André Gurgel e Felipe Bezerra transformaram uma ideia provocativa em uma das marcas mais sólidas, premiadas e desejadas do mobiliário autoral brasileiro
Por Redação
O Estúdio Mula Preta nasceu em 2012, em Natal (RN), com uma proposta provocativa que rapidamente se firmou como uma das marcas mais sólidas e premiadas do mobiliário autoral brasileiro. Desde o início, chamou atenção por peças com nomes irreverentes, estética ousada e identidade marcante. O que parecia uma brincadeira de design revelou-se um projeto estratégico e consistente.
A marca soma mais de 30 pontos de venda no país, mantém lojas em São Paulo e no Rio Grande do Norte, e coleciona prêmios internacionais como o iF Design Award (Alemanha), o Good Design Award (EUA) e o A’ Design Award (Itália). Ao longo dos anos, o estúdio refinou sua linguagem e consolidou uma linha autoral contemporânea e versátil, que transita com naturalidade entre projetos minimalistas e ambientações maximalistas. O que não mudou foi a assinatura cheia de personalidade e o rigor técnico das criações.
À frente da operação estão os potiguares André Gurgel, designer de produto e cofundador da startup de tecnologia Synco, e Felipe Bezerra, arquiteto, designer e sócio do EMA Arquitetura. A dupla conduz o estúdio com olhar preciso para branding, diferenciação e construção de valor.
“O Mula Preta é um estúdio que virou negócio, uma estética com identidade própria que se tornou uma marca com valor de mercado e que hoje inspira uma nova geração de empresários criativos brasileiros”, define Bezerra.
“Design, pra gente, não é só forma. É posicionamento, narrativa e relevância no tempo. O desafio sempre foi unir criação com estratégia, estética com gestão.”, conta Gurgel.
Com a loja em São Paulo — que completa cinco anos em 2025 — o Mula Preta intensificou o diálogo com o consumidor final e o público especificador. O espaço virou vitrine da marca e ponto de encontro entre design, moda, arte e cultura. Em 2024, recebeu lançamentos e desfiles de grifes como Carolina Herrera e Mondepars — sempre com o sotaque nordestino como marca registrada. Os empresários se preparam para um novo salto, com foco na expansão internacional, em novas colaborações e coleções que reforcem a vocação do estúdio para o atemporal com alma brasileira.