Por Felipe Novis
Fotos Paulo Freitas
Criado pelo artista Eduardo Fadul Teixeira durante dois anos, o Faduled Art Studio abre dia 16 de agosto
A cidade de São Paulo está prestes a receber um novo ateliê. Produzido e pensado pelo artista Eduardo Fadul Teixeira, o Faduled Art Studio abre dia 16 de agosto, no bairro dos Jardins, como espaço expositivo e local de experimentação. Concebido como site-specific, o local ainda vai receber a mostra “Cyclus”, formada por 20 obras inéditas, entre desenhos e pinturas.
Segundo seu fundador, o espaço que agora abriga ateliê e exposição “era uma tela em branco, um cubo vazio, com paredes intactas”. Depois de dois anos de intervenções, o ambiente agora é composto, predominantemente, por cores azul, rosa, dourado e preto, além de ser preenchido do teto ao chão com formas fluidas e performáticas. A área de 60 m² é emoldurada por quadriculados em LED e outros materiais, como colagens e poliuretano. O ateliê é um convite ao espectador para experimentar sua interpretação de experiência estética.
Com três ‘momentos’ distintos — estúdio, ateliê e espaço expositivo —, porém entrelaçados, o Faduled Ar Studio funciona como espaço fotográfico e audiovisual. O ateliê concentra a produção artística, enquanto o espaço expositivo compõe-se de mapoteca e arara. O discurso visual que abrange todos os trabalhos é resultado do arcabouço de informações visuais, ideias e conhecimento adquirido pelo artista Eduardo Fadul ao longo dos estudos, visitas em exposições e experiências pessoais.
A mostra “Cyclus”
A mostra “Cyclus” representa um período intenso de criação do espaço e das obras num determinado contexto. O ciclo remete a um tempo determinado de uma criação específica, que foi concebida, regada, acumulada e guardada durante dois anos. A abertura do ateliê completa um ciclo e abre um novo.
“A própria linguagem dos trabalhos de se criar uma ideia de camadas simbólicas em que as borboletas/mariposas carregam, também influi num ciclo de começo, meio e fim”, afirma Eduardo Fadul.
O carvão vegetal é, na maior parte das vezes, o ponto de partida para as criações de Eduardo. Assim, inclusive, nasceram os desenhos que preenchem as paredes do Faduled Art Studio.
Mais sobre Eduardo Fadul
Eduardo Fadul Teixeira, também chamado de Eduardo Faduled, nasceu em 1980 em Goiânia, mas passou a infância na pequena Caçu, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes no interior de Goiás. Ele se mudou para São Paulo em 2000, formando-se em Economia em 2006 pela Faculdade Estadual de Campinas (Unicamp).
Depois de trabalhar no mercado financeiro até 2015, chegando a morar de 2008 a 2010 em Nova Iorque, Eduardo iniciou seus estudos artísticos na Escola Panamericana de Arte em 2018. Na sequência, ingressou na graduação em Artes Visuais na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), quase simultaneamente ao curso de Artes Visuais da Faculdade Belas Artes, em 2020.