The President

mercado

Conheça Kirsty Coventry, a nova presidente do Comitê Olímpico Internacional

mercado

Conheça Kirsty Coventry, a nova presidente do Comitê Olímpico Internacional

Bicampeã olímpica, a ex-nadadora do Zimbábue é a primeira mulher a ocupar o cargo

Por Redação

Foto Divulgação/COI

Depois de 12 anos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem um novo presidente. Ou melhor, uma nova presidente. O alemão Thomas Bach, ex-esgrimista, passou o cargo para Kirsty Coventry, ex-nadadora do Zimbábue e bicampeã olímpica.

Em cerimônia realizada em Lausanne, na Suíça, ela recebeu a “Chave de Ouro”, objeto simbólico que representa o comando da principal entidade dos esportes olímpicos no mundo. Com isso, Coventry se torna a primeira mulher a presidir o COI em 131 anos de existência.

“Estou realmente honrada por poder trilhar esta jornada com vocês. Mal posso esperar por tudo o que está por vir. Sei que tenho a melhor equipe para me apoiar e apoiar o nosso movimento pelos próximos oito anos”, disse a nova presidente.

Próximos desafios e Los Angeles 2028

Kirsty Coventry iniciou oficialmente nesta terça-feira (24) seu período de oito anos como presidente do Comitê Olímpico Internacional. Sua grande missão durante o período é modernizar a entidade, mas sem perder de vista os clássicos valores do movimento olímpico.

Outra importante tarefa é realizar mudanças nas estratégias de marketing do COI, já que vários dos principais patrocinadores olímpicos deixaram o órgão no último ano — como Atos, Bridgestone, Intel, Panasonic e Toyota.

Em meio aos desafios, Coventry terá de lidar com uma agenda cheia, com os Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026 e os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude Dakar 2026 se aproximando. No entanto, o principal assunto dentro da entidade são os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Isso porque Los Angeles foi atingida recentemente por uma onda de protestos contra operações que atingem imigrantes. O aumento da tensão nas relações entre autoridades municipais, estaduais e o governo dos Estados Unidos também tem contribuído para tal.

Carreira de atleta

Dona de sete medalhas olímpicas, Kirsty Coventry teve uma carreira de sucesso. Com dois ouros, quatro pratas e um bronze, a ex-nadadora é a mulher africana mais vitoriosa em Olimpíadas.

Sua estreia em Jogos Olímpicos aconteceu no ano de 2000, em Sydney, quando tinha apenas 16 anos. Já em 2004, em Atenas, faturou o ouro nos 200m costas, a prata nos 100m costas e o bronze nos 200m medley individual.

Em Pequim 2008, alcançou o bicampeonato nos 200m costas e ficou com a prata nos 100m costas e nos 200m e 400m medley individual. Coventry ainda disputou os Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, se aposentando após o último.

Kirsty Coventry também fez parte da Comissão de atletas do COI de 2013 a 2021, assumiu o cargo de Ministra do Esporte do Zimbábue em 2018 e, recentemente, integrou o Conselho Executivo do COI.