Novo Honda Civic Advanced Hybrid redefine a experiência de dirigir com a motorização híbrida e:HEV, tecnologias avançadas e muita sofisticação
Dono de uma rica e fascinante história, o Honda Civic já atingiu o status de ícone mundial. Frente aos desafios modernos, ele aponta os caminhos do futuro da mobilidade em sua 11ª geração com a tecnologia híbrida e:HEV — coração da Linha Advanced Hybrid, que conta ainda com os modelos Accord e CR-V.
O sedã acaba de ganhar importantes atualizações, começando com o design: o para-choque dianteiro foi redesenhado, assim como a grade frontal, que incorpora elementos hexagonais. Já as lanternas possuem acabamento escurecido. E sua silhueta preserva a elegância que o marcou em mais de cinco décadas de vida.
Refinada, a cabine tem materiais requintados, agradáveis aos olhos e ao tato, e privilegia a combinação de conforto e funcionalidade. Os bancos dianteiros contam com estabilização corporal e ajustes elétricos, enquanto quem viaja atrás encontra amplo espaço para pernas e a comodidade do apoio de braço central.
O painel moderno conta com linhas horizontais equilibradas, ar-condicionado Dual Zone, com saídas de ar discretas, e carregador por indução. Há múltiplos porta-objetos pela cabine e os comandos têm acionamento intuitivo. Destaque para o painel de instrumentos digital de TFT, com 10,2 polegadas, e a central multimídia com 9 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Outra novidade é o Google Assistente integrado, que permite acesso ao Maps e Play Store, por exemplo, e também ao uso de comando de voz para ajustar a temperatura do ar condicionado, definir rotas, acessar aplicativos e fazer ligações — tudo sem tirar as mãos do volante.
Eficiência máxima
Mas a grande estrela é o sistema híbrido e:HEV, que une o motor a combustão 2.0 (143 cv e 19,1 kgfm) com duas unidades elétricas — uma de alta potência e torque (184 cv e 32,1 kgfm) e outra, menor, com função de gerador. A alternância de funcionamento e integração entre os três acontece de forma automática e imperceptível.
O Civic Advanced Hybrid opera, na maior parte do tempo, com tração no modo 100% elétrico. No modo híbrido, o motor a combustão atua como gerador de energia para o motor elétrico, alimentando o sistema sem depender de plugs ou tomadas. Já em velocidades mais altas e constantes, o motor a combustão assume a tração, otimizando o consumo de combustível e garantindo máxima eficiência. Além disso, a cada frenagem e desaceleração, o sistema híbrido recupera energia e também recarrega a bateria.
O painel de instrumentos exibe dados de consumo e fluxo de energia. O condutor pode alterar o modo de condução com a tecla Drive Mode e, a partir daí, encontrar outra novidade. Além dos modos Normal, Sport e Eco, agora há a opção Individual, que permite personalizar parâmetros como resposta do acelerador, peso da direção e atuação do ar-condicionado.
O Honda SENSING, exclusivo sistema de segurança e assistência ao condutor da Honda, também está presente, com recursos como o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema de manutenção em faixa, alerta de evasão de pista e ajuste automático de faróis. Além de oito airbags e sensores de estacionamento, o motorista conta com o LaneWatch, que projeta na tela central imagens do ponto cego, captadas pela câmera lateral no retrovisor direito.
Há ainda mimos como teto solar, sistema de som premium Bose com 12 alto-falantes e a plataforma myHonda Connect, que permite acessar o veículo remotamente via aplicativo: travar portas, localizar o carro, receber alertas e agendar manutenções.
Assim como o Accord e o CR-V, o Civic Advanced Hybrid representa uma nova proposta de mobilidade: conectada, eficiente e fluida.
honda.com.br/civic