Com a aposentadoria de Alexander Lacik em março de 2026, Berta de Pablos-Barbier é a primeira mulher a ocupar os cargos de presidente e CEO da Pandora
Por Redação
Foto Divulgação
A Pandora anunciou nesta terça-feira (30) a aposentadoria de Alexander Lacik em março de 2026, após quase sete anos como presidente e CEO da marca. Ao mesmo tempo, a joalheria também comunicou que Berta de Pablo-Barbier, atual diretora de marketing (CMO), é quem vai assumir o cargo.
Berta ingressou na Pandora como CMO e membra da equipe de liderança executiva em novembro de 2024. Na função, ela liderou com sucesso o posicionamento estratégico da empresa como uma marca completa de joias, principal alavanca da estratégia de crescimento, chamada Phoenix.
O reconhecimento da Pandora atingiu um nível recorde, e o portfólio de produtos e o mix de marketing da companhia foram renovados com inovações. Agora, Berta de Pablos-Barbier vai liderar a evolução estratégica contínua da empresa como uma marca completa de joias, dando prosseguimento aos resultados obtidos durante a gestão de Alexander Lacik.
“É uma honra suceder Alexander no próximo ano. Sob sua gestão, a Pandora avançou de forma consistente e estabeleceu as bases para um crescimento sustentável. Mesmo sendo a maior do setor, ainda temos um potencial significativo a explorar, e estou entusiasmada em liderar este próximo capítulo com a nossa equipe”, diz Berta, que também se torna a primeira mulher a ocupar os cargos de presidente e CEO da Pandora.
A nomeação de Berta de Pablos-Barbier é resultado de um criterioso processo de busca global, como parte do planejamento de sucessão de longo prazo do Conselho de Administração. A futura CEO da Pandora é espanhola e possui 30 anos de experiência executiva internacional em marcas globais de luxo e bens de consumo, como LVMH — Moët & Chandon, Dom Pérignon e Mercier.
Aposentadoria de Alexander Lacik
Alexander Lacik assumiu a Pandora como presidente e CEO em abril de 2019. Desde então, conduziu um processo de reestruturação bem-sucedido e lançou a estratégia Phoenix para transformar a empresa em uma marca completa de joias. Sob sua liderança, a receita cresceu 45%, e o quadro global de funcionários passou de 24 mil para 37 mil pessoas.
“Depois de mais de 30 anos liderando marcas globais e sete anos à frente da Pandora, chegou o momento de me aposentar e dedicar minha energia a outras áreas. Liderar a Pandora foi a maior experiência da minha vida profissional, e tenho muito orgulho dos resultados que conquistamos. Embora seja difícil deixar o cargo, fico muito satisfeito em passar o bastão para as mãos seguras de Berta. Estabelecemos a Pandora como uma das principais marcas globais de consumo e, com ela no comando, estou convencido de que a empresa continuará crescendo”, revelou Alexander.
Atualmente, a Pandora está consolidada como líder digital entre as marcas de consumo, além de figurar entre as 100 marcas mais valiosas do mundo e as 50 empresas mais sustentáveis.