Os bastidores da holding que virou potência global do entretenimento
Por Redação
Fotos Divulgação
No comando de 15 empresas em 12 anos de história, está Mauricio Aires, CEO da holding Grupo Live que se tornou referência global no setor de entretenimento do Brasil. Com atuação nacional e internacional, o grupo integra diferentes frentes do setor, de uma ponta a outra, desde gestão de carreiras e agenciamento; produção de eventos; casas de shows e espetáculos; gravação, produção e edição musical; ticketing; empreendimentos imobiliários ligados as personalidades agenciadas e fundos de investimento. Com mais de 10 mil shows em 15 países, 22 prêmios conquistados, 1.500 músicas lançadas e edição de 500 obras, o diferencial da empresa, está em seu ecossistema vivo e integrado, que conecta todas essas áreas com estrutura que permite combinar expertise, inovação e operação estratégica, oferecendo soluções completas para artistas, marcas e público.
THE PRESIDENT _ No início de tudo, qual era o panorama deste segmento no mercado brasileiro? Havia uma carência do setor por empresas voltadas a todas as frentes que vocês atuam?
Mauricio Aires – Com nossa abrangência de atuação não encontramos no Brasil, até hoje, outras empresas tão verticalizadas no segmento de música e entretenimento. De fato, estamos em toda a cadeia, desde a produção musical, gestão de carreiras, booking, ticketing, eventos, serviços financeiros e até na construção e operação de venues.
A formação da holding já era uma estratégia traçada desde a fundação da Live Talentos?
MA – Isso foi acontecendo em paralelo ao nosso crescimento orgânico. Costumamos dizer que nossos novos negócios se desenvolveram a partir de dores que foram surgindo ao longo do caminho. A Venues.br por exemplo nasceu exatamente pela nossa dificuldade de encontrarmos, em todo o país, casas de show com infraestrutura de qualidade, seja do ponto de vista técnico (com um adequado sistema de som, iluminação, palco, camarins) ou mesmo para maior conforto do público, incluindo desde a facilidade de acesso até bons serviços de alimentos e bebidas, banheiros, estacionamento, etc.
Atualmente, dentre tudo o que já realizaram, quais foram os maiores cases, envolvendo grande parte das empresas do grupo?
MA – Os festivais de música como o Histórias e a turnê Amigos, traduzem bem essa dimensão do nosso trabalho, pois envolvem planejamento artístico, participação direta dos artistas que gerimos, produção, venda de ingressos, captação e ativação de patrocínios, podendo ainda gerar conteúdo musical.
Já atendendo de forma 360º há alguma novidade por vir? Alguma nova frente que pretendem atuar ou expandindo presença no mercado externo?
MA – Estamos sempre de olho no que é tendência e atentos às inovações da indústria, especialmente no que diz respeito ao uso de novas tecnologias.
Nesse momento estamos atuando no desenvolvimento de uma plataforma que nos permitirá usar melhor os dados que coletamos, com a finalidade de melhorar as experiências e a monetização em nosso ecossistema como um todo, em benefício de artistas, comunidades de fãs e marcas.
Novas soluções financeiras, além do Backstage FIDC, nosso Fundo que investe em turnês de vários artistas, estão também no nosso radar.