Relatório anual de cidades e países mais seguros do planeta para turistas foi divulgado pela Berkshire Hathaway Travel Protection
Por Redação
A Berkshire Hathaway Travel Protection (BHTP), empresa de seguros de viagem, divulgou seu relatório anual de cidades e países mais seguros do planeta. Os rankings combinam percepções reais de viajantes dos Estados Unidos com dados confiáveis de fontes independentes para identificar os destinos menos perigosos do mundo.
A BHTP entrevistou mais de 1.500 americanos, considerando apenas respostas de pessoas que realmente visitaram cada destino. Os participantes avaliaram suas experiências em diferentes categorias, como criminalidade, saúde e transporte. A empresa de seguros ainda utiliza um algoritmo próprio que pondera e sintetiza índices de segurança de fontes, como The Economist, GeoSure Global e Numbeo.
As cidades mais seguras
Pelo segundo ano seguido, Reykjavik foi eleita a cidade mais segura do mundo. No relatório, a BHTP destaca que, segundo a GeoSure Global, não há um único bairro da capital da Islândia que não seja excepcionalmente seguro.
Reykjavik lidera na lista de segurança contra crimes violentos e figura em segundo lugar nos rankings de segurança contra terrorismo, medidas de saúde e segurança para mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas negras. O local no litoral islandês ainda é o quarto colocado em segurança no transporte.
Copenhague, na Dinamarca, foi eleita a segunda cidade mais segura do planeta, enquanto Zurique, na Suíça, aparece em terceiro lugar. Honolulu (Havaí), Sidney (Austrália), Tóquio (Japão), Seul (Coreia do Sul) e Singapura são as únicas não europeias presentes na lista. O Brasil não teve representantes.
Os países mais seguros
Já no relatório de países mais seguros do planeta, os Países Baixos (comumente chamados de Holanda) estão na primeira colocação. O destino foi destacado pela BHTP por ser “um lugar que ama a paz”, com viajantes atribuindo notas quase máximas em medidas de saúde, segurança geral e segurança para mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas negras.
Logo na sequência aparece a Austrália, com a Áustria em terceiro lugar. Líder no relatório de 2024 e considerada o país mais pacífico do mundo pelo Índice Global da Paz, a Islândia está na quarta posição.
As 15 cidades mais seguras do mundo para turistas
1 – Reykjavik (Islândia)
2 – Copenhague (Dinamarca)
3 – Zurique (Suíça)
4 – Amsterdã (Países Baixos)
5 – Honolulu (Havaí)
6 – Sidney (Austrália)
7 – Barcelona (Espanha)
8 – Lisboa (Portugal)
9 – Tóquio (Japão)
10 – Dublin (Irlanda)
11 – Veneza (Itália)
12 – Seul (Coreia do Sul)
13 – Londres (Reino Unido)
14 – Singapura
15 – São Francisco (Estados Unidos)
Os 15 países mais seguros do mundo para turistas
1 – Países Baixos
2 – Austrália
3 – Áustria
4 – Islândia
5 – Canadá
6 – Nova Zelândia
7 – Emirados Árabes Unidos
8 – Suíça
9 – Japão
10 – Irlanda
11 – Bélgica
12 – Portugal
13 – França
14 – Reino Unido
15 – Dinamarca