The President

relojoaria

Christian Knoop apresenta em São Paulo o legado de design da IWC Schaffhausen

relojoaria

Christian Knoop apresenta em São Paulo o legado de design da IWC Schaffhausen

Maison de alta joalheria, a centenária IWC Schaffhausen promoveu uma imersão para revelar parte do seu legado dentro da indústria de relógios

Por Redação

Fotos Divulgação

A IWC Schaffhausen promoveu uma imersão para revelar parte do seu legado dentro da indústria de relógios, com foco nos icônicos modelos Ingenieur. O evento, realizado nos dias 29 e 30 de outubro na Casa Wooding, em São Paulo, teve como anfitrião o “Chief Design Officer” da Maison, Christian Knoop, que veio especialmente da fábrica na Suíça para se encontrar com os convidados.

O espaço em Alto de Pinheiros se transformou temporariamente em “Casa IWC Ingenieur”, expondo peças históricas e proporcionando diferentes experiências, como “watchmaking classes”, talks sobre design e um jantar VIP com os entusiastas e colecionadores.

Imersão promovida pela IWC Schaffhausen foi realizada na Casa Wooding, em São Paulo
O espaço em Alto de Pinheiros se transformou temporariamente em “Casa IWC Ingenieur”, expondo peças históricas e proporcionando diferentes experiências

O legado Ingenieur

Desenvolvidos pelo revolucionário designer Gérald Genta, os relógios da coleção Ingenieur são conhecidos pela sofisticação e atemporalidade desde a década de 1960. Os modelos são referência no segmento quando o assunto é alta relojoaria, com a perfeita fusão entre design funcional, forma e função.

Para a IWC, Genta seguiu as diretrizes que consolidaram a marca no meio da alta relojoaria e agregou sua arte em algumas criações, especialmente na linha Ingenieur, com elementos que são como assinaturas altamente reconhecíveis pelos conhecedores e admiradores da Maison.

Na década de 1970, a indústria relojoeira suíça foi abalada profundamente pela crise do Quartz e pela disparada dos preços do ouro. Nesse contexto, a IWC Schaffhausen recorreu ao renomado Gérald Genta para redesenhar seu Ingenieur, desenvolvido originalmente para profissionais expostos a fortes campos magnéticos, como cientistas e engenheiros. 

Genta, então, criou o Ingenieur SL, Referência 1832, apresentando um aro com cinco reentrâncias e uma pulseira integrada. A IWC escolheu uma abordagem diferente e comercializou o modelo exclusivamente para engenheiros nos anos seguintes. Entre 1976 e 1983, apenas 598 peças foram produzidas e vendidas. Atualmente, são considerados relógios icônicos que atendem a um estilo atemporal.

IWC Ingenieur Automatic 42

Os novos Ingenieur

Em homenagem a Gérald Genta, a IWC Schaffhausen apresenta três novos Ingenieur. O primeiro é um lançamento aguardado por muitos dos entusiastas de alta relojoaria: o IWC Ingenieur Automatic 42, com inconfundível design de pulseira integrada derivado do renomado designer e execução totalmente em cerâmica.

O calibre 82110 com sistema de corda Pellaton, componentes cerâmicos e reserva de marcha de 60 horas é visível através do fundo da caixa em vidro safira fumê, enquanto a pulseira integrada de cerâmica preta é conectada à caixa por meio de seus elos centrais para oferecer a melhor ergonomia. Já o mostrador preto apresenta a estrutura característica “Grid”, composta por pequenas linhas e quadrados, um recurso de design característico do IWC Ingenieur.

IWC Ingenieur Calendário Perpétuo 41

O IWC Ingenieur Calendário Perpétuo 41, por sua vez, marca o primeiro modelo em aço inoxidável da IWC Schaffhausen a combinar o design Ingenieur com o calendário perpétuo desenvolvido por Kurt Klaus. A caixa, o aro e a pulseira de 41 milímetros apresentam um acabamento elaborado com superfícies acetinadas e polidas.

No mostrador azul com seu característico padrão “Grid”, três submostradores exibem a data, o dia da semana, o mês e a fase perpétua da lua. Ponteiros banhados a ródio e marcadores de metal preenchidos com Super-LumiNova garantem perfeita legibilidade. O calibre 82600 fabricado pela IWC com sistema de corda Pellaton e componentes cerâmicos pode ser visualizado através do fundo da caixa em vidro de safira.

Por fim, o Ingenieur Automático 35 complementa a coleção Ingenieur com uma versão com caixa de 35 milímetros. O modelo revisita os códigos estéticos arrojados do Ingenieur SL, Referência 1832, um relógio esportivo de luxo criado por Gérald Genta na década de 1970. Ele apresenta uma caixa e uma pulseira integrada feitas de ouro 5N de 18 quilates, um mostrador dourado e apliques e ponteiros dourados.