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Joalheria famosa pelos ovos russos, Fabergé é vendida por quase R$ 272 milhões

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Por Redação

Joalheria famosa pelos ovos russos, Fabergé é vendida por quase R$ 272 milhões

A Gemfields vendeu a Fabergé para a SMG Capital por 50 milhões de dólares

A joalheria de luxo Fabergé, famosa por seus icônicos ovos imperiais russos, foi vendida por 50 milhões de dólares (aproximadamente R$ 272 milhões), para a SMG Capital, empresa de investimentos dos Estados Unidos controlada pelo empresário Sergei Mosunov, sócio da empresa de capital de risco The Garage Syndicate.

A Gemfields, mineradora britânica de pedras preciosas coloridas na África, havia adquirido a Fabergé por 142 milhões de dólares em 2013. No fim de 2024, a empresa colocou a joalheria à venda depois de suspender temporariamente suas ações em uma mina de rubis em Moçambique em decorrência da instabilidade política no país. Outro motivo para a venda é o prejuízo de 100 milhões de dólares e a queda de 19% de receita no ano passado.

“Tendo iniciado nossa revisão estratégica da Fabergé em resposta aos desafios consideráveis que a Gemfields começou a enfrentar no quarto trimestre de 2024, a venda de hoje marca o fim de uma era para nós. A Fabergé desempenhou um papel fundamental na elevação do perfil das gemas coloridas extraídas pela Gemfields e certamente sentiremos falta de sua influência no marketing e do seu poder de estrela. Expresso nossa admiração e sinceros agradecimentos à equipe da Fabergé por sua firmeza e pelo progresso alcançado ao longo dos anos. Marcas tão icônicas e belas como a Fabergé não mudam de mãos com muita frequência e desejamos à equipe e ao Sr. Mosunov todo o sucesso na perpetuação do legado incomparável da Fabergé”, disse Sean Gilbertson, CEO da Gemfields, em comunicado oficial.

Assim que a venda for concluída, o que deve acontecer ainda este mês, a Gemfields vai receber 45 milhões de dólares da SMG Capital. Os outros cinco milhões de dólares virão de pagamentos trimestrais de royalties.

“É uma grande honra para mim ter a custódia de uma marca tão excepcional e globalmente reconhecida. A herança única da Fabergé, com laços com a Rússia, Inglaterra, França e EUA, abre oportunidades significativas para fortalecer ainda mais sua posição no mercado global de luxo e expandir sua presença internacional. A Fabergé continuará a se concentrar em joias, acessórios e relógios, e estamos imensamente ansiosos para oferecer um serviço excepcional aos clientes de varejo e atacado da Fabergé, e para acolher calorosamente novos fãs da marca”, afirmou Sergei Mosunov, também em comunicado oficial.

Quase 200 anos de história

A Fabergé foi fundada em 1842 por Gustav Fabergé e rapidamente se consolidou como uma das joalherias de maior prestígio no mundo. Em 1882, Peter Carl Fabergé assumiu o comando da marca e criou seus ovos homônimos com gemas e metais preciosos. O primeiro deles foi encomendado pelo czar russo Aleksandr III como presente de Páscoa e inaugurou uma série de aproximadamente 50 peças produzidas para a família imperial até 1916.

Os ovos se tornaram ícones mundiais e estão entre os itens mais valiosos da Fabergé. A joalheria ainda produziu relógios e joias até 1917, quando deixou de ser administrada pela família fundadora, que exilou-se durante a Revolução Russa. Nos anos seguintes, a marca mudou de dono várias vezes e chegou a comercializar perfumes e produtos de limpeza.

Em 2007, a Fabergé Limited adquiriu os direitos da joalheria e a família voltou a ser envolvida no negócio. Com isso, a Fabergé retomou sua identidade de alto luxo — mesmo produzindo coleções mais acessíveis nos dias de hoje, mas que preservam as características originais da marca.