Pierre de Tarde Lamiot é o CEO da S2 Bicycle Industries, empresa que engloba as marcas SENSE Bike e SWIFT Bicycles
Por Amélia Whitaker
Pierre de Tarde Lamiot é o CEO da S2 Bicycle Industries, empresa que engloba as marcas SENSE Bike e SWIFT Bicycles. Com uma paixão pelo ciclismo desde a infância, Pierre tem se dedicado a transformar essa paixão em excelência e inovação no mercado de bicicletas. Sua trajetória profissional inclui experiência em gestão de equipes, desenvolvimento de produtos e manufatura, com negociações e parcerias significativas com fornecedores na Ásia e Europa. Antes de assumir a posição de CEO, Pierre foi gerente de produtos da S2, sendo responsável por inovações tecnológicas e pelo desenvolvimento de modelos de sucesso como Impact, Invictus e Exalt.
1. Você mencionou que sua paixão pelo ciclismo começou na infância. Como essa paixão influenciou sua trajetória profissional até se tornar CEO da S2 Bicycle Industries?
A paixão sempre foi o combustível para evoluir na minha trajetória profissional no mercado de bicicletas. Acredito que com paixão, somos capazes de entender o que um ciclista espera de uma bicicleta, superar os desafios e avançar sempre para frente. Trabalhar com algo que gosto e admiro é muito importante para mim, sempre fui trabalhador, curioso e junto a paixão, isso me fez evoluir muito!
2. Durante sua carreira, você conduziu negociações e parcerias com fornecedores na Ásia e Europa. Quais foram os principais desafios e aprendizados dessas experiências?
As negociações com a Asia e Europa são fundamentais para nosso negócio quando mais de 90% dos insumos das bicicletas são importados! Desde 2015 participei a desenvolver uma cadeia de suprimentos através a Asia e Europa e a maior aprendizagem é de saber cultivar as verdadeiras parcerias, pois são elas que são duradouras e agregam a nossa empresa. Fico sempre feliz quando vejo muitos dos nossos fornecedores se sentirem parte da nossa história, vai além do simples business. No entanto os desafios atuais são importantes e nos impactam muito visto que a logística internacional está caótica com a falta de contêiners, conflitos no mar vermelho e complexidade de travessia no canal do Panama aumentam os custos e tempos de trânsito, fora o tema dos aumentos do dólar/euro que tenham nos afetados muito. É um mercado no qual precisamos ser resilientes, com forte parcerias!
3. Como gerente de produtos da S2, você esteve à frente de inovações tecnológicas e do desenvolvimento de modelos de sucesso. Como você enxerga a importância da inovação no mercado de bicicletas?
Sempre incentivei a inovação no mercado de bicicletas porque é a única forma de ofertar ao consumidor produtos que vão proporcionar uma experiência de uso diferenciada. A inovação nas bicicletas elétricas por exemplo é essencial para agregar qualidade, desempenho e experiencia positiva de uso e neste caso fomos a primeira marca (entre as nacionais e importadas) e ofertar bikes elétricas com bateria de 820Wh, proporcionado a maior autonomia de uso no mercado! Uma marca verdadeira se constrói através da tecnologia, inovação e estética. Somos umas das raras indústrias e marcas no Brasil que desenvolve de forma autoral seus produtos e isto nos permite de ir além e buscar sempre o melhor. Nosso mercado é muito dinâmico e se não inovar, não será capaz de se sustentar ao longo prazo.
4. Desde que assumiu como CEO da S2 Bicycle Industries, quais têm sido suas principais prioridades e objetivos para a empresa?
Assumi o cargo em um momento desafiador do mercado, a nível global e isso mudou um pouco o nosso foco e estratégias. Umas das prioridades e de deixar as nossas marcas (e indústria) mais fortes, com equilíbrio racional e inteligente dos custos e despesas. No entanto, a nossa visão estratégica tem como objetivos de tornar as nossas marcas SENSE e SWIFT como referencias em termo de qualidade, inovação e experiência de uso no mercado, sendo líder em vários seguimentos importante como as bikes para garotadas, mountain bike elétricas e convencionais e bikes de estradas. Queremos provar de que o brasileiro pode ter orgulho de uma marca genuinamente nacional “made in Brasil”, com produtos iguais ou melhor do que marcas de outros países para servir o consumidor com uma experiência incrível de compra e uso. Buscamos a nos tornar uma “Embraer” da bicicleta, esse objetivo me motiva muito!
5. Como você vê o futuro do mercado de bicicletas e qual o papel da S2 nesse cenário?
A bicicleta tem um papel fundamental em nossa sociedade moderna e a pandemia provou isto. O ciclismo é o único esporte que pode se praticar ao longo da vida desde 1 ano de idade, em família e independente do orçamento. É uma ferramenta social poderosa, participando do nosso bem-estar físico e mental, por essa razão, vejo que o futuro deste mercado é promissor. Além da questão do wellness, a bike é hoje a única solução de mobilidade urbana sustentável e vemos uma maturidade muito forte na Europa, que um dia vai acontecer no Brasil. Essa tomada de consciência é fundamental e na S2 queremos contribuir nessa mudança positiva para a sociedade. Acredito que no Brasil, podemos chegar a 10% da população brasileira pedalando de forma consistente, isto seria uma grande evolução e a S2 participa disto, com a construção de pistas para as novas gerações, promoção de eventos para fomentar a prática e paixão por bike, lançamento de produtos inovadores e de alta qualidade para todos os tipos de uso e orçamentos. Somos responsáveis para cuidar deste ecossistema e confio que a bicicleta terá um enorme destaque no Brasil nos próximos anos, já que é um país onde podemos pedalar todos os meses do ano e onde o contágio por bike é forte!! Estamos muito animados com futuro!