The President

turismo

JOMO: a nova mentalidade de viajar que virou tendência

turismo

JOMO: a nova mentalidade de viajar que virou tendência

Segundo pesquisa realizada pela YouGov a pedido da Norwegian Cruise Line, mais de 70% dos viajantes estão deixando de lado o turismo acelerado para buscar escapadas restauradoras e significativas

Por Redação

Uma nova mentalidade está ganhando força e remodelando a forma como as pessoas pensam sobre viajar: a Joy of Missing Out (JOMO), ou “alegria de ficar de fora”. A tendência já está viralizando no turismo, especialmente entre quem busca autocuidado, flexibilidade, contato com a natureza e liberdade das obrigações.

Diferente das viagens movidas pelo Fear of Missing Out (FOMO), ou “medo de ficar de fora”, em que turistas buscam riscar todos os destinos possíveis o mais rápido possível e não dão uma pausa para apreciar grandes momentos, o JOMO abraça uma abordagem mais lenta e intencional.

De acordo com uma pesquisa realizada pela YouGov a pedido da Norwegian Cruise Line (NCL), mais de 70% dos viajantes estão deixando de lado o turismo acelerado para buscar escapadas mais restauradoras e significativas que priorizam o bem-estar pessoal, a flexibilidade e a liberdade de escolha.

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 49% dos viajantes precisam de férias das férias em decorrência da cultura de “fazer tudo” alimentada pelo FOMO. Embora mais de dois terços dos entrevistados (71%) tenham priorizado visitar o máximo possível de pontos turísticos e atrações em suas férias anteriores, mais de um terço (35%) admitiu que voltou para casa se sentindo mais cansado do que revigorado.

Agora, 77% dizem que estão planejando suas próximas férias deliberadamente para serem relaxantes e com um ritmo mais tranquilo, escolhendo presença em vez de pressão e simplicidade em vez de agendas apertadas. A mudança é especialmente evidente entre viajantes cansados da cultura do excesso de produtividade e da hiperconectividade.

Mais da metade dos viajantes concorda que os cruzeiros oferecem o ambiente ideal para férias no estilo JOMO

Estilo JOMO com a Norwegian Cruise Line

A pesquisa da YouGov também indicou que mais da metade dos viajantes (54%) concorda que os cruzeiros oferecem o ambiente ideal para férias no estilo JOMO. O Caribe (30%) surgiu como a principal região para viagens do tipo, graças ao seu ritmo descontraído, beleza natural e abundância de oportunidades para relaxar.

“Estamos observando uma mudança significativa na forma como as pessoas querem viajar, saindo de agendas rígidas e migrando para experiências mais intencionais e restauradoras”, disse Harry Sommer, presidente e diretor executivo da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd.

“Viajar no estilo ‘Joy of Missing Out’ é sobre escolher o que mais importa e, na NCL, facilitamos isso. Desde experiências cuidadosamente planejadas a bordo, que convidam os hóspedes a desacelerar e saborear cada momento, até nossas viagens pelo Caribe durante todo o ano, que oferecem o cenário perfeito para desconectar e recarregar as energias, temos orgulho de oferecer a liberdade e a flexibilidade que os viajantes tanto desejam hoje”, completou Sommer.

Os roteiros caribenhos da NCL quase sempre incluem paradas em ilhas privadas exclusivas da companhia

A Norwegian Cruise Line navega pela região do Caribe com 18 navios, incluindo os em breve lançados Norwegian Luna e Norwegian Aqua. Os itinerários caribenhos da companhia vão até 2027, partindo de portos convenientes como Miami, Port Canaveral (Orlando), Nova Iorque, Punta Cana (La Romana), República Dominicana e San Juan (Porto Rico).

Os roteiros caribenhos da NCL variam de quatro a 14 dias, quase sempre incluindo paradas em duas ilhas privadas exclusivas da companhia: Great Stirrup Cay, nas Bahamas, e Harvest Caye, em Belize. Ambos os destinos permitem que os hóspedes relaxem em praias paradisíacas, façam snorkel em águas cristalinas ou simplesmente desfrutem de “perder” o estresse da vida cotidiana.