The President

Mercado

Conexão global

Mercado

Conexão global

Augusto Lemos, CEO da Savencia Fromage & Dairy Brasil, comemora reposicionamento da organização no setor de queijos e lácteos

Por Fran Oliveira

Retratos Germano Lüders

Com mais de sete décadas de tradição e presença marcante nas mesas brasileiras, a Savencia Fromage & Dairy Brasil atravessa, em 2025, um momento marcante na sua trajetória. Em dezembro de 2024, a operação, até então conhecida como Polenghi, adotou oficialmente o nome corporativo da matriz francesa, passando a se chamar Savencia Fromage & Dairy Brasil. A mudança reforça a conexão com o grupo global, referência em queijos especiais e produtos lácteos de valor agregado, além de consolidar uma imagem mais moderna, inovadora e internacional.

A Savencia Fromage & Dairy é um grupo multinacional, reconhecido no mundo todo pela excelência em queijos especiais e laticínios. A nova identidade adotada no país fortalece o posicionamento da companhia, conectando ainda mais a operação local à reputação global e dando visibilidade ao seu portfólio diversificado, que reúne marcas amplamente reconhecidas, como Polenghi, Polenguinho, Frescatino, Campo Lindo, Ile de France, Skandia e Polenghi Profissional. 

Augusto Lemos, CEO da Savencia Fromage & Dairy Brasil, comemora os novos tempos com muito otimismo. “Ao longo dos últimos dois anos, conduzimos um plano consistente de transformação e crescimento sustentável, que hoje projeta a operação brasileira com mais relevância dentro do grupo”, celebra. “É um reconhecimento importante do que construímos com nossos times, parceiros e marcas, sempre com foco em inovação, excelência e conexão com o consumidor brasileiro.”

Augusto Lemos, CEO da Savencia Fromage & Dairy Brasil, comemora o reposicionamento da marca

THE PRESIDENT _ Conte um pouco de sua trajetória profissional até chegar ao comando da Savencia Fromage & Dairy Brasil.

Augusto Lemos – São 32 anos trabalhando no mercado alimentício para empresas, na grande maioria, multinacionais na área de alimentos, como Kraft Foods / Mondelez, Cargill Foods e atualmente Savencia. Profissionalmente, me desenvolvi através de posições em Marketing, Trade Marketing, Vendas até a Presidência. Atuei em várias cidades brasileiras e em países como México e Equador. No final de 2022, aceitei o convite do grupo Savencia. Encantei-me com o negócio, com as pessoas e estou motivado. É um mercado muito dinâmico.

O que é a Savencia Fromage & Dairy? 

AL – É uma empresa francesa, familiar, independente. A Savencia atua em dois grandes negócios: Fromage & Dairy, focado em queijos e lácteos e o negócio de Gourmet, focado em chocolates premium. Estamos na torre dos queijos e lácteos. Globalmente, são 26 mil colaboradores, e estamos presente em 120 países. 

O que o motiva na produção de uma empresa global no setor de alimentos e laticínios?

AL – Sou um apaixonado pelo consumidor e por marcas e modelos de negócio.  A Savencia Brasil é um processo em construção. Acreditamos muito no conteúdo do que está por trás da marca corporativa Savencia. Nosso trabalho é mostrar cada vez mais o potencial do Brasil. O queijo faz parte da nossa cultura. Ele está presente no nosso dia a dia. De uma forma diferente da França e de uma forma diferente dos Estados Unidos. Mas o brasileiro gosta muito de queijo. Está na nossa cultura e na nossa forma de nos alimentar. O grande desafio é mostrar o potencial do mercado e achar as estratégias e os caminhos para poder crescer.

Quais experiências anteriores mais influenciaram no seu estilo de liderança e visão de negócio? 

AL – Tive a oportunidade de aprender sobre diversas culturas e estilos de liderança. Desde uma empresa de capital aberto, em que todo trimestre é importante, até as companhias mais familiares, nas quais os próximos 10, 15, 20 anos são mais relevantes. A combinação dessas experiências ajudou-me a ir moldando um modelo de planejamento para o futuro, mas com uma orientação também para o curto prazo. Esse equilíbrio possibilita pensar em estratégia — mas, também, entregar o hoje. Porque sem o hoje não se tem o amanhã. Trabalho com pessoas muito diferentes. Para mim, isso é bastante estimulante.

Onde estão localizadas as fábricas da Savencia Brasil? 

AL – Nós temos quatro unidades fabris: Angatuba, em São Paulo; Goiatuba, em Goiás; São Vicente de Minas, em Minas Gerais; e a fábrica de Uberlândia, também em Minas. Esta última é recente, e uma das mais modernas do mundo para a Savencia. Equipada com o melhor que pudemos trazer em termos de tecnologia, qualidade fabril e segurança alimentar. Ela foi desenhada para ampliar o nosso portfólio, e para agregar mais inovações, mas também inovamos nas outras fábricas.

“A Savencia é um grupo humanista. Temos valores muito bem definidos, como tolerância, coragem, honestidade e lealdade”.

Quais são as principais metas da empresa até 2030? 

AL – Temos metas em relação à redução de emissões de gás carbônico, consumo de água e consumo de energia. Além do pilar social, de igual importância para nós. Essa é uma agenda que faz parte do nosso dia a dia. Não é algo que caminha em paralelo. São ações inseridas nas nossas decisões. Aliás, somos a única empresa do setor lácteo a ter as duas certificações ao mesmo tempo: Great Place to Work e Top Employer.

Que práticas culturais explicam o reconhecimento dessas certificações? 

AL – A Savencia é um grupo muito humanista. Posiciona, de fato, as pessoas no centro das decisões. Temos valores muito bem definidos, como tolerância, coragem, honestidade e lealdade. Queremos aceitar e compreender os outros; ir até o fim no exercício de suas responsabilidades e reconhecer os próprios erros; respeitar a verdade sem mascará-la; e aderir fielmente ao Grupo, que, por sua vez, apoia seus colaboradores.

Quais são os objetivos do programa Positive Food?

AL – O Positive Food é vital para a Savencia porque traduz o propósito da empresa em ações concretas de produto e reputação, conectando prazer gastronômico, saúde e responsabilidade socioambiental — três pilares que garantem sua relevância no longo prazo.

E essa construção de uma cadeia produtiva sustentável, ética e inclusiva é um dos pilares que têm impulsionado o protagonismo da operação brasileira dentro do grupo global.

Nossas ações em ESG [Governança ambiental, social e corporativa], desde a captação de leite com rastreabilidade até o fortalecimento de comunidades locais, são reconhecidas não apenas por seu impacto positivo, mas como referência de modelo. Esse compromisso genuíno com o desenvolvimento responsável tem sido um diferencial competitivo real da nossa atuação.

Sem falar no nosso investimento em inovação e diferenciação de portfólio, orientado pelo programa, onde apresentamos queijos com redução de sal ou gordura, Ingredientes naturais e Embalagens sustentáveis.

“Nosso papel é sempre inovar e nos diferenciar no setor lácteo. Queremos agregar ao consumidor e estar presente em mentes e corações”.

Na Savencia, a liderança feminina ocupa 54% dos cargos de gestão. Como a empresa construiu esse ambiente de diversidade? 

Com respeito. Agindo para valer no que se refere à inclusão e diversidade. Fazemos isso porque acreditamos que é o certo. E se essas líderes femininas estão onde estão é porque são as melhores para aquelas posições. O que fazemos é criar um ambiente onde elas se sintam também respeitadas e valorizadas para terem a mesma equidade de voz. E, juntos, construirmos uma empresa que seja cada vez mais representativa.

Sustentabilidade e inovação são hoje fatores indissociáveis de competitividade no setor de alimentos? 

Acredito que sustentabilidade, naquilo que é cuidar do meio ambiente e melhorar a qualidade de produtos, é uma obrigação nossa. É fazer melhor todos os dias. Tenho deparado com situações em que se tem uma redução na quantidade de embalagem. E isso é bom para o negócio e para o ambiente. Estamos descartando muito menos resíduos, que, aliás, podem ser reciclados. Consigo fazer disso um processo sustentável. É continuar puxando a corda para cima no sentido de liderar essa evolução que, para mim, é uma evolução natural dos alimentos, fazendo da forma certa. Obviamente para nós é muito bom também do ponto de vista de reputação. As marcas se fortalecem através disso.

Olhando para o futuro, quais áreas de crescimento a Savencia Brasil pretende priorizar? 

Vamos continuar investindo nas nossas marcas. Esse é um ponto importante. A gente vem de dois anos de uma grande transformação dentro da empresa. Mudar para a Savencia foi um símbolo para nós. É uma nova inspiração. Estamos, realmente, nos propondo a diferenciar nesse mercado lácteo que é muito competitivo. É um novo sonho para todos os colaboradores e uma nova referência para o mercado, para clientes, para os parceiros. Acredito muito nos valores, nas marcas, na cultura humanista da empresa e no que estamos construindo. Tem muito mais por vir no futuro. Estamos só no começo da jornada.

Que legado você gostaria de deixar à frente da Savencia Brasil tanto para a empresa quanto para o setor? 

Acho que o nosso papel é continuar inovando e nos diferenciando no setor lácteo. Mostrando que há outras possibilidades de apresentar os produtos para os consumidores. Queremos agregar valor e, obviamente, estar presente em mentes e corações por meio de uma performance de crescimento de forma sustentada. Ou seja, o que chamamos de share of mind e share of heart.  Acredito que esse é o nosso papel. Espero que, daqui a alguns anos, possamos olhar para trás e dizer: “Foi bom, valeu a pena ter feito isso”.