The President

motor

Obra de arte sobre as águas

motor

Obra de arte sobre as águas

Nascido para redefinir conceitos de grandiosidade, o Ferretti Yachts 1000 é produzido no Brasil pelo estaleiro OKEAN

Primeiro megaiate de 100 pés da Ferretti produzido no Brasil, o Ferretti Yachts 1000 foi lançado às águas no final de maio. O lançamento aconteceu em Itajaí (SC), sede do estaleiro OKEAN que, além de produzir suas próprias embarcações, é o único fora da Itália com autorização para criar os modelos Ferretti. O acordo de licenciamento foi celebrado no fim de 2020 com o Grupo OKEAN – do qual ainda faz parte a Yachtmax, nomeada sua representante exclusiva no Brasil. 

O FY 1000 é o flagship da marca italiana e também o maior iate produzido em sua história. Dono de dimensões monumentais – 30 metros de comprimento e boca (como é conhecida, no meio náutico, a largura) máxima de 6,81 m –, foi preciso que todo o processo produtivo da empresa fosse repensado. Segundo a Ferretti, tecnologias inovadoras foram aplicadas, mas sem deixar de lado o conhecimento adquirido pelos mestres construtores navais em quase seis décadas. 

Embarcação assinada pelo renomado arquiteto italiano Filippo Salvetti, o FY 1000 traz inovações exclusivas, como um enorme flybridge, com nada menos que 55 m² de área útil e com acesso direto à proa, sem degraus, por meio de duas passagens laterais. Já o seu hardtop é produzido em lâminas de fibra de carbono com abertura elétrica. O projeto da embarcação demandou 40 mil horas de desenvolvimento conceitual, 4.250 de projeto naval e 9.650 de prototipagem dos moldes.

O porte do FY 1000 impressiona: são Mais de seis metros de largura

A embarcação também representa um marco para a indústria naval nacional: trata-se do maior iate construído em fibra de vidro produzido em série no Brasil. “O Ferretti Yachts 1000 é mais do que um avanço tecnológico para a náutica brasileira”, afirma Roberto Paião, CEO do Grupo OKEAN. “Ele é a prova viva de que sonhos ousados, quando guiados por propósito, planejamento e paixão se tornam realidade.”

O projeto busca oferecer a experiência de cruzeiro com o conforto de uma casa. Além de um lounge com espreguiçadeiras e garagem para bote e jet-ski, a popa conta com uma plataforma deslizante e submergível – diversão garantida para até 20 pessoas a bordo. A plataforma é totalmente integrada com a praça de popa, que inclui uma elegante varanda com mesa para refeições e visão marítima.

Ao efetivar a compra da embarcação, o proprietário escolhe entre duas opções de layout: o conceito aberto, em que o living é integrado, com cozinha americana; ou o estilo europeu, em que a cozinha fica fechada e separada do living. Seja qual for a escolha, os ambientes são espaçosos e com fácil circulação. As áreas internas, amplamente envidraçadas, são compostas por belíssimo mobiliário de marcas italianas icônicas, como Minotti, Bonaldo, Cattelan e Roda.

A suíte do proprietário tem 20 metros quadrados
O flybridge, cujo acesso se dá sem escadas, tem 55 metros quadrados

O acabamento das suítes é evidenciado por madeira nobre, revestimentos de pedras e iluminação em LED – o que realça a beleza do interior nos mínimos detalhes. A acomodação do proprietário, uma suíte meia-nau com 20 m², tem espaçoso closet, janelas panorâmicas e banheiro com portas de vidro deslizantes. Há ainda outras quatro amplas suítes, permitindo o pernoite de oito hóspedes, além de duas cabines para a tripulação.

Equipado com dois motores MTU 16V 2000 M96L, o iate atinge velocidade máxima de 24 nós (44,4 km/h). Já a velocidade de cruzeiro é de 20 nós (37,04 km/h). O tanque de combustível tem capacidade para 9 mil litros, conferindo ampla autonomia, e o de água, para 1.320 litros. Mais do que o maior iate da Ferretti, o FY 1000 representa uma nova era de grandiosidade sobre as águas.