Catarina Aviation Show foca nos negócios, reduz número de convidados e se torna um dos principais eventos do universo do luxo no Brasil
A edição 2025 do Catarina Aviation Show aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho, em São Roque, a 75 quilômetros da capital paulista, no Aeroporto Executivo Internacional São Paulo Catarina. Embora ainda jovem (acontece desde 2022), o evento já figura entre as principais feiras de aviação executiva no país. THE PRESIDENT conferiu as atrações que ocuparam três hangares e mais uma ampla área externa do aeroporto.
A feira é organizada pela JHSF em parceria com a NürnbergMesse Brasil e sua entrada é reservada apenas a convidados. Este ano, o foco se voltou com força para os negócios – os convites foram reduzidos de 7 mil, em 2024, para cerca de 4,5 mil. Já o número de marcas participantes saltou de 50 para 70 – enquanto a área de exposição mais que dobrou, chegando a 17 mil m².
Os protagonistas
Com 35 metros de comprimento e 35,1 m de envergadura, o ACJ TwoTwenty, da Airbus Corporate Jets, era a maior aeronave do evento. Versão executiva do A220, sua cabine é três vezes maior que os jatos executivos grandes (73 m² de piso), e pode ser configurada com seis diferentes ambientes. Sua concorrente direta, a Boeing Business Jets, apresentou o BBJ Select, cuja ferramenta de configuração permite criar a cabine personalizada do BBJ 737 MAX – a versão executiva do Boeing 737 – e fazer um tour virtual.
Dentre os presentes, nenhuma outra aeronave ia mais longe que o Bombardier Global 7500, jato de ultra longo alcance – 14.260 quilômetros sem escalas. Ou seja, é possível decolar lá da pista do Catarina e voar direto para Sydney, na Austrália. Com quatro ambientes distintos, a cabine pode ser personalizada. Cabe ao comprador escolher entre a versão com capacidade máxima de 19 passageiros até a versão com suíte privativa e cabine para descanso da tripulação. A Bombardier exibiu também o jato médio Challenger 3500, com alcance de 6.297 quilômetros e capacidade para até dez passageiros. Tem cabine com piso plano e a maior largura da categoria.
Outros dois jatos executivos expostos na feira também levam até 19 passageiros. O primeiro é o Gulfstream G600, com um alcance de 12.223 quilômetros – conectando São Paulo a toda Europa ou África sem escalas. Sua cabine pode ser configurada em três áreas distintas, mais o espaço para tripulação. O outro é o Dassault Falcon 8X, com alcance semelhante ao do G600, de 11.945 km, e uma das maiores cabines do mercado. Ao seu lado, esteve o Falcon 2000LXS, jato de longo alcance (7.408 quilômetros), que pode transportar 12 passageiros em sua configuração de capacidade máxima e se destaca pela versatilidade, podendo operar em pistas curtas.
Já no espaço da Embraer, os visitantes puderam conhecer de perto duas aeronaves. O Phenom 300E é o mais veloz jato leve atualmente em produção, com velocidade de cruzeiro de Mach 0,8 (cerca de 859 km/h), e capacidade de sete a 11 passageiros a depender da configuração de cabine. Já o Praetor 600 é o jato supermédio com maior alcance (5.790 quilômetros, capaz de voar direto de São Paulo a Miami) e com as tecnologias mais avançadas (comandos de voo totalmente fly-by-wire e redução ativa de turbulência, dentre outras).
Outro jato super médio que os visitantes puderam conhecer de perto foi o Cessna Citation Longitude, no espaço da TAM Aviação Executiva, representante da marca. Ele tem alcance de 6.428 quilômetros, cabine com piso totalmente plano e capacidade para até 12 passageiros. Junto dele, também estava o jato leve Citation CJ3+, que leva até nove passageiros e voa até 3.778 quilômetros sem reabastecer.
Outros destaques
A Synerjet, representante da Pilatus, exibiu dois modelos da fabricante suíça: o PC-12, monomotor turboélice para até oito passageiros, conhecido pela sua versatilidade e capacidade de operar em pistas curtas de terra; e o PC-24, bimotor a jato para até seis passageiros, com autonomia de até 3.610 quilômetros, que se destaca pelo baixo nível de ruído e também opera em pistas curtas não pavimentadas.
Os helicópteros, claro, marcaram presença no evento. A Airbus Corporate Helicopters levou o ACH 145, modelo executivo para até oito passageiros e autonomia de quase 4 horas – que conta com avançado piloto automático de quatro eixos, garantindo mais precisão e confiabilidade em todas as condições de voo.
Já a Leonardo levou o AW109 GrandNew, bimotor leve com alcance de 833 quilômetros, cabine com opções de quatro, cinco e seis lugares, portas deslizantes dos dois lados e degraus retráteis eletricamente, enquanto a TAM Aviação Executiva mostrou o Bell 429, o biturbina com a maior cabine da categoria, levando seis passageiros e dois pilotos.
A Solojet também compareceu à feira e exibiu os dois modelos que fazem parte do seu programa de compartilhamento de aeronaves: o jato leve Hawker 400XP e o super médio Citation X. A empresa também oferece soluções de assessoria na compra e venda de aeronaves, hangaragem e manutenção. Já a Flapper aproveitou o evento para anunciar o lançamento de seu braço de propriedade fracionada de aeronaves e também exibiu um Hawker 400XP, o primeiro a fazer parte de sua frota.
O estande da Revo, com design assinado pelo seu embaixador e famoso arquiteto Sig Bergamin, era uma atração à parte. A empresa provê serviços de transporte aéreo urbano em São Paulo, com helicópteros bimotores e dois pilotos a bordo, conectando a região da avenida Faria Lima com o aeroporto de Guarulhos e a Fazenda Boa Vista.
Nas águas e no asfalto
Três embarcações puderam ser vistas e visitadas pelos convidados do evento. O Okean 57, conhecido como “barco dos anfitriões”, oferece uma proposta de popa ampla e interativa – a área útil total do iate é de 100 m² – com varandas laterais que se abrem, aumentando a sensação de conexão com o mar. Amplamente customizável, pode até ganhar uma piscina com capacidade para oito pessoas na proa.
A Schaeffer levou duas embarcações. A Schaefer 660, que se destaca pelas duas plataformas laterais dobráveis de acionamento hidráulico – aumentam em até 30% a praça de popa – e pela suíte master com entrada independente. São 18 passageiros de dia, com pernoite de dez. Já a Schaefer V44, que ganhou notoriedade por ter sido a escolha da modelo Gisele Bündchen, tem ampla área externa, capacidade para 14 pessoas durante o dia e acomodação para quatro em pernoite.
Os automóveis também tiveram a sua vez no evento. No estande da Paito Imports estava a dupla de carros mais clicados do evento: uma Ferrari 12Cilindri e um Rolls-Royce Cullinam. A empresa atua como um concierge na importação de veículos exclusivos, cuidando de todos os detalhes, desde a aquisição até o transporte e entrega.
Um Porsche 911 GT2 RS Clubsport EVO, exposto no espaço da Leonardo junto ao AW109 GrandNew (com as mesmas cores da aeronave), também foi “bombardeado” pelos smartphones – assim como o Aston Martin Vanquish e o McLaren 720S estacionados no estande da Comexport.
Os visitantes puderam, ainda, ver modelos expostos de BMW, BYD, Chevrolet, Ford, GAC, Lexus, Mercedes-Benz, Omoda/Jaecoo, Porsche e Toyota Gazoo Racing. Também foi possível fazer test-drive em modelos selecionados, em um percurso de aproximadamente 15 quilômetros, que incluía um trecho da rodovia Castelo Branco.