The President

tecnologia

Bezos e Musk juntos no espaço? Amazon lança satélites via SpaceX

tecnologia

Bezos e Musk juntos no espaço? Amazon lança satélites via SpaceX

Rivais no desenvolvimento de satélites de internet espacial, Amazon e SpaceX se uniram para lançar 24 satélites de internet do Projeto Kuiper

Por Redação

A Amazon, de Jeff Bezos, contou com a ajuda da SpaceX, de Elon Musk, para lançar na madrugada desta quarta-feira (16) seu terceiro lote de satélites do Projeto Kuiper. O lançamento, transmitido ao vivo na rede social X, foi feito pelo foguete Falcon 9 a partir de uma plataforma de lançamento espacial na Flórida, nos Estados Unidos.

A parceria é incomum e inusitada, já que Amazon e SpaceX são rivais no desenvolvimento de satélites de internet espacial. Atualmente, quem lidera este nicho de mercado é a Starlink, da SpaceX, com aproximadamente oito mil satélites ativos e cinco milhões de clientes no mundo.

Cerca de três horas antes dos 24 satélites Kuiper irem ao espaço, a Starlink lançou 26 satélites próprios. O Projeto Kuiper, que pretende ser ativado ainda em 2025, agradeceu a ajuda da concorrente nas redes sociais e afirmou que essa foi apenas a primeira de três colaborações entre as empresas.

(Foto: Reprodução/X)

Amazon corre contra o tempo

Além da SpaceX, a Amazon também conta com outros parceiros para lançar seus satélites, como United Launch Alliance (ULA), Arianespace e Blue Origin — outra empresa fundada por Bezos. Isso porque o prazo imposto pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) para que 1,6 mil satélites estejam em órbita é de julho de 2026.

O Projeto Kuiper começou em 2019, visando criar uma rede de mais de três mil satélites para fornecer internet de banda larga. Os primeiros disparos ocorreram em abril e junho, ambos em foguetes da ULA com 27 satélites a bordo. Para atingir sua meta e cumprir com o apertado prazo, a Amazon já reservou pelo menos 83 lançamentos com diferentes parceiros.

Já a Starlink planeja lançar sua terceira geração de satélites em 2026. Segundo publicação da empresa no X, cada um desses novos satélites é projetado para fornecer mais de um terabit por segundo de capacidade de download e mais de 200 Gbps de capacidade de upload para os clientes. Os números representam mais de dez vezes a capacidade de download e 24 vezes a capacidade de upload dos satélites em comparação com a segunda geração.

Para competir com a empresa de Elon Musk, Jeff Bezos gastou mais de dez bilhões de dólares com a Kuiper até aqui. De acordo com analistas do Bank of America (BofA), a Amazon precisará gastar até 23 milhões de dólares para completar o Projeto Kuiper.