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Como funcionam os 'robotáxis' da Tesla

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Como funcionam os 'robotáxis' da Tesla

Serviço de viagens da Tesla com carros sem motoristas humanos tem taxa fixa em US$ 4,20 e opera apenas com câmeras

Por Redação

No último domingo (22), a Tesla lançou oficialmente seus ‘robotáxis’, um pequeno grupo de carros sem motorista, na cidade de Austin, no Texas. Com taxas de viagens fixas em US$ 4,20, é a primeira vez que veículos da marca sem motoristas humanos transportaram passageiros pagantes.

Para Elon Musk, presidente-executivo da montadora de carros elétricos, a novidade é crucial para o futuro da Tesla e do transporte urbano. O executivo chamou o momento de “ápice de uma década de trabalho árduo” em uma publicação em sua rede social X.

Foto: Divulgação/Tesla

Como funcionam os ‘robotáxis’?

Na data de lançamento, somente um pequeno grupo de fãs da Tesla teve a oportunidade de experimentar as novas viagens em versões totalmente autônomas do Tesla Model Y. Embora os carros sejam projetados para operar sem motoristas, funcionários da Tesla ainda estavam presentes nos bancos dianteiros, cumprindo normas de segurança.

A garantia de segurança, inclusive, é uma das maiores preocupações de Musk. Por esse motivo, os ‘robotáxis’ estão operando apenas em áreas limitadas de Austin, entre 6h e meia-noite. No futuro, os veículos estarão disponíveis em locais onde sejam aprovados, com a promessa de uma operação escalável e simples.

Foi criado também um site dedicado ao novo serviço, para que usuários se inscrevam e tenham acesso antecipado aos carros autônomos quando estiverem disponíveis em suas regiões. A Tesla ainda planeja que o serviço evite o mau tempo e cruzamentos difíceis, além de não transportar nenhum passageiro com menos de 18 anos.

Ao contrário da prática padrão do jovem setor de veículos autônomos, os ‘robotáxis’ da Tesla não dependem de várias tecnologias para ler as ruas e atuam apenas com câmeras, sem menores como radares. Cada carro conta com um monitor de segurança no banco do passageiro e apoio remoto de teleoperadores.

De acordo com Musk, tudo isso será seguro e muito mais barato que demais serviços do tipo. Apesar de elogios feitos aos ‘robotáxis’ pelos influenciadores e investidores simpatizantes que os testaram, algumas gravações compartilhadas nas redes sociais mostraram falhas, como entrada indevida em faixa contrária e excesso de velocidade. No entanto, ainda não houve incidentes graves envolvendo a novidade.

A concorrência de Musk

Com os ‘robotáxis’, a Tesla entrou em uma corrida competitiva na área do transporte sem motoristas humanos. O Google, por exemplo, já trabalha com a Waymo, que opera mais de 1.500 carros autônomos em Austin (Texas), Phoenix (Arizona), São Francisco e Los Angeles (Califórnia). A empresa utiliza sensores avançados e sistemas de monitoramento remoto, tendo realizado mais de 10 milhões de corridas com taxas de acidente inferiores às do trânsito convencional.

Já a Zoox, da Amazon, atua em modo experimental em algumas regiões dos Estados Unidos, assim como o serviço da Tesla. Assim como a Waymo, por outro lado, ela adota uma abordagem de maior cautela em relação aos ‘robotáxis’ de Elon Musk, com forte presença de tecnologia e protocolos de segurança mais severos.