Com quase 119 metros de comprimento e prestes a ser vendido no Monaco Yacht Show, o superiate Breakthrough opera inteiramente com propulsão a hidrogênio
Por Felipe Novis
Fotos Divulgação/Edmiston
O superiate mais sustentável do mundo está à venda. Desenvolvido ao longo de cinco anos pela renomada construtora naval holandesa Feadship, o Breakthrough é movido a hidrogênio, teria sido encomendado por Bill Gates e estará disponível por 645 milhões de dólares (aproximadamente R$ 3,5 bilhões) na prestigiada feira anual Monaco Yacht Show, em setembro.
A embarcação mais avançada e sustentável já feita tem quase 119 metros de comprimento, sete andares, 15 cabines e capacidade para 30 hóspedes, além de uma equipe de 43 tripulantes. O superiate, que ficou pronto esse ano, também conta com cômodos luxuosos, como hospital privativo, cinema, quadra de basquete e um beach club com piscina de borda infinita.
De acordo com o The New York Post, o Breakthrough foi construído a pedido de Bill Gates. O CEO da Microsoft, no entanto, nunca pisou no megaiate. Seu costume de alugar embarcações durante as férias, por outro lado, explicaria a decisão de vender o item.
Como funciona o Breakthrough
O Breakthrough é o primeiro iate do mundo a operar inteiramente com propulsão a hidrogênio líquido comprimido, armazenado a -253°C em dois tanques criogênicos de 28 toneladas cada. O sistema usa 16 células de combustível que geram eletricidade limpa e silenciosa, enquanto o calor do processo é reutilizado para aquecer a piscina, o spa e até os pisos dos quartos.
Em trechos onde o hidrogênio não está disponível, a embarcação funciona com geradores auxiliares movidos a HVO, um biocombustível de última geração que reduz as emissões em até 90%. Segundo o Economic Times, o iate é capaz de navegar até 6.500 milhas náuticas — equivalente a 12 mil quilômetros — com emissão zero.
“O objetivo era desenvolver uma tecnologia nova e limpa não apenas para este projeto, mas para o mundo. O valor da pesquisa, bem como o desenvolvimento de regulamentos de segurança de classe e bandeira para um tipo inteiramente novo de geração de energia, é um avanço que temos orgulho de ter disponibilizado a todos”, disse Jan-Bart Verkuyl, Diretor/CEO da Feadship.
“A proposta era construir o iate mais ecológico e ambientalmente avançado já construído, sem concessões. Foi um desafio enorme, mas que a equipe abraçou e entregou. O iate que vemos hoje, projetado pela RWD e construído pela Feadship, é sem dúvida o melhor iate já construído. Tenho orgulho de ter participado desde o início desta ideia”, afirmou Jamie Edmiston, CEO da Edmiston, corretora que está vendendo o Breakthrough.
Mais sobre o luxo do Breakthrough
O interior do Breakthrough foi desenhado pelo estúdio britânico RWD. Seu novo proprietário poderá desfrutar de uma residência privativa distribuída em espaço com quatro andares, dois quartos, academia, duas salas de estar com lareira, despensa, escritórios e elevador interno.
As varandas laterais das cabines são retráteis, ampliando o ambiente em até 1,5 metro. O cinema de 12 lugares ainda pode ser convertido em sala de jogos. A ampla biblioteca, as lareiras espalhadas pelas salas e o heliponto que também pode funcionar como quadra esportiva são outros destaques.