The President

garagem

Garantia escandinava

Garagem

Garantia escandinava

Nova referência da Volvo, EX90 é o SUV 100% elétrico de sete lugares considerado o modelo mais seguro da história da marca sueca

Por Marcio Ishikawa

É impossível falar de evolução da segurança automotiva sem mencionar a Volvo. Entre muitos dispositivos e sistemas, a fábrica sueca inventou o cinto de segurança de três pontos, considerado pela NHTSA, a agência de segurança rodoviária americana, como a mais eficaz tecnologia de segurança automotiva de todos os tempos.

No evento de lançamento do EX90, antes de apresentar o carro propriamente dito, a Volvo fez questão de relembrar esse legado. O motivo ficou óbvio logo mais: seu novo flagship e primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico é apresentado como o Volvo mais seguro já produzido até hoje. Simbólico para a marca considerada sinônimo de segurança.

O EX90 estreia o LiDAR (Light Detection and Ranging), uma espécie de radar a laser. “Sua importância é comparável a do cinto de três pontos”, garante Marcelo Godoy, CEO da Volvo Car Brasil. Falaremos mais dele adiante.

Minimalista radical 

Godoy também frisou que o EX90 não é uma versão elétrica do XC90. Trata-se de um novo carro, embora as medidas e silhuetas dos dois sejam próximas. Feito sobre uma plataforma criada para elétricos, o EX90 tem entre-eixos maior, grade frontal fechada, conjunto óptico e rodas com design diferenciado, além de detalhes como as maçanetas externas embutidas.

Após as apresentações, hora de cair na estrada. THE PRESIDENT conduziu o Volvo EX90 por quase 90 quilômetros, entre a capital paulista e Vinhedo (SP). A cabine traz o padrão elegante da marca, com acabamento em dois tons e materiais sofisticados. Minimalista ao extremo, outro diferencial em relação ao XC90, são os poucos botões físicos, com as funções concentradas na tela central de 14,5 polegadas. 

Já no início da viagem, o condutor notou que precisava baixar a altura do volante e, instintivamente, levou a mão à coluna de direção e… nada encontrou. Assim como os retrovisores externos, o ajuste é feito na tela central – foi o que fez, encostando no meio fio. Esse minimalismo extremo pode ter resistência dos tradicionalistas, embora seja algo fácil de se habituar.

Mas, e o LiDAR? “Ele emite pulsos de laser e capta o reflexo para determinar a posição e a distância dos objetos ao redor, fazendo um mapeamento 3D preciso”, explica Vinícius Garritano, gerente de produto da Volvo. “Funciona como redundância de outros sistemas, ou seja, câmera, sensores ultrassónicos e radares, e não é afetado pela ausência de luz, neblina ou chuva.”

A precisão faz do LiDAR uma peça fundamental para o próximo passo rumo aos carros autônomos. Além disso, cada EX90 gera dados que alimentam um sistema de inteligência artificial, que aprende com situações diárias e pode gerar novas funções, revertidas para todos os modelos compatíveis por meio das atualizações remotas.

Garritano dá um exemplo hipotético. “Se uma bola surge na via e é seguida de uma pessoa repetidas vezes, o sistema aprende que esse objeto tem a possibilidade de vir acompanhado de um pedestre”, afirma. “Isso levaria a uma melhoria que, caso uma bola seja detectada, prepara o carro para uma frenagem automática.”

Dirigibilidade 

Vendido no Brasil só na versão Ultra Performance, o Volvo EX90 tem dois motores elétricos, 524 cv de potência e 92,8 mkgf de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos e a bateria de 111 kWh garante autonomia de até 459 quilômetros, de acordo com o Inmetro. Em carregador de 250 kW, a carga vai de 10% a 80% em meia hora.

O test-drive revelou uma ótima dirigibilidade – o feeling é parecido com o do SUV compacto EX30. A carroceria pouco oscila nas mudanças de direção, enquanto o sistema de direção responsivo garante precisão na cidade – onde a preocupação fica só com o tráfego em duas rodas ao lado de um SUV de 1,96 m de largura.

Na estrada, a precisão da centralização em faixa se mostrou notável, tal como o isolamento acústico. A atualização do One Pedal, sistema em que a maior parte das frenagens é feita só levantando o pé do acelerador, é outra boa nova. O novo modo “adaptativo” considera o tráfego à frente e, se não há outro veículo, reduz a atuação do freio e mantém a velocidade de cruzeiro.

Já próximo ao destino, o motorista sentiu na pele a atuação da segurança ativa do EX90. Uma picape atravessou três faixas de uma vez para pegar uma saída da rodovia, passando por trás do Volvo a uma distância nada recomendável. Prevendo uma colisão, o pré-tensionamento do cinto foi acionado – e apenas então o condutor se deu conta da manobra do imprudente motorista.

volvocars.com/br

Novo Volvo XC90

A Volvo também apresentou o XC90 reestilizado, veterano em sua segunda geração. Híbrido plug-in, ele conviverá com o EX90, sendo opção para quem ainda não se sente seguro com um elétrico. Ele roda até 47 quilômetros na eletricidade e pode ser recarregado na tomada – com os dois motores combinados, o alcance chega a 550 quilômetros. No visual, ganhou retoques na nova grade e nas lanternas, além de cabine renovada, em que se destaca a nova tela central de 12,3 polegadas.