporativa do Brasil — chegamos ao 17.º lugar. Fomos eleitos Empresa Inspiradora na Connect Week de 2024 e ganhamos o Hospitality Award em 2023, como a melhor agência de marketing e comunicação para hotelaria no Brasil. Sempre crescemos de forma orgânica, com capital 100% nacional.

Fale mais sobre marketing de influência na sua trajetória.

MPAN – Tenho atuação há 18 anos com celebridades e influenciadores. Gosto de dizer que comecei quando ainda era tudo mato, só havia blogueiros, e não influenciadores. Em 2020, criamos uma startup de marketing de influência, a Mundo Mapping, uma plataforma que conecta marcas a influenciadores. Hoje são mais de 13 mil influenciadores cadastrados. A plataforma funciona como um hub comercial para parcerias e negócios. O ritmo de uma startup é diferente do de uma empresa tradicional.

Como vocês escolhem os influenciadores e os conectam às marcas?

MPAN – Não sou eu diretamente. É a plataforma Mundo Mapping quem faz isso. Agências, clientes e empresários entram, criam sua estratégia e encontram influenciadores. Os 13 mil cadastrados passaram por uma curadoria. São avaliados por oito índices: tamanho de rede, taxa de engajamento, perfil comportamental, tipo e qualidade do conteúdo, entre outros. Não aprovamos quem não produz conteúdo de verdade. Às vezes alguém tem 20 mil seguidores, mas só posta selfies. Quem age assim não passa pelo crivo na curadoria.
Como a Mundo Mapping impacta a forma como as marcas e os influenciadores se conectam?
A Mapping nasceu para simplificar e democratizar o marketing de influência, mostrando ao mercado que ter influenciadores divulgando uma marca não é exclusividade de grandes empresas. A plataforma funciona como um hub de negócios, cujo principal objetivo é gerar oportunidades para ambos os lados, mas sempre com profissionalização, contratos e metodologia estruturada.

Quais são as tendências mais promissoras em marketing de influência?

MPAN – Vejo quatro grandes forças: nano e micro influenciadores pela proximidade, inteligência artificial pela eficiência, autenticidade como valor central e experiências imersivas como diferencial. As marcas que conseguirem combinar essas frentes terão mais relevância e resultados sustentáveis.

Funciona bem para nichos?

MPAN – Sim, e é uma loucura. São mais de 80 nichos na plataforma. Já tivemos pedidos de influenciadores especializados em erva-mate ou rolamentos industriais. No marketing de influência, isso é possível.

Você destaca o cross networking como estratégia para conectar diferentes nichos por meio de influenciadores. Pode nos contar algum case de sucesso dessa metodologia e seus resultados?

MPAN – O cross networking consiste em unir diferentes nichos para potencializar o conteúdo. Em uma campanha, por exemplo, aproximamos influenciadores de turismo e gastronomia, criando narrativas mais ricas e genuínas. Isso amplia alcance e engajamento porque conecta comunidades inteiras em torno de um mesmo propósito. Um exemplo dos resultados ocorreu numa ação em Bariloche, na Argentina.