Os vinhos da Bonterra Organic Estates vêm da Califórnia. Eles são saudáveis e ótimos – e agora podem ser adquiridos no Brasil.
Por Ney Ayres
A Califórnia é a terra do surfe, do cinema, do sonho e dos parques. E também de alguns dos melhores vinhos orgânicos e biodinâmicos do planeta. Entenda-se por isso vinhos com uvas cultivadas sem o uso de fertilizantes sintéticos, pesti- cidas e outros produtos químicos. Ou seja, a produção é toda natural e, portanto, mais saudável.
THE MCNAB VINTAGE 2020
Esse Cabernet Sauvignon de um único vinhedo apresenta um tom vermelho brilhante e profundo e abre com um coro atraente de aromas de groselha-negra, figo e chocolate amargo. Tem taninos firmes, mas delicados. Eles emolduram um generoso meio de boca, que leva a sabores de cassis, tos- tado, Portobello e sutil mineralidade. Estagiou por 14 meses em barricas novas de carvalho francês, com 25% de tosta média, antes da montagem do lote final.
ALEA FINA
Também um Cabernet Sauvignon, mas com castas cultivadas em outra vinha, de solo sedimentar, pedregoso e aluvial. Foi envelhecido por 18 meses em barricas novas de carvalho francês, com tosta média. O resultado é um vinho de cor rubi, com aromas intensos de frutas escuras, que se fundem à perfeição com notas de chocolate preto, alcaçuz e notas clássicas de Rutherford de grafite, pó e aparas de lápis. En- corpado, revela um generoso meio de boca, com taninos muito bem integrados.
THE ROOST 2020
A preparação desse Chardonnay começou com cachos intei- ros suavemente pressionados para extrair um suco mais precioso e natural. Seguiu-se a fermentação em barricas de carvalho francês entre dez e 14 dias. Depois o vinho estagiou por 14 meses em barricas da mesma cepa, passando por uma fermentação 100% maloláctica. A safra 2020 oferece uma complexidade fresca. No nariz, aromas de noz-moscada e compota de frutas se abrem para pera madura e maçã-verde no paladar cheio e suave. Evoca tons sutis de erva-doce fres- ca, estragão, giz e especiarias. Tem final longo e picante.
THE BUTLER 2020
Diferentemente dos vinhos anteriores, esse tinto é um blend, ao estilo Rhône, de diversas castas: Zinfandel, Cabernet Sau- vignon, Syrah, Petite Sirah, Charbono e Grenache. A assem- blage estagiou ao longo de 14 meses em barricas de carvalho francês, sendo 12% delas de carvalho novo. É um vinho rico e complexo, com notas de frutas negras, especiarias, cara- melo e baunilha. Tem taninos macios e um final longo e se- doso. Melhor ainda: tal como os demais vinhos da Bonterra Organic Estates citados, ele pode agora ser consumido no Brasil. Aproveite
Assim ocorre com os vinhos da Bonterra Organic Estates, a subsidiária americana da secular vinícola chilena Concha y Toro. A empresa possui 960 acres de vinhedos no califor- niano Condado de Mendocino. Ali ela adota o compromisso com a agricultura orgânica regenerativa, as práticas comer- ciais responsáveis, a gestão ambiental e o foco na sustenta- bilidade. Esse engajamento é extensivo a todos os seus rótu- los, das marcas Fetzer, 1000 Stories e Bonterra. Um compromisso muito sério. A ótima notícia: essa prática diá- ria torna os seus vinhos não só mais confiáveis como tam- bém ainda mais saborosos.
A segunda ótima notícia é que neste primeiro trimestre, estão chegando ao Brasil alguns dos mais emblemáticos rótulos da Bonterra Organic Estates: The McNab, Alea Fina, The Roost e The Butler. Eles podem ser adquiridos por meio da plataforma de e-commerce Club Cellar Collection. Vamos a eles?