Presente em mais de 100 países, Amarula lidera a categoria no Brasil, com 16% de participação em volume e presença em mais da metade dos pontos de venda do canal moderno; país é o segundo maior mercado consumidor da marca
Por Redação
Fotos Divulgação
Produzido na África do Sul a partir do raro fruto da marula, Amarula é o licor cremoso número um do Brasil, com 16% de participação em volume e presença em mais da metade dos pontos de venda do canal moderno. Sucesso no país, o segundo maior mercado consumidor da marca, a bebida tem uma história inusitada e diretamente ligada ao maior animal terrestre: o elefante.
Originais das planícies subequatoriais da África, as maruleiras dão seus frutos exóticos no auge do verão do hemisfério sul. Durante o período, os elefantes migram em busca dos frutos dourados, indicando às comunidades locais o momento certo para a colheita. Os animais são apaixonados por marulas, percorrendo longas distâncias na savana para se alimentar delas.
A relação genuína, ancestral e cheia de significado é parte essencial da cadeia produtiva da Amarula. Não por acaso, o elefante é o grande símbolo da marca, que desde 2008 apoia a preservação desses gigantes por meio de parcerias com instituições como HERD e Jabulani, na África do Sul.
E no Brasil não é diferente. Na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, está localizado o Santuário de Elefantes Brasil, o primeiro santuário de elefantes da América Latina. Além de manter uma relação próxima com Amarula, o SEB oferece um ambiente natural e seguro para a recuperação física e emocional de elefantes resgatados de cativeiro. Atualmente, o espaço abriga sete elefantes, incluindo Pupy e Kenya, as primeiras africanas do local.
Nova campanha de Amarula
Em homenagem às origens do licor cremoso, Amarula lançou a campanha “Coração de Elefante”, iniciativa que une arte urbana, experiência sensorial e apoio a causas socioambientais. Durante o mês de agosto, a ação ocupará a cidade de São Paulo com uma escultura itinerante em formato de elefante, feita em discoball, que circulará por pontos estratégicos antes de chegar ao Beco do Batman, onde será inaugurado um mural exclusivo criado pelo coletivo de arte urbana Na Lata, na ZIV Gallery.
A obra homenageia justamente Pupy e Kenya, as primeiras elefantes africanas resgatadas pelo Santuário de Elefantes Brasil. Além das intervenções urbanas, a campanha terá desdobramentos no ponto de venda e no e-commerce. Entre agosto e setembro, a cada garrafa vendida nas redes Carrefour, GPA e na Amazon, R$ 10 serão revertidos ao Santuário, apoiando a infraestrutura e os cuidados com os animais.
“Coração de Elefante é um convite à reconexão com a natureza e com aquilo que realmente importa para Amarula, reforçando um propósito que faz parte do DNA da marca. Além de uma nova forma de comunicar isso — por meio de iniciativas estrategicamente pensadas para inserir Amarula no lifestyle da nova geração consumidora de licor — a campanha estreita laços e atrai um novo público. Amarula carrega afeto, respeito pelas origens africanas e propósito na sua jornada, e essa campanha traduz essa essência com autenticidade”, destaca Bárbara Ramos, gerente de marketing de Amarula no Brasil.