The President

mercado

LATAM atualiza frota com software que economiza combustível e reduz emissões

mercado

LATAM atualiza frota com software que economiza combustível e reduz emissões

A LATAM implementa software para economizar combustível e cerca de 22 kg de CO₂ a menos na atmosfera

Por Redação

A LATAM adotou um software europeu que monitora a performance de toda a sua frota. O sistema, chamado Aircraft Performance Monitoring (APM) e desenvolvido pela Storkjet, já opera em mais de 300 aviões do grupo. Segundo a Exame, a tecnologia reduz, em média, 7 kg de combustível por voo — o que significa 22 kg a menos de CO₂ na atmosfera.

Como funciona?

O APM compara o desempenho atual de cada avião com os dados originais de fábrica. Com o tempo, as aeronaves perdem eficiência, mas o sistema corrige essa diferença e ajusta os cálculos de voo de acordo com o estado real do avião. Resultado: voos mais precisos e econômicos. A estimativa é de uma economia anual de US$ 2,5 milhões só em combustível.

Mais eficiência, menos emissão

O software também sinaliza quando é hora de fazer manutenções que impactam diretamente o consumo — como lavagem de motores e ajustes nas superfícies de controle. Nos Airbus, há um recurso extra chamado “Idle Factor”, que otimiza o início da descida, tornando essa fase do voo mais suave e econômica.

A novidade faz parte do programa de eficiência da LATAM, que desde 2010 já cortou 6,5% no consumo de combustível. Isso evitou a emissão de 5,6 milhões de toneladas de CO₂ — o equivalente a todas as emissões anuais da LATAM nas operações do Equador, Colômbia e Chile somadas, ou quase metade de toda a emissão direta do grupo.