The President

relojoaria

Panerai inaugura exposição na Itália e lança nova versão de relógio histórico

relojoaria

Panerai inaugura exposição na Itália e lança nova versão de relógio histórico

“As Profundezas do Tempo” celebra o momento em que a Panerai entrou no mundo da relojoaria internacional; o Luminor Marina Militare (Pam05218) é o novo lançamento da marca

Por Redação

Fotos Divulgação

A Panerai inaugurou uma exposição em Firenze, na Itália, para homenagear seu legado como fornecedora da Marinha Italiana. “As Profundezas do Tempo” prestigia o momento crucial que lançou a ascensão da marca como um nome internacional na relojoaria mecânica: o célebre dia 10 de setembro de 1993, quando foi oficialmente apresentada ao público, emergindo de seu passado secreto com a Marina Militare.

A exposição, inaugurada na principal loja da marca em Firenze e com duração de dois meses, reconstitui a trajetória da evolução da Panerai, desde seu papel fundamental como fornecedora da Marinha Real Italiana até seu surgimento em 1993 como uma relojoaria de luxo. Estão à mostra desenhos técnicos, catálogos antigos e fotografias históricas originais, além de instrumentos como bússolas e profundímetros exibidos ao lado de relógios icônicos e reproduções de patentes históricas.

Lançamento do Luminor Marina Militare (Pam05218)

Junto com a inauguração da exposição “As Profundezas do Tempo”, a Panerai está lançando o Luminor Marina Militare (Pam05218), inspirado no histórico modelo Luminor ref. 5218-202/A, criado exclusivamente para equipar o pessoal da Marinha Italiana e lançado em 1993 ao público civil.

A caixa de 44mm de diâmetro é revestida em DLC (Carbono Diamante), um compósito que, quando aplicado a superfícies metálicas, oferece dureza, resistência ao desgaste e proteção contra corrosão. O mostrador do relógio apresenta a inscrição “Marina Militare”, uma homenagem à parceria histórica que começou na década de 1910. A fonte usada para os numerais e letras foi especialmente redesenhada para refletir a tipografia original da referência de 1993.

Outras características visuais marcantes do modelo original que foram cuidadosamente recuperadas neste lançamento são o mostrador e os ponteiros “não correspondentes”. Em decorrência de uma reação química entre o trítio e o verniz, as primeiras peças de produção desenvolveram numerais marrom-alaranjados, enquanto os ponteiros permaneceram esverdeados.

No fundo da caixa, que é fechado, há a assinatura “Officine Panerai Firenze”. A pulseira de couro bovino em tonalidade marrom dourada com formato vintage e fivela em DLC preto com costura igual à original de 1993 completa a homenagem. Uma segunda pulseira em borracha preta acompanha o kit do relógio.