The President

cOZINHA

SUSTENTÁVEL

gourmet

COZINHA SUSTETÁVEL

Com imagens do fotógrafo bradileiro Sergio Coimbra o manifesto gastronômico do chef japonês Yoshihiro Narisawa ganha um livro da taschen em edição de colecionador.

Por Mario Ciccone

Narisawa (à direita, em primeiro plano) é um profissional minucioso

Yoshihiro Narisawa pode se orgulhar de merecer um verbete na história da gastronomia internacional. Aos 52 anos, o chef japonês tem sua própria marca e estilo, com um manifesto pela cozinha sustentável e autoral, utilizando ingredientes locais. Esse esmero chamou a atenção da editora Tas- chen, que lançou o livro Yoshihiro Narisawa – Satoyama Cuisine, uma edição limitada a mil exemplares, com fotos do brasileiro Sergio Coimbra.

Depois de experiências na França, Suíça e Itália, Narisawa comanda o próprio restaurante em Tóquio, com duas estrelas do Guia Michelin . A casa leva o seu nome e tem também uma estrela verde no famoso guia. “O tema aqui é ‘coexistir com as florestas’, e nós expressamos a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar em nossos pratos”, afirmou em depoimento ao Michelin. Suas receitas incorporam ingredientes das aldeias, das florestas e de águas costeiras. De algas marinhas a flores silvestres, tudo é aproveitado.

apresentação dos pratos é primorosa. Melhor ainda com a luz elaborada por Sergio coimbra

A edição da Tashen está longe de ser um livro de receitas. A rigor, é uma obra sobre a jornada. Mostra cada etapa da cadeia de abastecimento, bem como a satoyama (local de terra cultivável ao pé da montanha e que também denomina a sin- tonia com a natureza). A obra é um guia visual do Japão e da sua cultura, plenamente capturados por Sergio Coimbra.

O brasileiro, aliás, atuou 25 anos no mercado de café para depois se tornar um dos mais importan- tes fotógrafos gastronômicos do mundo. Tem trabalhos com chefs do porte de Heston Blumen- thal e Massimo Bottura. Com estúdio em Nova York e São Paulo, já venceu o Grand Prix de la Photographie du Tourisme Gastronomique, em Paris, no ano de 2011.

A limitada edição de colecionador da Taschen está escrita em inglês e conta com os autógrafos de Yoshihiro Narisawa e Sergio Coimbra